Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Webtoon

Conheça 9 webtoons com temas mais maduros

Ler webtoons pode ser um bom passatempo, mas, às vezes, queremos ler sobre assuntos mais sérios ao invés daquelas histórias mais light/levinhas. Por isso, nós preparamos uma listinha de webtoons com tramas mais complexas para você conferir!



Age Matters

(divulgação/reprodução)

A primeira webtoon da lista é Age Matters, na tradução livre “Idade Importa”, um título perfeito para um dos assuntos abordados na história: a questão da idade da mulher perante a sociedade. O enredo acompanha Rose Choi, uma romântica incurável com quase 30 anos, e um milionário jovem com problemas em confiar nos outros. Juntos pelo acaso – vulgo Yura, a melhor amiga de Rose – eles terão de aprender a conviver e ajudar um ao outro. Escrito e desenhado por Enjelicious, você pode conferir essa história na plataforma ou aplicativo da Webtoon, a história está disponível em inglês e espanhol (Cuestión de Edad).


Imitation

(divulgação/reprodução)

A segunda indicação é de uma webtoon que está com sua adaptação para drama no ar pela plataforma do Rakuten Viki. Imitation aborda de forma bem fiel e, podemos dizer, até um pouco crua o cenário que os idols de kpop estão inseridos, tanto os eventos positivos quanto negativos. A webtoon segue MaHa, uma trainee que depois de ganhar destaque na mídia ao postar vídeos dela imitando outras cantoras, se torna um membro em um novo grupo chamado Tea Party. Ela chama negativamente a atenção de Ryoc, integrante do famoso grupo Shax, que duvida das suas habilidades como idol por ter ficado conhecida pelas imitações que fazia. Mas, ao se cruzarem diversas vezes durante suas atividades no mundo do entretenimento, não demora muito para eles se tornarem um casal. Agora MaHa e Ryoc terão de ser o mais cautelosos possível para esconderem sua relação dos fãs e outros idols. 

Escrita e desenhada por Gyeong-Ran Park, essa webtoon é da Kakaopage, mas está disponível em inglês oficialmente pela TappyToon (pago a partir do episódio 12).

Leia mais: [K-DRAMA] “Imitation” traz o mundo do k-pop para os dramas


So I Married an Anti-Fan

(divulgação/reprodução)

O que você faria para desmascarar alguém? Essa é a premissa inicial de So I Married an Anti-fan. Criado por Jaerim e Eunjeong Kim, essa webtoon também tem uma adaptação no ar e fala sobre o ambiente que os idols vivem e as diversas repercussões de suas ações. A história acompanha Geun-yeong Lee, uma jornalista que perdeu tudo depois de um mal entendido com o “Tesouro Nacional” Who Joon. Sem emprego e se sentindo humilhada, ela jura mostrar para o país todo a verdadeira personalidade de Who Joon. E quando um produtor convida ela e Who Joon para o programa So I Married an Anti-fan (Então Eu me Casei com Minha Anti-fã), Geun-yeong Lee vê a oportunidade perfeita para colocar sua vingança em ação. 

Mas depois de começarem a conviver juntos, Geun-yeong Lee começa a perceber que talvez desmascarar o idol seja uma tarefa mais difícil do que achava. Será que ela será capaz de acabar com a imagem perfeita de artista que Who Joon tem depois de descobrir seus segredos? Se você ficou curioso, você pode ler essa história na plataforma ou no aplicativo da Webtoon em inglês e espanhol (Entonces me Casé con La Antifan).



It’s Mine

(divulgação/reprodução)

Escrita por LuckS, vemos Yohan Do e sua obsessão com a garota que ele gosta, Dajeong. Ele sabe tudo sobre ela, desde onde ela senta na sala de aula, seu trabalho de meio-período e onde ela mora. Apesar disso, ele nunca conseguiu falar com Dajeong. Observando ela de longe, Yohan está disposto a tudo para protegê-la. Essa webtoon aborda assuntos como stalking (perseguição) e cárcere privado. Caso tenha ficado instigado pelo enredo, você pode ler na plataforma ou no aplicativo da Webtoon em inglês e espanhol (Te Tengo).


Let’s Play

(divulgação/reprodução)

Let’s Play aborda de forma leve, mas com total responsabilidade, transtornos mentais como: ansiedade, depressão, transtorno de raiva, entre outros distúrbios. Acompanhamos a trajetória de Sam Young, um criadora iniciante de jogos indie que vê seu sonho de se tornar uma das melhores programadoras ser jogado no lixo, quando seu youtuber preferido, Marshall Law, faz uma péssima avaliação do seu jogo. Como se isso não bastasse, ela descobre que é justamente Marshall que será seu novo vizinho. Agora, Sam terá que enfrentar seus monstros interiores e aprender a conviver com Marshall. Para ler essa história você pode conferir no aplicativo ou plataforma da Webtoon, disponível em inglês e espanhol (mesmo nome). 


The Makeup Remover

(divulgação/reprodução)

Essa webtoon fala de como o padrão de beleza pode ser prejudicial e a influência que a aparência de uma pessoa tem na sociedade. Vemos tudo isso do ponto de vista da personagem principal, Yeseul, uma garota que só focou em seus estudos até entrar na faculdade e, a partir daí, supostamente, ter que se interessar mais pela sua aparência. Por obra do destino, ela acaba encontrando um maquiador incrível, Yuseong, que a inscreve em um concurso de maquiagem na televisão. A partir daí, Yeseul começará a questionar o papel que a maquiagem e o visual tem na sociedade. Essa história é escrita e desenhada por Lee Yeon e está disponível no aplicativo e plataforma oficial da Webtoon em inglês e espanhol (Des/maquíllame).    



Lost In Translation

(divulgação/reprodução)

Lost in translation é mais uma webtoon com temática de idols, mas uma de suas características únicas é a forma como aborda temas como: abusos de poder das empresas, as situações que os idols se sujeitam para ajudar seu grupo a ganhar destaque nas mídias e idols como verdadeiros alter egos de si mesmos. Criado por Jjolee, vemos a trajetória de um boy-group em ascensão, Mayhem. O grupo ganha cada vez mais fãs e destaque na mídia, mas toda fama tem um preço, e o preço a se pagar para manter o destaque do grupo pode ser cruel. Wyld, o famoso bad boy do grupo, é obrigado a manter o alter ego de idol problemático e criar cada vez mais escândalos, tudo para manter a atenção do público no Mayhem. Até mesmo os outros membros não conhecem sua verdadeira personalidade. Mas será que Wyld será capaz de enxergar a si mesmo ou ele se perderá no personagem que criou?

Lost in Translation é publicada oficialmente na plataforma e aplicativo da Webtoon em inglês.    


Itaewon Class

(divulgação/reprodução)

Em Itaewon Class, acompanhamos Park Sae Ro Yi, um ex-presidiário que quer se vingar da empresa que arruinou sua vida e deu fim a vida de seu pai. Ele abre um bar no bairro Itaewon e cria um plano para acabar com a Companhia Jagga. Entre as dificuldades de gerenciar um bar de rua num dos bairros mais gastronômicos de Seul e sua vingança, ele vai conhecer os amigos que o ajudarão a encarar a Companhia Jagga. Criada por Kwang Jin, essa webtoon fala sobre como é a vida de um ex-presidiário e de estrangeiros na Coreia do Sul. Foi adaptada para dorama em 2020, disponível na Netflix, e é publicada oficialmente em inglês pelo Tapas (pago a partir do episódio 11). 


Positively Yours

(divulgação/reprodução)

A última webtoon da lista fala das dificuldades que uma mulher solteira e grávida enfrenta, em uma sociedade onde ficar grávida antes do casamento ainda é um tabu. O enredo começa logo após Hee-won descobrir que seu crush e melhor amigo está namorando sua melhor amiga. Ela então decide fazer uma loucura, vai à balada e encontra consolo nos braços de um desconhecido muito bonito. Mas, o que era para acabar como apenas um caso de uma noite, se torna em uma gravidez. Quis o universo que ela e o desconhecido bonito se reencontrassem novamente e agora Doo-joon – o desconhecido bonitão – está determinado a fazer a coisa certa e casar-se com Hee-won. Mas eles são praticamente estranhos um para o outro! O que será que Hee-won decidirá fazer? Ela vai deixar Doo-joon entrar no seu coração? 

Para ver o desfecho dessa história, você pode acessar a tradução oficial no Tapas (pago a partir do episódio 8).  

Gostou das recomendações? Qual a sua preferida da lista? Conte para a gente nos comentários.

Tags relacionadas:

  • Bya Oliveira

    Recifense e estudante de Jornalismo. Apaixonada por cinema, sonha em ser cineasta e escritora. Amante da cultura coreana, um dia ainda vai estudar em Seul. Especialista em Webtoons e secretamente trainee da empresa da vida.

    Sair da versão mobile