Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Arte Cinema Cultura Entretenimento

Bala Sem Rumo, Canola e Paju: Conheça alguns dos filmes do festival “Volta Ao Mundo Coreia do Sul”

Já começou o tão aguardado festival “Volta Ao Mundo: Coreia do Sul”, uma parceria do cine Petra Belas Artes com o Centro Cultural Coreano no Brasil e trazemos agora um pouquinho de algumas produções que estarão em cartaz até dia 30 de setembro.


LEIA MAIS: Cine Petra Belas Artes traz filmes coreanos no festival “Volta Ao Mundo: Coreia do Sul”



Bala Sem Rumo (1961)

O oitavo trabalho do diretor Yoo Hyun-mok (1925-2009) acompanha uma família um tanto disfuncional, com o irmão mais velho sendo um contador que não ganha o suficiente para sustentar nem sua mulher e filhos, um irmão do meio que sofre com a falta de trabalho e uma irmã mais nova que além de ser rejeitada por seu amor, acaba tendo que se prostituir justamente pela falta de dinheiro. Tudo isso em meio a uma Coreia do Sul totalmente devastada pela Guerra da Coreia.

É um filme em preto e branco que consegue expressar muito bem a melancolia e pobreza que o povo sul-coreano vivenciava depois de três anos de guerra, uma Seul repleta de construções precárias e ruas mal pavimentadas. Então vamos acompanhando o irmão mais velho em sua luta de tentar manter tudo sob controle em meio a tantos problemas enquanto está evidentemente cansando.  

Ao longo do filme, várias outras tramas trágicas vão se desenrolando até que o protagonista  se vê em um táxi sem saber seu destino, sendo realmente uma bala sem rumo.  


Canola (2016)

Canola, que é ambientado tanto em Seul quanto na ilha de Jeju, conta a história de uma avó que após perder sua neta consegue reencontrá-la depois de doze anos e como será a adaptação das duas, já que a neta não é mais a meninha doce de antes. 

O filme que passa uma vibe de verão, com uma paleta de cores quentes na maior parte das cenas, mostrando uma história de descoberta e superação da protagonista Hye-Ji interpretada pela talentosa Kim Go Eun, muito conhecida por seus papéis em Goblin e em O Rei Eterno

Mas não só isso, retrata o sofrimento de ter um parente desaparecido e felicidade em reencontrá-lo através dos olhos da avó de Hye-Ji, uma senhora mergulhadora excêntrica chamada Gye-cheon, que é interpretada pela ganhadora do Oscar, Youn Yuh-jung.


Ao longo da trama, a relação das duas vai se desenvolvendo enquanto Hye-Ji redescobre seu amor pela arte. A histórica vai ficando cada vez mais dramática à medida que acontecimentos inesperados acontecem, com direito a plot twist e um final emocionante.


Paju (2009)

Esse filme conta a história da jovem Eun-mo que vive uma relação de longa data muito complicada com seu cunhado Joong-shik, principalmente depois que sua irmã morreu em um acidente muito suspeito. 

Paju se passa na cidade de mesmo nome, localizada à fronteira entre a Coreia do Sul e Norte, dentro de uma ex-zona militar que está para ser demolida. No meio dos caos que são os protestos para impedir a demolição, vai se desenvolvendo o reencontro dos dois protagonistas depois que Eun-mo fugiu para a Índia com o dinheiro que era para pagar sua faculdade. 

O filme é envolvido por um clima de mistério até o final e em vários momentos te faz questionar se não foi Joong-shik, interpretado pelo incrível Lee Sun-Kyun (mundialmente conhecido por seu papel em Parasita), o culpado pela morte da esposa. Será que realmente foi?


Lembrando que esses e mais outros quatro filmes sul-coreanos estão disponíveis gratuitamente na plataforma “Á La Carte”  do cine Petra Belas Artes durante todo o festival.

Imagens: Divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Catharina Lima

    Brasiliense que entrou no mundo kpop graças aos reizinhos também conhecidos como Super Junior. Ama conhecer novas culturas e aprender novas línguas. Fascinada por webtoons de suspense e k-hip hop.

    Sair da versão mobile