Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Artistas de K-pop que foram pioneiros

A história do K-pop é repleta de marcos e pioneirismos que moldaram o cenário musical sul-coreano e ultrapassaram fronteiras — desde o debut do icônico Seo Taiji and Boys em 1992, considerado o primeiro grupo masculino de K-pop, até os feitos de grupos como S.E.S e EXO, que definiram novos padrões na indústria.

São muitas histórias envolvendo os “primeiros em algo” no K-pop, que vão desde o surgimento do primeiro lightstick com o BIGBANG, o pioneirismo do Girls’ Generation com os photocards, até o impacto global de PSY. Esses eventos não só mudaram o K-pop, também influenciaram a música pop em todo o mundo.

A KoreaIN separou uma lista destacando os primeiros do K-pop, confira.



Seo Taiji&Boys: O primeiro grupo de K-pop

O Seo Taiji&Boys é considerado o primeiro grupo masculino do Kpop, entretanto, o grupo SoBangCha teve seu debut em 1987, antes de Seo Taiji&Boys, e ganhou popularidade, no entanto, não foi considerado a primeira geração de K-pop.

A primeira geração do K-pop foi definida em 1992 com o debut de Seo Taiji&Boys, que se tornou um fenômeno logo após a estreia, conquistando um grande número de fãs.

Com três membros, Seo Taiji, Lee JuNo e Yang Hyun Suk, fundador da YG Entertainment, o grupo é considerado uma lenda do K-pop devido às músicas que exibiam características rebeldes e poderosas, diferentes das músicas coreanas da época e que se tornaram uma fonte de inspiração para muitos grupos das gerações seguintes.

O grupo permaneceu ativo apenas até 1996, mas seu legado e influência se mantém até hoje.

Leia também:
K-pop: Uma história. Antiguidade, os primeiros homens – SeoTaiji & Boys


BIGBANG: O primeiro grupo a ter um lightstick

Antes dos lightsticks se tornarem populares nos shows de K-pop, os fãs levavam balões na cor característica do grupo para demonstrar apoio aos artistas. Por exemplo, em um show do BIGBANG, os fãs levariam balões amarelos, enquanto em um show do 2NE1, levariam balões cinza.

Porém, o líder G-Dragon criou uma estratégia para diferenciar os V.I.P (fandom do grupo) dos outros, criando um lightstick para os fãs. Na época, o lightstick do BIGBANG era denominado Bangbong, sendo também o pioneiro entre os lightsticks produzidos no cenário K-pop. Então, a YG Entertainment se tornou a primeira empresa a produzir em massa lightsticks de K-pop.


S.E.S: O primeiro grupo feminino de K-pop

O S.E.S, composto por Sea, Eugene e Shoo, tornou-se o primeiro grupo feminino na primeira geração do K-Pop, sendo conhecido como as “Fadas do K-Pop”.

O grupo teve seu debut em 1997 sob a SM Entertainment e, durante sua trajetória, alcançaram o sucesso com um álbum mais vendido em 2000. O grupo também foi pioneiro em explorar conceitos na produção de MVs para faixas-título, começando de uma imagem fofa para uma mais sedutora.


Girls’ Generation e TVXQ: Os primeiros grupos a ganharem photocards

Ir em eventos de K-pop ou comprar álbuns é um vício para muitos, mas o mais comum de todos é ter photocards de cada membro do grupo preferido. Porém, antes de 2007, isso não era uma realidade até que a SM Entertainment introduzisse o primeiro conjunto de photocards de grupo de K-pop para o TVXQ em um lançamento japonês.

Logo após essa criação, o primeiro grupo feminino a lançar photocards na Coreia foi o Girls’ Generation, em 2010, com o álbum coreano “Oh!”.


PSY: O primeiro artista sul-coreano a ter 1 bilhão de visualizações no YouTube

Se você perguntar para qualquer pessoa sobre a música “Gangnam Style”, provavelmente ela já terá escutado por aí. E não é surpresa, pois esse lançamento foi memorável no mundo todo, se tornando uma sensação.

PSY foi um dos primeiros artistas solo a introduzir o K-Pop globalmente. O videoclipe atingiu 1 bilhão de visualizações, tornando-o o primeiro a alcançar este marco no ramo coreano. O Outro marco dele é ser a primeira pessoa a ultrapassar 1 bilhão de visualizações na história do YouTube.



Girls’ Generation: O primeiro grupo de K-pop a conquistar 100 vitórias semanais em programas musicais

Uma vitória em programas musicais representa uma conquista significativa para qualquer grupo de K-pop. O grupo Girls’ Generation, ao ter seu debut em 2007, conquistou sua primeira vitória em um programa musical apenas dois meses depois do debut. Já em 2015, elas se tornaram o primeiro grupo da Coreia do Sul a registrar 100 vitórias na história do K-pop.


EXO: O primeiro grupo a ultrapassar 100 vitórias em programas musicais

O EXO se destaca como o primeiro grupo masculino a alcançar 100 vitórias e o primeiro artista a ultrapassar esta marca em programas musicais. Hoje, o grupo acumula mais de 120 vitórias.

Desde o debut, o EXO tem dominado o K-pop com sucessos como “Growl”, “Call Me Baby”,  “Love Shot” e “Ko Ko Bop”. 

Leia também:
Trajetória: Relembrando os 10 anos de sucesso do EXO


SUPER JUNIOR: O primeiro grupo de K-pop a ter units

Formado em 2005, o SUPER JUNIOR promoveu com 13 membros na época do debut e iniciou uma tendência que posteriormente foi um sucesso no K-pop: as units. A primeira delas foi o SUPER JUNIOR-K.R.Y e é formada pelos vocalistas Kyuhyun, Ryeowook e Yesung.

Eles começaram em novembro de 2006 com uma música para o K-drama Hyena, chamada “The One I Love”. Após isso, fizeram músicas para outros K-dramas, como “Sky” para To the Beautiful You

Em maio de 2020, a unit lançou seu primeiro álbum coreano, When We Were Us, depois de lançarem músicas para séries e singles no Japão. Ao longo dos anos, surgiram outras units do SUPER JUNIOR, como SUPER JUNIOR-T em 2007, SUPER JUNIOR-M (em mandarim), SUPER JUNIOR-Happy em 2008, SUPER JUNIOR-D&E em 2011 e SUPER JUNIOR-L.S.S. em 2023.

Leia também:
Guia prático para conhecer e entender as units do Super Junior


IU: A primeira artista de K-pop a conquistar um Perfect All-Kill

O conceito de Perfect All-Kill (PAK) foi criado quando IU, com sua música “Nagging”, em colaboração com Im Seulong (2AM), alcançou o primeiro lugar em todas as paradas musicais coreanas em junho de 2010. Desde então, os PAKs se tornaram uma conquista altamente cobiçada e são um testemunho da imensa popularidade de uma música na Coreia.

Além desta marca, a cantora foi a primeira e é a única artista a ter mais de 20 faixas com o título. A segunda posição da lista é do BIGBANG que já recebeu 7 PAKs ao longo de sua carreira.


2NE1: O primeiro grupo feminino a realizar uma turnê mundial

Em 2012, o 2NE1 embarcou em sua primeira turnê mundial, “New Evolution”, sendo considerado o primeiro grupo feminino a realizar o feito. O grupo incluiu 15 shows em 10 cidades de 7 países na Ásia, América do Norte e Europa, atraindo um total de 180.000 pessoas.

Apesar do grande número de grupos masculinos que já haviam realizado turnês mundiais na época, o 2NE1 foi o primeiro grupo feminino a fazer o mesmo.


BoA: A primeira artista mais jovem do K-pop

Idols jovens, mais conhecidos como maknaes, não são novidade no K-pop, mas em 2000, BoA entrou na indústria do K-pop aos 13 anos, 9 meses e 20 dias, se tornando a idol mais jovem a estrear — e detendo o título por 10 anos.

BoA foi descoberta quando tinha 11 anos, enquanto acompanhava seu irmão mais velho em um teste na SM Entertainment.

Porém, em 2010 o status de “Idol Mais Jovem do K-pop a Debutar” da artista foi desafiado com o debut do grupo feminino G.Story. Composto por 4 membros, o grupo incluía meninas de 10 anos, Chaeyoung e Yuri, e de 9 anos, Hyein e Yunjeong. Elas deram disband após 2 anos.

Muitos idols jovens debutaram desde então, mas nenhum tão jovem quanto BoA em sua estreia, e certamente não alcançando o nível de G.Story.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: reprodução, SM Entertainment, YG Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Raquel Athaide

    Estudante de jornalismo e apaixonada por escrever sobre cultura, música e entretenimento.

    Sair da versão mobile