Kim In Soon, mais conhecida pelo seu nome artístico In Sooni, é uma cantora coreana-americana nascida em 1957. Ela começou sua carreira na música debutando em 1978 como uma das integrantes do grupo Hee Sisters e desde então já possui mais de 19 álbuns gravados.
In Sooni é filha de um soldado afro-americano enviado na época de guerra para a Coreia. Por não ser uma “coreana pura”, ela sofreu muito bullying durante a época da escola e até algumas dificuldades depois disso. Através da sua música, ela consegue demonstrar que tempos difíceis vieram, mas que podemos superar tudo com a força de um sonho.
Conheça mais sobre a história desta lenda da música sul-coreana.
O começo de uma lenda
Uma mulher com tamanha história merece seu destaque e, por isso, vamos contar um pouco mais sobre ela. A mãe de In Sooni saiu da sua cidade natal para tentar prover a filha de uma vida melhor. Além de vir de uma família pobre, In Sooni sofreu muito preconceito durante o ensino fundamental na Coreia do Sul, ouvindo comentários que a colocavam como “suja” comparada às outras crianças. O preconceito foi tamanho que In Sooni decidiu largar os estudos e não terminou o Ensino Médio.
Foi a música que a salvou. Ela começou sua carreira como membro do grupo Hee Sisters, que cantava músicas populares da época. Ela aprendeu muito com o grupo, principalmente no quesito dança, mas decidiu seguir carreira solo para poder expressar o que realmente queria. Três anos após seu debut solo, em 1983, sua música If it’s night, every night (밤이면 밤마다) alcançou o topo dos charts coreanos e permaneceu durante o ano todo. In Sooni continuou crescendo com seus novos álbuns, adquirindo popularidade.
Em 2007, ela recebeu uma atenção especial por uma performance de A Goose’s Dream (거위의 꿈), uma música que fala sobre os sonhos de um cisne, uma possível referência à história do patinho feio. Na música, ela fala sobre como outras pessoas podem ridicularizar o seu sonho, mas que isso não deve te abalar. A música fez um sucesso tremendo e ganhou outras versões, as mais conhecidas foram feitas por Kim Dong Ryul e Ih Jeok em um show ao vivo e também pelo K-drama Dream High, onde a personagem da cantora Suzy canta a música em uma audição.
Em 1994, ela casou-se com Park Kyung Bae, um professor da Universidade de Kyunghee, e tiveram uma filha chamada Jasmine Park, que estudou na Universidade de Seul como estudante de Alta Honra e na Universidade de Standford nos Estados Unidos. Atualmente, In Sooni abriu uma escola multicultural – uma escola comum para crianças, mas com o enfoque em acolher crianças diferentes do padrão, principalmente aquelas que tem ascendências de outras etinias que não a coreana. Ela quer que pessoas como ela tenham a oportunidade de finalizar os estudos na escola e faculdade, sendo capazes também de entender, respeitar e amar as suas identidades como crianças multiraciais.
Músicas da Alma: O Sonho do Cisne, Para Minha Filha e Pai
A discografia da Kim In Soon é imensa e traz músicas incríveis com referências à sua história. Mesmo quando a composição da música não é dela, como em Pai (아버지), a cantora consegue transmitir bem o sentimento e se apossar da simbologia da música, cantando sua história para que chegue no coração de cada ouvinte. É por isso que esta sessão é dedicada a três das inúmeras canções incríveis que a cantora deu vida. Ouça-as e depois conheça a tradução de um trecho de cada letra.
Goose’s Dream
“Eu tenho um sonho,
Mesmo se eu for jogada fora ou rasgada em pedaços
No fundo do meu coração
Eu tenho um sonho tão precioso quanto uma gema
Um dia eu vou passar por cima desse muro
E poder voar
Tão alto quanto o céu
Essa coisa pesada chamada vida não pode me amarrar
No final da minha vida, no outro dia em que eu puder sorrir, vamos ficar juntos”
딸에게 (To My Daughter)
“Você é mais bonita que um anjo
Nasceu neste mundo
Eu senti que tinha o mundo inteiro
eu costumava chorar
Em nome da minha mãe,
Eu me vi ficando mais forte
Eu percebi que eu tinha um sonho…
Espero que você se torne uma boa pessoa e uma boa pessoa
Onde você precisa do seu toque
Espero que você seja uma pessoa generosa”
Father
“Nós nos amávamos, nos odiávamos
Mas você me considerou preciosa mais do que ninguém e eu sinto sua falta
Você estava tão perto, mas tão inacessível
Sim, eu te odiei
Por favor, ouça minha história
preciso de tempo
Nós nos amávamos, nos odiávamos
Mas você me considerou preciosa mais do que ninguém e eu sinto sua falta
Eu só te segurei no fundo do meu coração
Sim, eu te amei”
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos