Nesta terça (19), um sul-coreano considerado um dos maiores traficantes do sudeste asiático chegou de volta ao seu país após ser extraditado do Vietnã. O homem de 47 anos, identificado apenas pelo sobrenome Kim, estava na lista da Interpol e era procurado desde 2018 por traficar substancias ilegais pelo Telegram.
Diversos repórteres foram até o aeroporto internacional de Incheon para tentar conseguir uma declaração de Kim logo após o voo em que ele estava chegar ao país, mas ele não falou com a imprensa. A Agência Nacional de Polícia (ANP) informou que Kim foi preso na cidade de Ho Chi Minh no domingo graças à uma operação feita em parceria com a polícia vietnamita.
Kang Ki Taek, diretor da Interpol e da Divisão de Assistência Investigativa Internacional da ANP, exaltou o êxito da parceria: “Este é um grande exemplo da consistente cooperação policial com as autoridades vietnamitas para prender a pessoa no controle de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas instaladas no sudoeste asiático“.
De acordo com as autoridades policiais, Kim é suspeito de traficar uma quantia de cerca de 7 bilhões de wones (mais de R$ 28 milhões) em drogas ilegais e liderar uma quadrilha com quase 20 fornecedores espalhados pelo país. Com isso, ele era considerado um dos maiores traficantes de drogas no sudeste asiático. Anteriormente, a ANP já havia prendido outros criminosos nas Filipinas e no Camboja.
Kim também é suspeito de fornecer substâncias ilegais para os outros dois criminosos, o que pode fazer com que a quantia total movimentada por ele aumente conforme a investigação prossiga.
Fonte: (1)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.