Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Música

Cenário do K-POP: 10 MVs feitos no prédio abandonado da universidade de Gimcheon

Se você já parou para observar os cenários dos MVs de K-POP, talvez já tenha reparado algumas coincidências em clipes bem diferentes. Apesar de cada artista procurar o melhor lugar para contar a história da sua música, não é incomum que escolham um local que já foi usado por outro idol. Pode ser pela beleza cinematográfica, compatível com o conceito, de fácil acesso ou simplesmente por caber no orçamento.

Leia mais: MVs de K-POP com BANHEIRAS: o conceito por trás das cenas – boygroup version

O motivo pouco importa, o que faz a diferença mesmo é em como esse cenário é usado por cada idol. Às vezes, o resultado é tão diferente que sequer dá para notar que é o mesmo lugar. E um dos cenários mais icônicos nesse sentido, é o prédio abandonado da Korea Health University, em Gimcheon.


A história por trás do prédio que virou cenário de música

Foto do exterior de um dos prédios do campus (Créditos: Naver)

É normal termos a ideia de que prédios abandonados são antigos, mas esse não é bem o caso aqui. Em 1996, começaram a construir o novo campus da Korea Health University, em Gimcheon, só que a obra nunca chegou ao final. Em 1999, ela foi interrompida por causa de uma crise financeira que causou a falência da empreiteira.

Por causa disso, a base da estrutura foi concluída, mas não foram adiante com o resto da construção de paredes, salas, entre outros. Os problemas financeiros levaram a uma batalha judicial que acabou proibindo a continuação da construção por 10 anos. Mas, apesar de o prazo ter acabado em 2010 e do pedido da população local pela retomada, até hoje nada foi feito.

Vista aérea dos três prédios (Crédito: Reprodução Google Maps)

Na época do fechamento, também bloquearam as entradas e colocaram placas proibindo a entrada. Mas agora, anos depois do início da obra e sem perspectiva de retorno, o que era para ser um campus de universidade se tornou cenário para MVs de K-POP e cenas de filmes e k-dramas.

O local exato é Ogyul-gil, Eomo-myeon, Gimcheon-si, e fica a uma viagem de 2 horas de trem de Seul. Atualmente, é até possível visitar e existem registros de fãs mundo à fora que fizeram a viagem para reencenar os MVs favoritos. Mas fica um alerta: não é recomendado ir sozinho e sem planejamento, pois fica em uma região isolada, sem ônibus ou táxis passando por perto.


Cenas de Hotel del Luna (Créditos: Reprodução Naver)

Cena de Illang: The Wolf Brigade (Créditos: Reprodução Naver)

No universo cinematográfico, o prédio abandonado pode ser visto em alguns episódios do Hotel Del Luna, no primeiro episódio de L.U.C.A.: The Beginning, no episódio 10 de Vincenzo e no filme Illang: The Wolf Brigade. O lugar também foi usado no mini-filme P1H: The Beginning of a New World. O filme é uma história de ficção com os integrantes do boygroup P1Harmony como protagonistas e foi lançado antes do debut deles em 2020.


Leia mais: [ENTREVISTA] P1Harmony conta sobre desejo de ver os fãs brasileiros e solta spoilers dos próximos projetos


Só de ver o espaço amplo e com aspecto imponente, dá para perceber que é realmente um lugar cinematográfico e ótimo para MVs de K-POP. O fato de estar abandonado, em alguns casos, ainda se encaixa com a narrativa dos clipes, deixando o resultado ainda melhor. Ou seja, o que não tinha uso ganhou uma nova utilidade.


10 MVs filmados no prédio da Korea Health University em Gimcheon


VIXX – The Closer (2016)

O primeiro da lista é The Closer, do VIXX. Foi um dos primeiros MVs conhecidos a ser filmado no prédio abandonado, lá em 2016, 20 anos depois do início da construção original. No MV, o VIXX usou os corredores do complexo de prédios para suas cenas que desafiam a gravidade com ângulos de filmagem inusitados.


Kim Lip (LOONA) – Eclipse (2017)

Durante o projeto de solos de pré-debut do LOONA, cada integrante ganhou seu próprio MV. E o de Kim Lip, Eclipse, foi filmado no prédio principal da Korea Health University, em Gimcheon. Nesse MV, o prédio aparece na sua forma mais pura, sem decorações ou muita iluminação especial. A ideia é justamente ser o palco para a Kim Lip ser o centro das atenções e mostrar seu talento.


Stray Kids – Hellevator (2017)

Stray Kids também gravou sua primeira música como grupo, ainda como pré-debut, no característico prédio redondo de Gimcheon. Não é tanto de se supreender, já que o lugar espaçoso e abandonado encaixa perfeitamente com a temática de Hellevator. Strays Kids usa principalmente a área aberta do prédio, tanto para a parte da dança quanto para cenas de interpretação entre eles.


Minseo – Zero (2018)

A solista Minseo usou amplamente o prédio abandonado para criar um longo MV com uma história tão completa quanto de um filme. O vídeo de Zero fala sobre viagem no tempo e no espaço, a partir da conexão entre uma garota japonesa e um garoto coreano. Eles se aventuram em busca de liberdade, tentando se encontrar, enquanto Minseo age como guia dos dois.


Soya – Artist (2018)

Outra solista que usou o espaço foi a Soya. Sua música Artist é alegre e empolgante, e parece não combinar com um lugar abandonado. Só que na verdade ela usa bem a área e aproveita a luz natural durante o MV. Já em outros momentos, ela usa luzes fortes que dão elegância à cena. A simbologia dos círculos em associação ao formato do prédio também é bem presente.


Chancellor ft. Taeyeon – Angel (2019)

O cantor Chancellor usou o prédio da universidade como cenário para sua música Angel, em parceria com a Taeyeon. A música é bem mais lenta e o MV tem uma pegada mais artística. Enquanto a maioria usa o espaço aberto para cantar e/ou dançar, aqui ele é usado por uma única bailarina que interpreta um anjo, sem a presença dos cantores.


Victon – Mayday (2020)

Voltando para os boygroups, Victon filmou seu MV para Mayday quase todo no prédio abandonado de Gimcheon. Aqui o clima fica mais sério e obscuro. Tons mais sóbrios estão presentes na maior parte do MV, mas pontos de cor, como panos vermelhos, quebram o padrão do cenário. Victon aproveitou várias partes do complexo para filmar o MV, inclusive fazendo cenas de dança em mais de um ambiente.


ONEUS – To Be Or Not To Be (2020)

O boygroup Oneus gravou boa parte do MV de To Be Or Not To Be na Korea Health University, em Gimcheon. Eles usaram não apenas o meio do prédio, o que é mais comum, como fizeram cenas de interpretação e dança ao redor e até no andar mais alto do edifício. A cenografia e a iluminação dão o tom de fantasia e terror, que foi marca dessa era do grupo.


PIXY – Wings (2021)

Único girlgroup da lista, o PIXY debutou com Wings e inaugurou a temporada de 2021 de MVs na Korea Health University. O MV, assim como a música, é bem forte e repleto de símbolos. O prédio é usado em vários dos takes individuais das meninas. Para a coreografia, elas misturam cenas filmadas no prédio com um fundo de estúdio, criando um contraste marcante.

https://www.youtube.com/watch?v=quJXMW4bA1E

AB6IX – Close (2021)

O mais recente da lista é o comeback de abril do AB6IX. Na música Close, o grupo intercala cenas no prédio abandonado, com cenas em uma floresta. Apesar de usarem tons pastéis nas roupas, o clima em geral não é fofo ou puro. Muito pelo contrário, eles usam os cenários abertos para explorar temas de fantasia, ilusões, sonhos e, principalmente, fuga.


Depois de conhecer tantos MVs nesse lugar, dá para ver que não importa que estejam usando o mesmo cenário, porque cada artista deixa a sua marca no lugar. Mas você já tinha reparado que tantos MVs eram feitos no prédio abandonado da Korea Health University, em Gimcheon? Qual deles é seu favorito? Conta para a gente qual é o seu favorito e que outro MV ou k-drama que não tá na lista você lembra.

Por Paula Bastos Araripe
Fontes: [1], [2], [3], [4], [5], [6].
Imagens: Reprodução Naver e Youtube
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile