A rede KBS lançou uma nota após acusações de maus-tratos a animais que tomaram grandes proporções após a exibição do sétimo episódio do k-drama The King of Tears, Lee Bang Won.
O Advogados pelos Direitos dos Animais na Coreia (conhecida pela sigla em inglês KARA) divulgou em seu site e no perfil do Instagram uma cena em que um cavalo cai de cabeça no chão enquanto corria. A associação desconfiou que a cena tivesse sido feita com o cavalo sendo derrubado por cordas amarradas em suas patas. Pouco depois, a própria KBS divulgou um vídeo dos bastidores do seriado mostrando a gravação da cena e confirmando que a queda foi feita exatamente da forma como os defensores apontaram. Após críticas, o vídeo foi removido.
O KARA disse que a técnica era bastante comum em Hollywood nos anos 30. No filme A Carga da Brigada Ligeira, lançado em 1968, 125 cavalos foram submetidos à mesma técnica, o que resultou na morte de 25 deles. Desde então, a American Humane Association forneceu diretrizes para o uso de animais em locais de filmagens afim de evitar qualquer forma de abuso físico a estes.
A Associação Coreana de Bem-Estar Animal (conhecida pela sigla em inglês KAWA) declarou que é vergonhoso uma rede de TV pública tratar um animal como se fosse um simples objeto de cena e, junto com a KARA, exigiram uma resposta da KBS às reclamações.
Nesta quinta (20), a emissora lançou uma nota para se desculpar sobre o ocorrido. Na mensagem, informam que o cavalo que aparece em cena acabou morrendo devido aos ferimentos causados na filmagem.
A nota na íntegra lê-se:
Pedimos desculpas.
Sobre o acidente que ocorreu durante as filmagens de The King of Tears, Lee Bang Won, assumimos a responsabilidade e pedimos desculpas.
O acidente ocorreu em 2 de novembro durante as filmagens da cena da queda de Lee Seong Gye de seu cavalo, que foi ao ar no episódio 7.
É muito difícil filmar a queda de um cavalo. A segurança do cavalo é fundamental e também temos que considerar a segurança do ator no cavalo e da equipe de filmagem filmando a cena. Por causa disso, a equipe de produção passou vários dias preparando a cena para prevenir que ocorresse qualquer potencial acidente.
Apesar dessa preparação, durante a filmagem em si, aconteceu o acidente no qual o ator foi arremessado com força de cima do cavalo e a parte superior do corpo do cavalo bateu no chão com força. Após isso, o cavalo se levantou sozinho e checamos se havia algum ferimento externo antes de devolvê-lo. Porém, como os espectadores recentemente demonstraram preocupação sobre a condição do cavalo, checamos novamente e lamentamos informar que o animal morreu cerca de uma semana após as filmagens.
Não temos outra opção além de nos responsabilizarmos por este infeliz incidente que ocorreu. Pedimos desculpas aos espectadores por não prevenir o acidente e causar este evento tão triste.
Através disso, a KBS reconhece que há um problema com a forma em que cenas com quedas de cavalos são filmadas. Visando prevenir que tais incidentes ocorram novamente, encontraremos outras formas de filmar e retratar estas cenas. Também cooperaremos com os conselhos de especialistas em como conduzir diversas filmagens com animais em cena de forma segura.
Pedimos mais uma vez sinceras desculpas aos espectadores e aqueles que amam animais.
Fonte: (1), (2)
Imagem: KBS
Não retirar sem os devidos créditos.