Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Sociedade

Membros do BTS recebem passaportes diplomáticos


Na última terça-feira (14), os sete membros do BTSRM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook – foram convidados para uma cerimônia oficial na Casa Azul (escritório executivo e residência oficial do chefe de estado). Eles foram convocados pelo presidente Moon Jae-in para receberem o passaporte diplomático, se tornando assim “enviados especiais do presidente para a cultura e futuras gerações”.

Moon Jae-in realizou a cerimônia cumprimentando os rapazes encostando os punhos, em consideração ao momento da pandemia – o que comumente seria um aperto de mão. O atual presidente ainda declarou que a primeira missão como “enviados oficiais” seria acompanhá-lo e discursar na assembleia da ONU em Nova York, que acontecerá na segunda-feira (20 de setembro).


Os passaportes diplomáticos entregues aos membros do BTS. (Crédito: Kim Seong-ryong/ The JoongAng)


De acordo com o presidente Moon Jae-in, líderes da própria Organização das Nações Unidas perguntaram se o grupo poderia o acompanhar durante a Assembleia Geral, tudo em nome dos jovens do mundo.


Me é uma grande honra ser capaz de realizar algo com este título, como indivíduo e como uma nação, como um enviado especial do presidente pelas futuras gerações e cultura. Sempre pensamos sobre como poderíamos recompensar todo o amor que viemos recebendo e oferecer um pouco dele também. Estamos honrados por nos ter sido dada uma oportunidade tão grande pelo presidente e iremos trabalhar duro como enviados especiais.

Declarou RM, líder do BTS.

Passaporte diplomático é um documento cedido às pessoas com influência dentro da diplomacia do país, ou seja, das quais podem falar em nome da nação durante eventos oficiais, como assembleias da ONU, cúpulas políticas, reuniões governamentais, etc.

Na Coreia do Sul, de acordo com o Artigo 10º parágrafo 4 no Decreto de Execução da Lei de Passaportes, o passaporte diplomático possui a validade de 5 anos – em determinados casos, somente pelo período de serviços diplomáticos – e só deve ser usado em viagens para missões diplomáticas. Esse documento só pode ser concedido pelo Ministro de Relações Exteriores Presidente da República em exercício e ex-presidente, Primeiro Ministro e ex-Primeiros Ministros, Ministro de Relações Exteriores e seu antecessores, Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários (com jurisprudência para representar o governo), membros do Comitê Olímpico Internacional, oficiais nomeados pelo Ministro de Relações Exteriores e oficiais convidados a servirem em missões diplomáticas.

Cidadãos coreanos obtentores desta modalidade de passaporte possuem alguns benefícios, como a imunidade diplomática, isenção de visto em determinados países e permissão para passar pelo aeroporto sem ter a mala revistada antes do voo.


Moon Jae-in com os novos enviados diplomáticos especiais, após a entrega dos passaportes . (Crédito: Kim Seong-ryong/ The JoongAng)


Essa não será a primeira vez em que o BTS é convidado a discursar na Assembleia Geral da ONU. O septeto já esteve presente e discursou presencialmente no ano de 2018 e, devido à pandemia, por videoconferência em 2020 também. Contudo, desta vez grupo estará em missão como “enviados diplomáticos pelo presidente”.

Historicamente falando, não é incomum o uso da imagem de celebridades que aparecem ou trabalham em prol da ONU. Personalidades como Emma Watson e Angelina Jolie já foram consideradas enviadas especiais e embaixadores de causas nobres promovidas junto à UNICEF.

O presidente sul-coreano e o BTS irão comparecer à Assembleia Geral para discussão de soluções em relação às mudanças climáticas e soluções mais urgentes para os problemas. Também está sendo discutida a fome no mundo. O evento chamado de Climate Week New York City (CWNYC, semana sobre o clima em Nova York) teve início na terça feira (14) e terminará no dia 30 de setembro.

Confira o vídeo publicado pela Casa Azul no YouTube, com o momento em que eles recebem seus passaportes diplomáticos pelas mãos do presidente sul-coreano.



Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: Kim Seong-ryong/ The JoongAng
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Bárbara Contiero

    Maria-cafeína. Tenho mais livros do que amigos. Minhas roupas são 70% de brechós. Epik High me mantém acordada de manhã.

    Sair da versão mobile