Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Primeiros idols de diferentes nacionalidades a debutar no K-pop

A ascensão do K-pop como um fenômeno cultural global não apenas trouxe consigo uma riqueza de música e entretenimento, mas também quebrou barreiras culturais ao apresentar uma variedade de talentos de todo o mundo.

As estreias de estrangeiros no K-pop têm um papel importante na internacionalização do gênero. Desde os Estados Unidos até o Vietnã, do Brasil à Rússia, artistas pioneiros abriram caminho para uma representação mais ampla e inclusiva na indústria do entretenimento sul-coreano.

Preparamos uma lista com os primeiros idols de diferentes nacionalidades a terem seu debut no K-pop, confira.



Han Geng (China)

Han Geng nasceu em Mudanjiang, na China, e em novembro de 2005 estreou como membro do Super Junior, mais tarde ingressou na unit em mandarim do grupo, o Super Junior-M. Sua estreia marcou um momento histórico, pois ele se tornou o primeiro chinês e o primeiro estrangeiro no geral a debutar na indústria de K-pop.

O sucesso de Han Geng e sua contribuição para o K-pop abriram portas para muitos outros artistas chineses aspirantes a entrar na indústria. Ao longo dos anos, o cenário do K-pop testemunhou um aumento significativo no número de idols chineses. Alguns exemplos notáveis incluem Lay (EXO), NingNing (aespa) e Yiren (EVERGLOW), entre muitos outros.


Olivia (França)

Olivia Rite nasceu na França e começou sua carreira no K-pop como membro do grupo The Gloss em 2013, pela MGMC Korea Limited. No entanto, o grupo se separou em 2014 e a empresa anunciou que as integrantes iriam se concentrar em atividades individuais.

Apesar do contratempo, Rite permaneceu dedicada à sua paixão pela música. Desde o disband do The Gloss, ela continuou a seguir carreira como artista solo, exibindo seu talento e versatilidade como cantora.

Devido ao fato de contar com Rite na formação, o The Gloss é considerado o primeiro grupo feminino a inserir uma integrante não-asiática.


Alex Reid (Estados Unidos)

Apesar de ter acontecido antes, o debut de Olivia Rite não causou tanto impacto quanto este. Alex Reid fez história na indústria do K-pop como a primeira idol negra. Nascida nos Estados Unidos, ela ganhou reconhecimento ao estrear no grupo feminino RaNia em 2011.

Seu talento único ajudou a abrir caminho para mais diversidade dentro do gênero, promovendo uma representação mais ampla de indivíduos de diversas etnias. Além disso, o sucesso dela abriu portas para artistas aspirantes de diferentes origens, inspirando-os a buscar seus sonhos na cena do K-pop.


Leia (Brasil)

Leia foi a primeira idol feminina brasileira na indústria do K-pop. A nipo-brasileira teve seu debut em 2020 no grupo BLACKSWAN, criado pela DR Music. Porém, engana-se quem pensa que a cantora teve sua primeira aparição apenas nessa época. Em agosto de 2019, Leia foi apresentada como membro do grupo feminino RaNia em um vídeo de anúncio de sua participação em um show de K-pop na Romênia.

Apesar de Leia estar em hiato de suas atividades, o BLACKSWAN conta com a presença de outra brasileira na formação: Gabi, uma das selecionadas nas audições globais da DR Music.

Pouco antes do debut oficial de Leia, outro brasileiro teve uma curta carreira na música coreana. Victor Han fez parte da banda About U, mas foi demitido pouco após se apresentar no Inkigayo por ter quebrado sua baqueta no palco.

Leia mais:
Músico brasileiro é expulso de banda coreana


Sriya Lenka (Índia)

Sriya Lenka, integrante do BLACKSWAN, foi a primeira indiana a debutar como idol. Nascida e criada em Rourkela, ela se juntou ao grupo em 2022 e estreou como membro em maio, contribuindo para a diversidade internacional do grupo.

A inclusão de Sriya Lenka no grupo destaca seu compromisso com a representação global e sinaliza uma tendência crescente do K-pop abraçar talentos de diversos países. Hoje, a Índia também está representada por Aria (X:IN).


Fatou (Senegal)

Fatou Samba, integrante do BLACKSWAN, nasceu no Senegal, tornando-se a primeira idol de K-pop do continente africano. Sua presença no grupo também é marcada por sua vivência na Bélgica durante a adolescência, o que torna sua história ainda mais interessante, com diferentes experiências culturais.

Após as mudanças na formação, a rapper passou a ocupar o posto de líder do grupo. Além das atividades junto ao BLACKSWAN, ela também promove como solista.



Hanbin (Vietnã)

Ngô Ngọc Hưng, mais conhecido pelo nome artístico Hanbin, foi o primeiro cantor vietnamita no K-pop, tendo estreado no TEMPEST sob administração da Yuehua Entertainment. Nascido em Yên Bái, sua jornada ganhou destaque no reality show de sobrevivência I-LAND em 2020, onde, apesar da eliminação, eventualmente assinou com a Yuehua.

Em 2022, ele foi apresentado como o quinto membro do grupo TEMPEST, que fez sua estreia em março com o mini álbum It’s Me, It’s We, consolidando seu lugar na indústria musical.


BamBam e Nichkhun (Tailândia)

Quando falamos da Tailândia, há um pequeno detalhe a ser levado em consideração. O primeiro idol com esta nacionalidade a debutar foi Nichkhun (2PM), apesar de sua origem ter várias especificidades: ele é filho de tailandeses-chineses e nasceu nos Estados Unidos. O artista se mudou para a Coreia do Sul em 2006 e estreou como membro do 2PM sob a JYP Entertainment em 2008. Sua estreia marcou um momento crucial na história da representação tailandesa no K-pop.

Por outro lado, se considerarmos os idols nascidos na Tailândia, o primeiro da categoria será BamBam. O rapper debutou com o GOT7 em 2014 também sob administração da JYP Entertainment e hoje também mantém uma bem-sucedida carreira solo.

Seguindo os passos dos astros, outros ídolos tailandeses notáveis deixam sua marca na indústria de K-pop, como Ten (NCT e WayV), Lisa (BLACKPINK), Minnie ((G)I-DLE), Sorn e Natty (Kiss Of Life) e outros.

Leia também:
Trajetória: 2PM faz 15 anos sendo modelo dos conceitos sensuais
Trajetória: Os 10 anos de sucesso e companheirismo do GOT7


Takuya (Japão)

Takuya Terada é um artista japonês e foi membro do Cross Gene, grupo formado pela Amuse Korea Entertainment e pela Stardust Promotion.

Eles estrearam oficialmente em 2012 e ganharam reconhecimento por sua música eclética, combinando elementos de diversos gêneros musicais. Takuya se juntou ao grupo em 2013, tornando-se o primeiro japonês a debutar no K-pop.

Takuya não se limitou apenas às atividades musicais, ele participou de programas de variedades e televisão no Japão. Além disso, buscou oportunidades de atuação, participando de dramas e programas de televisão.


Lyulin (Mongólia)

Lyulin fez sua estreia na cena de K-pop como membro do grupo feminino BBde Girl em 2012. Nascida na Mongólia, ela se juntou ao grupo sob a Big Star Entertainment. Infelizmente, a jornada do BBde Girl foi breve, pois o grupo se desfez em 2013.

O tempo de Lyulin na indústria de K-pop é marcado por suas contribuições para o BBde Girl durante o período ativo do grupo. Apesar do disband, sua estreia faz parte da variedade de talentos que entraram no mundo do K-pop de diferentes países. Atualmente, o paradeiro de Lyulin com relação ao mundo da música é desconhecido.


Sophia (Rússia)

Sophia Ramazanova, nascida na Rússia e descendente de israelenses, estreou na indústria do entretenimento como membro do O My Jewel em 2017. Isso foi o começo da sua aventura na música e no showbiz. O grupo foi formado em uma parceria entre a Acoustic Company e Frientree Entertainment para mostrar o talento das integrantes.

Após cinco meses do debut, o grupo teve seu disband, em 2018. Para Sophia, o fim do O My Jewel não marcou o fim de sua carreira. Em vez disso, ela se aventurou no mundo da moda. Como modelo, ela pôde se expressar por meio de narrativas visuais e moda, expandindo sua presença além do âmbito da música.


Mayna (Romênia)

Mayna foi integrante do HOT ISSUE e estreou em 2021 sob administração da S2 Entertainment. Nascida na Romênia, sua presença adicionou um toque internacional ao grupo. Infelizmente, apesar de seu potencial, o grupo teve uma carreira breve e acabou se separando em 2022.

Em abril de 2018, usando o nome artístico Mena, ela participou do Produce 101 China como trainee representando a Yuehua Entertainment, mas acabou sendo eliminada no episódio 7, ficando em 52º lugar.

Apesar do fim do HOT ISSUE, Mayna mantém uma presença ativa na indústria do entretenimento, especialmente na China.

Leia também:
S2 Entertainment anuncia disband do HOT ISSUE

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: Weibo, Instagram
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Raquel Athaide

    Estudante de jornalismo e apaixonada por escrever sobre cultura, música e entretenimento.

    Sair da versão mobile