Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

[LISTA] Grupos que debutaram durante a pandemia e você (talvez) perdeu

Nos dois últimos anos, o mundo enfrentou diversas dificuldades por conta da pandemia de COVID-19. Além do cancelamento de diversos eventos que impossibilitaram a ocorrência de eventos presenciais, alguns artistas enfrentaram o desafio de debutar sem sequer ter a chance de encontrar seus fãs.

Agora que as vacinas chegaram e deram um sopro de esperança por dias melhores, os eventos começam a voltar tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Para atualizar todos que não acompanharam os debuts durante estes últimos anos (ou ajudar quem começou a ouvir k-pop neste período), preparamos uma lista com oito grupos debutados entre 2020 e este ano que você pode ter deixado passar.

Confira quem poderá entrar na sua lista de grupos admirados a seguir.



Grupos femininos

bugAboo

Começamos a lista com o bugAboo. O grupo da A Team Entertainment ainda nem completou um ano de atividades e já mostrou seu talento e versatilidade com o debut e o primeiro comeback. O sexteto conseguiu entregar singles com conceitos totalmente diferentes em cada lançamento provando sua capacidade de se reinventar. EunchaeYoona, RainieCyan, Choyeon e Zin ainda conversaram com a KoreaIN no início deste mês e revelaram quais outras imagens gostariam de adotar nos próximos lançamentos.

Leia também:
[ENTREVISTA] bugAboo revela preparações para [POP] e segredos para bom trabalho em equipe


CRAXY

Quem gosta de acompanhar grupos que contam histórias com conceitos interligados, precisa acompanhar este imperdível. Wooah (calma, não é o grupo), KarinHyejinSwan ChaeY foram apresentadas pela S.A ITAIMEN em 10 de janeiro de 2020 com o single My Universe e o nome de pré-debut Wish Girls. No final do vídeo, foi revelado o nome do futuro grupo: CRAXY. O debut oficial foi em março do mesmo ano com o single Aria. O grupo agora está formando seu universo com o lançamentos dos álbuns ZERO. O ZERO 2, inclusive, chegou com o single Dance with God e um MV de mais de 10 minutos. O próximo comeback do quinteto será em agosto com o single Requiem. Quer conhecer melhor elas e escolher sua bias? Confira o perfil do grupo.

Leia também:
Debuts de k-pop que você (talvez) perdeu: Conheça o CRAXY


woo!ah!

A pandemia na Coreia do Sul foi anunciada em janeiro de 2020 e o woo!ah! debutou apenas quatro meses depois disso. Desde então, o grupo vinha promovendo seus singles alegres e coloridos em programas musicais sem a presença de plateia. A solução encontrada por NANA, WOOYEON, SORA, LUCY e MINSEO foi investir em interações através das redes sociais. O resultado deu certo e o grupo acumulou mais de 1.8 milhão de seguidores apenas no TikTok. Em 2022, o quinteto finalmente pôde começar a encontrar seus fãs e aproveitar o sucesso conquistado nesses dois anos de carreira. Elas também conversaram conosco sobre este período e seus planos futuros.

Leia também:
[ENTREVISTA] woo!ah! apresenta nova música e promete encontrar os fãs do Brasil


XG

O XG é um grupo de j-pop administrado pela XGALX cujo foco é o mercado global. Debutado em março deste ano, o septeto é formado por Jurin, Chisa, Cocona, Hinata, Maya, Juria e Harvey. Todo o trabalho de divulgação do XG no pré-debut foi feito com auras de mistério, apresentando primeiro o talento das integrantes em covers de dança e canto para, depois, uni-las todas no grupo poderoso. Após o lançamento de MASCARA, o primeiro comeback da carreira, o grupo teve oportunidade de promover nos tradicionais programas musicais da TV sul-coreana e conquistou ainda mais fãs.



Grupos masculinos

BLITZERS

Go_UJuhanJinhwaSyaChrisLutanWooju debutaram como BLITZERS em 12 de maio de 2021. Desde então, já lançaram quatro comebacks e participaram da trilha sonora dos k-drama BL Cherry Blossom After Winter e do web drama Miracle. O sucesso levou o septeto ao outro lado do mundo em uma turnê que passou por sete cidades dos Estados Unidos em fevereiro. O último comeback do grupo foi o mini álbum WIN-DOW, lançado em julho.


E’LAST

Destacamos agora o trabalho do E’LAST. Choi InSeungyeop, Rano, Baekgyeul, Romin, Won HyukWonjun e Yejun debutaram em junho de 2020 com um conceito poético que pouco a pouco foi evoluindo para algo mais dark. A cada comeback conectados entre si com uma narrativa, o grupo vem chamando mais atenção e acumulando mais visualizações em seus MVs oficiais. Eles, inclusive, conversaram com a KoreaIN sobre este momento em suas carreiras.

Leia também:
[ENTREVISTA] E’LAST fala sobre novo momento na carreira e promete visitar os fãs brasileiros em breve


JUST B

Aqueles que adoram conceitos com histórias também podem se interessar pela narrativa do JUST B. O sexteto formado por Geonu, Bain, Lim Jimin, JM, DY e Sangwoo debutou em junho de 2021 após alguns dos membros participarem de realities como o Under Nineteen e o I-LAND. Até o momento, o grupo já lançou dois comebacks e, na época do lançamento de JUST BEGUN, conversaram conosco sobre a preparação do mini álbum.

Leia também:
[ENTREVISTA] JUST B fala das experiências em realities de sobrevivência, artistas favoritos e sinergia do grupo


YOUNITE

Finalizamos a lista com os caçulas do YOUNITE, cujo debut ocorreu em abril deste ano de forma dupla com os singles 1 of 9 (escolhido para as promoções) e EVERYBODY. No final de julho, foi lançado o primeiro comeback com o single AVIATOR. Administrados pela BRANDNEW MUSIC, o grupo é formado por EUNHO, EUNSANG, STEVE, HYUNSEUNG, HYUNGSEOK, WOONO, DEYKYUNGMUN e SION.

Leia também:
[ENTREVISTA] Rookies cheios de energia, YOUNITE fala sobre os charmes do grupo

Imagens: NV Entertainment, WUZO Entertainment, E Entertainment e XGALX
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile