Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Política

Assembleia Nacional aprova lei para acabar com a “idade coreana”

Na quinta (08), a Assembleia Nacional aprovou uma lei para unificar o sistema de contagem de idade em todos os setores administrativos e judiciais, eliminando o uso da chamada “idade coreana”.

Esta era uma das propostas do agora presidente Yoon Suk Yeol na época em que ainda era candidato. Os textos revisados após aprovação serão o Ato Civil e a Lei Geral de Administração Pública. Agora, é esperado que a decisão passe a valer efetivamente em junho de 2023.

A partir deste período, todos os sistemas de idade usados na Coreia do Sul serão unificados para utilizar apenas o sistema internacional, que considera o início da contagem a partir do ano de nascimento. Antes da proposta, o país usava três sistemas de contagens diferentes:

  • O primeiro, e mais famoso, deles foi justo o apelidado como “idade coreana”. Nele, os bebês já contabilizam 1 ano de idade a partir do nascimento e todos contam um ano a mais no dia 1º de janeiro de cada ano.
  • O segundo é a idade internacional usada no resto do mundo que começa a contar os anos a partir do nascimento.
  • O terceiro é o sistema que adicionava um ano a mais na idade quando o ano virava, e não no dia do nascimento como é feito no resto do mundo.

Os múltiplos sistemas foram constantemente alvos de crítica porque burocratizava os registros e cadastros públicos, dificultando o trabalho do governo nas áreas de saúde e sociais.

Apesar da mudança nos setores administrativos, a idade coreana ainda têm adeptos entre os cidadãos do país. Portanto, existe uma possibilidade que continue sendo usada em situações corriqueiras.

Leia também:
Como funciona a idade coreana?
Qual a diferença e como calcular a idade coreana

Fonte: (1)
Imagem: Daniel Bernard
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile