Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Saúde

Mais de 80 chamadas de emergência são feitas de Itaewon após pessoas passarem mal após festa

[AVISO] Matéria em atualização.

Ambulâncias e paramédicos foram deslocados para a região de Itaewon após receberem mais de 81 chamados de emergência.

As notícias ainda são vagas, mas fotos e vídeos compartilhados pelas redes sociais mostram que dezenas de pessoas sentiram-se mal e foram atendidas nas calçadas do bairro que é conhecido pela sua movimentada vida noturna. Nos registros, muitas podem ser vistas recebendo massagem cardiorrespiratória.

O caso ainda segue com atualizações em tempo real. Primeiramente, a Yonhap News já havia noticiado que 59 pessoas morreram e cerca de 150 ficaram feridas. Posteriormente, o portal Seoul Economic Daily reportou 120 mortes e mais de 100 feridos.

A última atualização da KBS feita às 4 da manhã pelo horário local contabiliza 146 mortos e 150 feridos.

Ainda não se sabe a causa exata da tragédia, mas especula-se que pode ter ligação com a superlotação de uma festa de Halloween. Um vídeo obtido pelo portal Allkpop (que pode ser assistido através do Instagram) mostra como ficou a situação no local.

O portal Sisa Journal informou que bombeiros trabalham com a hipótese de “morte por pressão” devido ao grande número de pessoas em um local pequeno. A multidão estava concentrada principalmente nas proximidades do hotel Hamilton.

Testemunhas ouvidas pelos jornalistas afirmaram que a música na festa estava muito alta, o que fez com que muitos não percebessem a intensa movimentação de forma rápida. Conforme o pânico foi tomando conta dos que estavam no local, muitos correram para sair e, muito provavelmente, nesta hora as vítimas foram sufocadas pela multidão. Uma das testemunhas disse ao Sisa Journal que as pessoas caíam como peças de um dominó.

Apesar de ser bastante popular pelos clubes e festas, a vizinhança de Itaewon é pequena e não tem espaço suficiente para receber grandes multidões. Nesta noite de Halloween, estima-se que 100 mil pessoas estavam no bairro.

O Corpo de Bombeiros destacou seu pessoal com equipamentos e profissionais o suficiente para um desastre em larga escala. Além disso, ambulâncias de diversas cidades vizinhas à capital foram enviadas ao local para ajudar. As vítimas estão sendo enviadas para cerca de 20 hospitais pela cidade.

O Presidente Yoon Suk Yeol convocou uma reunião de emergência para juntar esforços pelas vítimas. Já o prefeito de Seul, Oh Se Hoon, interrompeu sua viagem à Holanda e antecipou a volta para a Coreia assim que foi informado sobre a tragédia.

Desejamos condolências para os familiares das vítimas.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile