Dois mineiros sul-coreanos que ficaram presos em uma mina de zinco por 9 dias foram finalmente resgatados nesta sexta (04).
O caso aconteceu em uma mina localizada em Bonghwa, cidade a 244 quilômetros da capital Seul. Os dois trabalhadores ficaram presos em um poço de cerca de 190 metros de profundidade após partes da mina caírem e impedirem a sua saída do local. O desabamento foi no dia 26 de outubro.
A operação de resgate começou na quinta (03) quando as equipes abriram um buraco na parte soterrada e inseriram um endoscópio pela abertura na esperança de chegar ao ponto em que os mineiros estavam. Acredita-se que eles fizeram uma tenda com plástico e conseguiram acender uma fogueira dentro da mina para se prevenirem do frio.
Os mineiros, ambos com o sobrenome Park, têm 56 e 62 anos de idade. O resgate foi às 23:03 pelo fuso horário sul-coreano mais de 221 horas após o desabamento. Os dois estão com a saúde estável e foram levados ao hospital para serem examinados.
Em entrevista ao Yonhap News, Park Geun Hyung – filho do mineiro de 62 anos – disse: “Meu pai saiu do túnel andando com seus próprios pés e em boa saúde. É inacreditável“.
O resgate também foi celebrado pelo Presidente Yoon Suk Yeol, que elogiou o trabalho das equipes de resgate e considerou o sucesso da operação como um milagre.
Fonte: (1)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.