Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas Quadrinhos

[ENTREVISTA] Autora de webtoon BL A1 conta seu processo criativo e sobre o carinho dos fãs

Um dos maiores hits no mundo dos manhwas BL, On or Off acompanha a história de Yiyoung, um jovem que acabou de fundar sua startup e conhece o diretor Kang Daehyung, que faz o seu coração disparar e vira sua vida de cabeça para baixo. 

A autora A1 foi uma das convidadas do Anime Friends 2022 e separou um tempo para conversar com a KoreaIN sobre a obra, seu processo criativo e também sobre como foi sua primeira experiência em terras brasileiras.

Confira tudo que conversamos com ela na entrevista a seguir que inclui, claro, um recado carinhoso para os fãs.



KoreaIN: “On or Off” é um hit desde o primeiro capítulo publicado, como foi seu processo até chegar no plot final? Tiveram muitas mudanças? 

A1: Desde o início eu tinha uma história planejada. No começo, Kang Dae-hyung parecia ser uma pessoa muito má, mas, na verdade, ele não era essencialmente uma má pessoa, mas sim mal interpretado. Desta forma, ele conheceu o Ahn Yi-young. Como na verdade ele era uma pessoa gentil, eles se encontraram, começaram a se conhecer melhor e quando passam a gostar um do outro, ele mostra sua verdadeira face. Então, de fato, a partir disso se tem uma atmosfera diferente do início da história, mas, de qualquer maneira, já era uma história que estava planejada. 


KoreaIN: Você é considerada uma das grandes referências para autores de manhwa, o que te inspirou a entrar para o mundo de webcomics BL? 

A1: Na verdade, antes de me tornar uma artista de manhwa eu não tinha lido muito outros manhwas. Então, mais do que propriamente dizer que eu recebi inspiração de outros autores, eu tenho o hobby de desenhar personagens. Eu desenho um personagem e então, ao observar os personagens, eu gostava de escrever as histórias ao tentar imaginar que tipo de personalidade ele tem e que tipo de história ele carrega. Mas agora, como gosto muito de homens, acabei por desenhar muitos personagens masculinos. Ao juntar esses personagens, comecei a escrever histórias de amor entre eles e, no fim, comecei a escrever BLs. 


KoreaIN: Teria algum outro gênero, além do romance, que você gostaria de trazer como temática para suas obras?

A1: Eu gosto muito de romance e também gosto de comédia. Agora estou desenhando uma comédia romântica, então, se eu disser que vou desenhar um novo manhwa do futuro, penso que ele pode ser do gênero comédia romântica BL. 


KoreaIN: O manhwa é conhecido por ter, além de uma história envolvente, uma ilustração impecável! Para você, qual foi o personagem mais difícil de desenhar e qual você mais gosta de fazer?

A1: Na verdade, do meu ponto de vista, eu não sou uma artista que desenha tão bem. Então, estou me esforçando muito para suprir os aspectos que acho que ainda tenho a melhorar. Mas, apesar de ser difícil, eu gosto de desenhar personagens. O personagem mais difícil de desenhar foi o Kang Dae-hyung e o mais divertido também foi o Kang Dae-hyung. Por outro lado, desenhar o Ahn Yi-young foi confortável e proveitoso. Estou me esforçando para desenhar de maneira mais bela. 


KoreaIN: Alguma pessoa na vida real te inspirou para os personagens em “On or Off”? Se sim, quem?

A1: No caso do Kang Dae-hyung, eu tenho pesquisado sobre o ator americano Chris Noth que participou de uma série antiga chamada “Sex and the City”. A atmosfera nostálgica é muito sexy, a de um “bad boy”, então, tentei passar esse estilo para o Dae-hyung.


KoreaIN: Na história, Yiyoung se apaixona pelo presidente Kang logo de cara, você acredita em amor à primeira vista ou fica só na ficção?

A1: Eu acredito no amor à primeira vista. Basicamente, acho que é possível se apaixonar em 3 minutos depois de conhecer alguém. Claro, se é possível que esse amor continue é outra questão. Por isso, eu entendo o coração do Ahn Yi-young. 


KoreaIN: De alguns anos para cá vários BL vem ganhando adaptações para dramas, quem você acha que encaixaria para os papéis de Yiyoung e presidente Kang?

A1: Desde quando eu estava escrevendo os personagens, tanto o Kang Dae-hyung quanto o Ahn Yi-young, os escrevi com charmes que na vida real são difíceis de se encontrar em coreanos. Então penso que seria difícil encontrar atores que se encaixam na aparência dos personagens. 


KoreaIN: Queremos muitos saber: qual o seu personagem favorito em “On or Off”? 

A1: Os meus personagens favoritos são o Kang Dae-hyung e o Ahn Yi-young. Apesar de serem os personagens principais, eles não são educados na maneira em que pensam? Por isso, penso que são boas pessoas. 


KoreaIN: “On or Off” simplesmente ganhou os corações dos brasileiros, já esperava todo esse carinho? 

A1: É algo que eu não esperava mesmo. A imagem do Brasil para os coreanos é a de um país que é muito distante, que ama futebol e que possui pessoas muito apaixonadas. Por isso, imaginei que a história seria entediante e calma para essas pessoas, mas como gostaram, isso foi um engano meu. Agora que eu vim ao Brasil, sinto que os brasileiros são muito divertidos, calorosos e são pessoas muito boas, então percebi que, por gostarem da minha história, eu tinha uma visão errada.


KoreaIN: Falando no Brasil, ficamos super animados com a notícia da sua presença aqui no Anime Friends. Já tem alguma coisa que gostaria de tentar aqui no Brasil (alguma comida ou até um passeio)?

A1: Eu agradeço muito por terem me convidado ao Anime Friends. No passado também tinha um evento assim na Coreia e eu participei dele, então eu sinto que essas memórias estão voltando e estou me divertindo muito. É a primeira vez que venho ao Brasil e estou num hotel muito bom, eu pude visitar a bela Foz do Iguaçu e fazer muitas coisas divertidas. Eu também fiz uma viagem de helicóptero. E também andei de barco na água, então aconselho quem nunca a visitou a definitivamente visitar, foi muito divertido. 


KoreaIN: A obra foi finalizada na Coreia neste ano, já tem uma outra história em mente ou teremos mais Yiyoung e presidente Kang? 

A1: “On or Off” terminou com a resignação do Kang Dae-hyung, estou fazendo o planejamento da continuação da história dos dois. Mas, agora, como a área dos dois mudou, o Ahn Yi-young como o presidente de uma Startup que está no seu início e o Kang Dae-hyung como desempregado, pretendo voltar com um trabalho com um novo título que irá apresentar o desdobramento da história dos dois, então ficarei muito grata se vocês esperarem. 


KoreaIN: Para finalizar, poderia mandar uma mensagem para os seus fãs brasileiros? 

A1: Olá, é a A1! Sou a autora de “On or Off”. É um enorme prazer conhecê-los, fãs brasileiros. Obrigada!

Confira também a entrevista exclusiva em vídeo que a autora deu em nosso canal no YouTube:



Quer acompanhar a história de Yiyoung e do diretor Kang Daehyung? Adquira os volumes de On or Off em português:

Tradução: Giovanna Nogueira
Imagem: NewPop
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Catharina Lima

    Brasiliense que entrou no mundo kpop graças aos reizinhos também conhecidos como Super Junior. Ama conhecer novas culturas e aprender novas línguas. Fascinada por webtoons de suspense e k-hip hop.

    Sair da versão mobile