Uma colisão entre dois caças KT-1 da Força Aérea sul-coreana durante um treinamento matou todos os quatro pilotos a bordo. O acidente aconteceu nesta sexta (01) em uma região ao sul do país.
Os jatos saíram de uma base próxima à Sacheon, cidade cerca de 300 quilômetros ao sul de Seul, e minutos depois colidiram no ar. O horário do acidente foi por volta da 1:37 da tarde. Os destroços das aeronaves caíram em um arrozal e em uma região montanhosa nos arredores do local do acidente.
A bordo de cada avião estava um piloto em treinamento e um instrutor de voo. Os quatro foram identificados como dois primeiro-tenentes e seus respectivos instrutores, ambos civis que trabalhavam para a Força Aérea. Os ocupantes chegaram a ser ejetados das aeronaves, mas foram encontrados já sem vida.
Mais de 62 bombeiros e equipes de emergência foram enviadas para o local da colisão. O teto de uma igreja chegou a pegar fogo após uma parte dos destroços cair no local, mas a situação foi controlada rapidamente.
O Yonhap conversou com Yoon Dae-gyu, um fazendeiro de 75 anos que mora próximo da região onde ocorreu o acidente. Yoon contou que ouviu um barulho muito alto e em seguida viu um pedaço de metal cair do céu: “É assustador pensar que eu poderia ter sido atingido por isso“.
A Força Aérea organizou uma equipe tática para investigar as causas do acidente. Acredita-se que a colisão tenha sido causada em uma região montanhosa da região devido a um foco de incêndio na área, que pode ter atrapalhado a visão dos pilotos. As aeronaves saíram da base uma após a outra e o acidente ocorreu cerca de seis minutos após a primeira decolar.
O caça KT-1 é usado no país desde 2000 e já foi envolvido em outro acidente antes. Em novembro de 2003, um piloto faleceu após um acidente com este modelo e na mesma região de Sacheon.
Desejamos condolências para as famílias das vítimas.
Fonte: (1), (2)
Imagem: Andreas Zeitler (via Flying Wings)
Não retirar sem os devidos créditos.