O Ministério das Relações Exteriores informou neste domingo (19) que está averiguando uma informação das autoridades russas de que quatro cidadãos sul-coreanos teriam sido mortos em confronto na Ucrânia.
Na sexta (17), o jornal independente The Moscow Times noticiou o que seria uma nota do Ministério da Defesa russo no qual afirmava que 1956 “mercenários e especialista em armas” foram mortos dentre os 6956 que entraram em território ucraniano desde o início da guerra. A nota também afirma que 1779 destes abandonaram a zona do conflito.
Dentre os mercenários, que vieram de 64 países, 13 eram sul-coreanos. De acordo com o Ministério da Defesa russo, 4 destes foram mortos e 8 deixaram o conflito, somando 12. O 13º e último permanece na Ucrânia. Os que abandonaram o conflito incluem o youtuber Lee Geun (conhecido pelo nome artístico de Ken Rhee), que retornou ao país no final de maio após ser ferido em batalha. Ele agora será julgado por ter viajado à Ucrânia mesmo com uma proibição em vigor desde fevereiro.
O comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores à imprensa afirma: “Estamos cientes do que o Ministério da Defesa russo afirmou e enviamos uma ordem à Embaixada sul-coreana na Rússia para verificar a informação“.
Fonte: (1)
Imagem: MOFA
Não retirar sem os devidos créditos.