Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Curiosidades Entretenimento

Personagens coreanos ou com ascendência coreana que você talvez não conheça

A representatividade amarela é bem escassa tanto na televisão quanto nos cinemas. Isso quando não são personagens estereotipados com whitewashing ou yellowface nas produções audiovisuais. Mas já parou para pensar quantos personagens amarelos em animações você já viu? E quando se trata de personagens coreanos ou com ascendência coreana? Confira na lista a seguir alguns nomes:



Chloe Park – We Bare Bears

Chloe Park é coreana-americana com 12 anos. É uma personagem do desenho We Bare Bears (Ursos Sem Curso), que mostra três irmãos ursos, Pardo, Panda e Polar, vivendo como humanos. Ela representa o criador do desenho, Daniel Chong, que é asiático-americano, e foi desenhada por Bert Youn, um artista coreano. É dublada por Charlyne Yi, também asiática-americana.


Go Go Tomago – Big Hero 6

Go Go é a primeira personagem coreana da Disney e foi desenhada por Shiyoon Kim, um artista coreano-americano. No filme Operação Big Hero 6, ela precisa salvar a cidade de San Fransokyo junto com os seus amigos. Possui uma super-bicicleta capaz de levitar e é estudante de engenharia industrial. Foi dublada por Jamie Chung, uma atriz nascida na Califórnia e filha de coreanos.  



Mark Grayson – Invincible 

Mark Grayson é o protagonista da série Invincible, lançada em março de 2021 na Amazon Prime. Apesar de ser uma adaptação de histórias em quadrinhos, na qual não está claro a sua raça, Robert Kirkman, produtor tanto das HQs quanto da série, decidiu retratar ele como birracial coreano para trazer representatividade. Sua voz é dublada por Steven Yeun, que também fez parte do elenco de Minari.


Pororo – Pororo the Little Penguin

Pororo é o protagonista do desenho Pororo: O Pequeno Pinguim, feito por cartunistas da Coreia do Sul e da Coreia do Norte. Na animação, ele mora em uma pequena vila que fica em uma ilha de gelo e junto com os seus amigos vive aventuras e divertidas histórias. Ninguém sabe como foram parar lá, mas eles ficam juntos e tiram o melhor proveito disso. 


Pucca – Pucca Funny Love

Pucca é a protagonista do desenho que leva o seu nome, tem 10 anos e é apaixonada pelo ninja Garu. Ela vive com seus três tios em um restaurante e é a entregadora. A história se passa na Vila de Sooga. É uma animação sul-coreana que foi exibida no Brasil nos canais Jetix, Disney XD, Rede Globo e Discovery Kids.


Russell – Up

Russell é um escoteiro no filme Up: Altas Aventuras e junto com o protagonista, Carl Fredricksen, viaja para uma floresta na América do Sul através de uma casa com balões. Foi dublado por Jordan Nagai, também um asiático-americano. O personagem foi modelado baseado em Peter Sohn, um artista coreano que trabalha na Pixar desde 2000 e foi inspirado em Russell Jang, um rapaz que tinha sido vizinho do diretor do filme.

Pôster de divulgação. Créditos: The Film Stage

Silk/Cindy Moon – HQs do Homem-Aranha

Silk ou Teia de Seda é alter ego de Cindy Moon, ela apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 2014. Ela é colega de Peter Parker e foi picada pela mesma aranha que ele, tendo poderes parecidos. As principais diferenças é que Cindy consegue produzir a própria teia e possui o sentido aranha mais sensível. Uma série live action sobre ela está em produção, ainda na fase inicial. Conforme divulgado pela The Illuminerdi, a Amazon Prime e a Sony Pictures divulgaram a chamada de elenco. 

Capa da Silk (2021) #1. Créditos: Marvel

Fonte: (1), (2), (3), (4)
Imagens: Notícias da TV, We Bare Bears Wiki, The Korea Times, Marvel, The Film Stage, Marvel
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Sair da versão mobile