Nesta segunda (11), Park Joo Sun, chefe do comitê responsável pela organização da cerimônia de posse de Yoon Suk-yeol, confirmou que o BTS não participará do evento.
Na semana passada, rumores apontaram que o comitê estava considerando a possibilidade de convidar o grupo. Porém, após muitas reclamações dos fãs, uma nota divulgada na quarta (06) negou os rumores. Horas depois, um novo comunicado informou que a possibilidade estava sendo “revista”.
Desde a época da campanha, o presidente eleito Yoon já havia sido criticado por tentar se aproveitar da fama do grupo para ganhar popularidade. Ele é apenas mais um dos políticos que passaram pelo mesmo.
Em uma conferência, Park explicou:
“Por favor, não interpretem mal a situação. A 20ª Cerimônia Presidencial marcada para 10 de maio é um evento do estado. Não é um evento político, nem um evento de arte. Nesse sentido, não acho que o ato de falar sobre eventos políticos seja apropriado.
O BTS está no momento fazendo shows em Las Vegas. Como um cidadão coreano, estou orgulhoso de saber que os ingressos estão esgotados e que Las Vegas está super animada.
Não há dúvidas que o BTS é um patrimônio cultural do qual a Coreia se orgulha. Portanto, é verdade que o Comitê de Inauguração Presidencial examinou várias propostas, incluindo incluir uma apresentação do BTS na posse presidencial, que é o evento mais honroso e significativo da ordem.
Porém, neste processo, o presidente eleito expressou seu desejo de que o evento seja simples, mas rico e um lugar para estar junto de crianças, jovens adultos, membros de grupos sociais mais vulneráveis e artistas menos conhecidos para realmente unir a nação. Concordamos com a visão dele e pensamos que não encaixaria convidar o BTS desta vez.
Especialmente por causa da nossa verba limitada para a cerimônia, haveria dificuldade em receber um grupo mundialmente renomado como é o BTS. Então concluímos que não conseguiríamos convidar o grupo desta vez. Espero que haja alguma oportunidade futura para que o BTS se apresente em um evento nacional que combine de forma apropriada com o prestígio e a fama do grupo.”
Fonte: (1)
Imagem: Big Hit Music
Não retirar sem os devidos créditos.