Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Coroa de flores
Tradições

As tradições funerárias coreanas

A sociedade coreana leva muito a sério suas raízes e os principais momentos da vida de uma pessoa são sempre acompanhados de diversas tradições – muitas delas milenares. A KoreaIN já falou sobre os principais ritos de um casamento tradicional coreano e agora vai mostrar um pouco do simbolismo existente nos funerais.



Sangju, o responsável pelo funeral

Créditos: Daily Dose of Korea

Figura central em um funeral coreano, o sangju (상주) é a pessoa mais próxima do falecido. Na maioria dos casos, o papel é assumido pelo filho ou neto mais velho. A tradição dita que o sangju é responsável por cuidar dos ritos funerários e pré-sepultamento, o que incluía limpar e preparar o corpo. Atualmente, essas funções são assumidas por empresas especializadas.


Dinheiro como um sinal de condolência

Créditos: Donga

Assim como nos casamentos, também é esperado que os presentes em um funeral tradicional coreano prestem suas condolências através de uma contribuição em dinheiro. Essa contribuição é chamada jo-uigeum (조의금) e a quantia varia de acordo com seu grau de proximidade com o falecido e a família. Considerado uma forma de ajudar a aliviar o peso dos gastos com o funeral, o jo-uigeum é amplamente praticado e existem até envelopes próprios para tal ocasião.

Ao chegar em um funeral, é comum ter uma mesa com um livro de assinaturas e uma espécie de urna. O recém-chegado preenche o livro com alguns dados e coloca o envelope no local indicado. Caso não haja uma urna nem uma pessoa responsável pela coleta do jo-uigeum, o valor deve ser entregue para um familiar próximo no momento mais adequado. 



Os trajes funerários e o que usar quando participar de um

Créditos: Best of Korea

É comum que as pessoas presentes no funeral, que não são parentes próximos do falecido, estejam vestindo roupas pretas. Já os homens mais próximos do falecido estarão vestindo roupas pretas com uma braçadeira preta – o sangju se diferencia por usar duas braçadeiras. As mulheres vestem um tradicional hanbok (한복) branco e fitas brancas nos cabelos. O uso das fitas brancas em funerais faz com que o acessório seja pouco usado no dia-a-dia pelas mulheres. 

As roupas feitas de cânhamo, vistas em dramas e filmes, são os trajes mais tradicionais – o sangbok (상복) – e ainda movimentam uma parcela importante da indústria funerária. Antigamente, pais e cônjuges usavam o sangbok por três anos, mas a sociedade acabou por abandonar essa tradição por questões práticas.


Flores e o retrato funerário

Nos funerais é comum um altar ser montado em homenagem ao falecido – chamado jesasang (재사상). Ele é composto por flores e pelo retrato funerário, principal item do altar e escolhido ainda em vida pela pessoa. As flores se tornaram uma substituição ao rito de oferecer comida aos mortos durante o funeral. 


Comida e bebida

Créditos: Talk Talk Korea

A comida e a bebida são símbolos de honra e respeito ao falecido e seus familiares. Eles são considerados tributos que auxiliam na travessia para a vida eterna. Os funerais coreanos incluem uma sala exclusiva onde comida e bebida são oferecidos aos presentes ao longo dos três dias de celebração. O cardápio servido pelos serviços funerários é igual em todo o país: sopa picante, carne e peixe. 


Música

A tradição contava com uma cerimônia regida por carregadores de caixão. Ela era composta por um canto alto e triste enquanto carregavam o caixão em uma espécie de suporte. Atualmente, os serviços funerários acontecem em espaços reservados dentro dos hospitais, o que impede que este tipo de ritual aconteça pelas limitações físicas e restrições sonoras. 

Fontes: (1), (2), (3)
Imagens: Daily dose of Korea, Donga, Best of Korea, Talk Talk Korea (reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

    Sair da versão mobile