Pesquisadores da Universidade Nacional de Seul desenvolveram uma ferramenta de aprendizagem profunda para ajudar a prever com grande precisão as chances de sobrevivência de pacientes com câncer.
O estudo foi publicado na Nature Biomedical Engineering na sexta (19). A inovação foi feita em uma parceria entre os cursos de Engenharia Elétrica, liderado pelo Professor Kwon Sung Hoon, e o de Medicina, que conta com o Dr. Park Jeong Hwan e o Dr. Moon Kyung Chul.
O programa engloba a tecnologia de aprendizagem profunda representando os tecidos afetados pelo câncer em formas de gráficos. Diferente dos métodos de diagnóstico anteriores que permitem que os médicos e pesquisadores analisem o formato de cada célula, este novo considera o microambiente do tumor e os fatores ligados aos tecidos cancerígenos, como as interações entre células imunes e cancerígenas.
A tecnologia da UNS encontra padrões entre o microambiente do tumor e as correlações entre células imunes e cancerígenas que podem ajudar a equipe médica a prever as chances de sobrevivência de um paciente. Com isto, a análise torna-se crucial no diagnóstico.
Os pesquisadores desenvolveram o software em colaboração com o hospital universitário da UNS e validaram que as correlações entre células cancerígenas, células imune e vasos sanguíneos em um tecido cancerígeno servem de indicador para as chances de sobrevivência dos pacientes.
Agora, a UNS espera que a tecnologia seja adotada na próxima geração de indicadores de diagnósticos e prognósticos de câncer.
Fonte: (1)
Imagens: Universidade Nacional de Seul e Iberdrola
Não retirar sem os devidos créditos.