Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Culinária

Comidas coreanas de rua que você precisa experimentar

A comida de rua é uma forma rápida, prática e barata de entender a culinária de qualquer país. E, sendo os pratos mais conhecidos, as comidas coreanas de rua representam a Coreia do Sul com sua picância e sabores marcantes. Montamos uma lista com as iguarias de rua mais conhecidas, indo desde pratos quentes até sobremesas. Prepare a caneta e o papel e anote todas para quando estiver passeando pelas ruas de Seul! E vem com a gente

Tteokbokki

Tteokbokki é uma das comidas de rua mais comuns na Coreia do Sul. Em algumas versões o queijo faz parte do prato, mas sua forma mais tradicional leva bolinhos de arroz, o tteok, bolinhos de peixe e ovo cozido servidos em um molho de pasta de pimenta vermelha, o gochujang, e pasta de soja. 

Este prato picante é extremamente saboroso e é vendido em quase todas as lanchonetes e barracas de rua de Seul. O valor varia pelos ingredientes e pela quantidade desejada, podendo custar de 300 a 14.000 ₩.


Odeng

Odeng é um bolinho de peixe com a massa feita com amido, farinha, vinho de arroz e outras especiarias. Existem muitas combinações para servir este prato, o jeito mais popular é com um caldo quente extremamente saboroso ou sua versão frita, mas para ter um odeng mais recheado, também pode combinar o bolinho com cebolinha e gochujang, entre outros ingredientes.  

É fácil encontrar odeng em barraquinhas de comida por toda Seul e seu preço varia entre 500 e 8.000 ₩.


Tokkebi

Os coreanos adoram salsichas e cachorros-quentes e estão sempre inventando receitas diferentes ao redor desse prato e é daí que veio o tokkebi. É um cachorro-quente empanado, frito e servido no palito e pode conter queijo, batata frita e algumas barracas até os empanam novamente em ramyeon esmagado.

Os preços variam dependendo dos ingredientes que compõem o tokkebi, e pode custar entre 5.000 e 8.000 won.


Jokbal

Jokbal trata-se de pé de porco cozido com molho de soja, vinho de arroz e especiarias. É um prato servido em grandes porções e, por ser gorduroso e forte, os coreanos costumam consumir o prato no formato de ssam (), carne com acompanhamentos embrulhado em alface. 

Os vendedores tentam atingir um grande público com este prato, oferecendo tanto a versão tradicional quanto uma picante. Também existem outras versões do petisco. A versão de Busan, chamada de naengchae jokbal, é servida fria com variações de vegetais gelados. 

Uma porção de jokbal pode custar entre 7.000 e 16.000 ₩.


Kimbap

Kimbap é um enrolado de alga marinha e arroz recheado com ingredientes variados, como ovo, queijo, lula, cenoura, kimchi, entre outros. Muitos pensam que kimbap é um sushi roll coreano, mas os modos de preparo são bem diferentes. 

O arroz do sushi roll costuma ser misturado com vinagre, enquanto o do kimbap é misturado com óleo de gergelim. Além disso, os recheios do sushi são frescos e os do kimbap são todos cozidos. O kimbap é vendido em vários lugares pelas ruas de Seul e seu preço é bem barato, menos de 5.500 ₩.


Pajeon

Pajeon é um petisco que fica entre uma panqueca e um omelete. Sua massa vai ovos, farinha de trigo, farinha de arroz, cebolinha e alguns outros ingredientes, dependendo da versão do prato.  

Vários ingredientes são usados para incrementar o pajeon, carne, porco, kimchi e frutos do mar estão entre os principais. Como muitas das comidas de rua coreanas, o pajeon tem variações. O haemul pajeon, por exemplo, usa os frutos do mar como recheio principal, já o dongnae pajeon combina os frutos do mar com tipos de carne. 

Dependendo da variação do prato, o preço também varia entre 4.000 e 10.000 ₩.


Hotteok

Apesar de parecer apenas uma panqueca recheada, a massa do hotteok está mais para um donut e pode ser recheada com vários ingredientes diferentes! Amendoim, pasta de feijão azuki, batata doce, cebola, japchae, entre muitas outras opções. 

A melhor forma de aproveitar todo o sabor que o hotteok tem a oferecer é logo quando ele sai da frigideira, quente e com um cheiro incrível, mas tome cuidado para não se queimar!

Como várias outras comidas de rua, o hotteok é muito barato e fácil de encontrar. Seus valores variam entre 500 e 10.000 ₩. 


Patbingsu

Se você gosta de raspadinha, prepare-se para se apaixonar por Patbingsu! Trata-se de raspinhas de gelo acompanhadas de algum ingrediente que entregue sabor. Hoje em dia existem muitas variações do prato, mas a forma mais tradicional é com feijão vermelho.

O patbingsu é muito consumido nos meses de verão, quando o clima é mais quente, mas obviamente existem estabelecimentos que oferecem o prato em todas as estações. 

Você pode encontrar o prato tanto em cafés quanto em algumas barraquinhas de comida nas ruas de Seul. O preço começa em 5.500 e vai até 15.000 ₩.

Fonte: (1)
Imagens: Usapang Foodtrip, Travel Oriented, Hi Asia, Soon Films, A Taste of Koko, Food Network, Mayo Korea e Happy Shave Ice – Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Gabriela Oliveira

Jornalista de 25 anos com um pé na hallyu e o outro na escuridão.

Sair da versão mobile