Que os cães são nossos melhores amigos, isso não restam dúvidas, mas um cãozinho conseguiu ultrapassar todas as barreiras do amor e da doação para salvar a vida de sua dona. Baekgu tem 4 anos de idade e há 3 faz parte da família Kim, que o adotou após salvá-lo de um ataque de outro cachorro. Aparentemente, agora ele resolveu devolver o favor.
Baekgu e sua família moram na vila de Hongseong, cidade localizada a 111 km de Seul. Em 25 de agosto, sua dona, uma idosa de 93 anos que apresenta sinais de demência senil, foi dada como desaparecida. A filha da idosa entrou em contato com as autoridades e uma busca foi iniciada para encontrá-la.
Imagens de câmeras da redondeza da sua casa mostraram a senhora saindo com Baekgu, mas nenhum dos dois retornou. Por quase dois dias, bombeiros e voluntários buscaram a idosa sem sucesso. A polícia, então, iniciou uma varredura usando drones equipados com tecnologia de detecção de temperatura corporal.
A tática deu certo e eles conseguiram localizar a idosa em um campo de arroz cerca de 20 km de distância da sua casa. Ela desmaiou no meio da plantação, o que dificultou a localização feita pelas equipes que a buscaram por terra. Um detalhe, porém, fez toda a diferença: o drone não detectou a temperatura da senhora Kim, mas sim a de Baekgu.
Devido às chuvas que caíram na região, a temperatura da idosa caiu até chegar ao estado de hipotermia, mas Baekgu permaneceu ao seu lado guardando-a até que o resgate finalmente chegasse. A senhora Kim foi levada para o hospital e as autoridades acreditam que, se não fosse o apoio de Baekgu, ela não teria sobrevivido.
Na segunda (6), as autoridades honraram Baekgu na casa da família Kim e o deram o título de Cão de Resgate Honorário. Desde abril, a National Fire Agency (NFA) autoriza que animais sejam nomeados bombeiros, cães de resgate ou embaixadores honorários. Baekgu foi o primeiro a receber a honraria. A celebração contou até mesmo com a presença do governador do estado de Chungcheong do Sul, Yang Seung-jo.
Yang disse à CNN que: “Em tempos difíceis por causa da COVID-19, Baekgu criou um milagre inacreditável e comoveu a todos“. Baekgu também foi contemplado com coroa de flores e um bolo. Confira uma das fotos da celebração:
Fonte: (1)
Imagens: Prefeitura de Hongseong-gun e Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.