Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

[LISTA] Produtores do K-Pop: 7 hits de Teddy Park


Você já ouviu falar de Teddy Park (Park Hong Jun)? Provavelmente não, mas com certeza já ouviu alguma de suas produções musicais. O compositor e produtor é conhecido por produzir hits para 2NE1, BLACKPINK e BIGBANG, além de ter aparecido na lista dos 50 maiores produtores do século 21 da Billboard, tendo ficado na 25º posição, uma das maiores dentre os outros produtores asiáticos.



Teddy produziu muitas músicas para a YG Entertainment, mas também fez parte de um quarteto de hip-hop chamado 1TYM, formado em 1998 pela própria empresa. O grupo é considerado um dos mais representativos da primeira geração de Hip-Hop coreano, ganhando diversas premiações pelo álbum intitulado One Time for Your Mind. Embora o grupo não tenha se separado oficialmente, nunca mais houve aparições, sendo a última apresentação constatada em 2008.

Em 2016, Park criou seu próprio selo musical, uma empresa subsidiária da YG Entertainment, a The Black Label, que conta com artistas como JEON SOMI, Zion T., Vince e LØREN.

Então, depois de conhecer um pouco mais sobre o produtor Teddy Park, que tal conhecer suas produções de sucesso? A KoreaIN preparou uma lista com sete das dezenas de hits produzidos por ele.


BIGBANG – 뱅뱅뱅 (BANG BANG BANG)

E quem não conhece o sucesso “BANG BANG BANG” do BIGBANG? A música lançada em 2015 foi escrita e composta por G-Dragon e Park. O hit contém inspirações dos anos 1990 e ainda é um sucesso entre os fãs de K-pop.


2NE1 – I Am The Best

Provavelmente você já ouviu a música “I Am The Best” do 2NE1. Lançada em 2011, ainda é um sucesso e também teve toda sua produção feita por Teddy Park. Este hit musical, que mistura o eletrônico com o hip-hop, atingiu a posição número 1 na Billboard dos Estados Unidos na época.


BLACKPINK – Pink Venom

Quem não ficou eufórico com o mais novo hit do BLACKPINK? Saiba que Teddy Park compôs a nova música do álbum BORN PINK – que atingiu 240 milhões de visualizações em apenas 2 semanas, sendo o clipe de mais alto custo já produzido pela YG Entertainment. A música mistura elementos clássicos de Hip-Hop, acompanhado de instrumentos coreanos tradicionais. E não é somente esta música que foi composta por Teddy, as músicas dos outros álbuns e a até dos lançamentos solo também são de sua autoria.


JEON SOMI – Dumb Dumb

E quem não tentou fazer o challenge de “Dumb Dumb” nas redes sociais? Com mais de 136 milhões de visualizações no YouTube, “Dumb Dumb” da Somi também foi produzida por Teddy Park pela empresa The Black Label, seu selo musical. O clipe é leve e mostra a jovialidade da cantora, assim como a letra e a melodia da música. Teddy também produziu os hits “What you are waiting for” e “XOXO” da solista.


Taeyang – 눈, 코, 입 (EYES, NOSE, LIPS)

Esta música é conhecida por muitas pessoas, quem já não se pegou cantando o refrão deste sucesso musical? Um hit chiclete, que fez questão de ficar e ainda fica na cabeça dos fãs e não fãs. A música foi produzida em 2014 por Teddy Park e pelo próprio Taeyang, ganhando diversas premiações famosas na Coreia do Sul. O hit é sentimental e descrito pelo próprio Taeyang como parte de uma experiência pessoal, então a música retrata a lembrança dos olhos, nariz e lábios de um antigo amor.


CL – Hello Bitches

Esta música foi feita para ninguém ficar parado quando toca. “Hello Bitches” da cantora CL, ex-2NE1, foi a segunda música lançada logo após seu debut como solista. CL considera Teddy Park, o compositor das músicas do 2NE1 e de “Hello Bitches”, uma grande inspiração na sua carreira solo.


Stray Kids – 신뚜두뚜두 (God’s DDU-DU DDU-DU)

A apresentação icônica do Stray Kids no reality Kingdom que tirou o fôlego de fãs e não fãs foi produzida por Teddy Park com uma colaboração especial da 3RACHA, o trio formado por Bang Chan, Chang Bin e Han. A música é um mix de “DDU-DU DDU-DU” do BLACKPINK, também composta e produzida por Teddy, e de “God’s Menu”, música original do Stray Kids. A apresentação contou com boa musicalidade, várias trocas de cenários e um time de dançarinos.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Raquel Athaide

    Estudante de jornalismo e apaixonada por escrever sobre cultura, música e entretenimento.

    Sair da versão mobile