Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

Governo e sociedade se preparam para o fim da idade coreana

A partir do dia 28 de junho, os sul-coreanos darão adeus oficialmente à chamada “idade coreana”. O projeto de lei para abolir sistema de contagem que deixa os cidadãos do país até dois anos mais velhos foi votado em dezembro de 2022 e era uma das promessas de campanha do Presidente Yoon Suk Yeol antes de ser eleito para o cargo.

A contagem usada na idade coreana também foi usada em outros países do leste asiático e abandonados. O Japão fez isso em 1950. A China não usa o sistema desde a Revolução Cultural que durou entre os anos de 1966 e 1976. Até mesmo a Coreia do Norte abandonou o método e adotou a idade internacional nos anos 1980.

Com a iminente mudança, o portal The Korea Herald foi conversar com alguns cidadãos para saber diferentes opiniões sobre a queda dessa tradição.

Choi So Jin, atualmente com 40 anos, nasceu em dezembro e completou 2 anos poucos dias após vir ao mundo. Desde então, sempre relutou em dizer a sua idade para não parecer mais velha. A partir do dia 28, ela alegremente eliminará esses dois anos a mais e comentou: “Acho que isso será lembrado como um dos maiores feitos da administração de Yoon Suk Yeol“.

Seo Ji Yeon, que completou 50 anos na idade coreana em 2023, também disse gostar da ideia de voltar a faixa dos 40: “Para mim é uma grande diferença psicologicamente e sinto que devo viver a vida ao máximo“.

Alegria para os adultos, dúvidas para as crianças

Se os mais velhos estão felizes com a rejuvenescida, as crianças podem enfrentar algumas dificuldades com a mudança. O motivo é que as crianças são colocadas nas séries de acordo com a idade coreana e, com o fim do sistema de contagem, os alunos passarão a ter idades diferentes. Além disso, a idade é o fator determinante para estabelecer a forma como se dirigira a terceiros com os honoríficos.

Desde que começam a falar, os pequenos são treinados a usar honoríficos como “oppa”, “unnie”, “hyung” e “noona”. Nas creches, os alunos mais velhos são chamados de “hyungnim”, com o sufixo “nim” que o torna mais formal. Crianças com a mesma idade podem se chamar de “chingu”, termo que significa “amigo”.

Leia também:
Entendendo honoríficos coreanos: como chamar amigos e conhecidos?

O uso dos honoríficos é tão importante que crianças podem levar bronca caso chamem irmãos ou colegas mais velhos pelo nome. Apesar disso, a tática adotada por professores e pais de alunos é ensinar que a mudança da lei não significará que os amigos da mesma idade obrigatoriedade terão que ser chamados de hyung ou noona.

Choi, professora e mãe de uma criança de 7 anos que iniciou o Ensino Fundamental esse ano, disse: “Crianças podem brigar por coisas assim. Na cultura coreana, que dá muito destaque na senioridade, a idade tem sido um padrão indiscutível de hierarquia entre as crianças. Elas eventualmente vão se acostumar“.

Já os adolescentes na escola onde Choi ensina brincam que resolveram antecipadamente o problema: aqueles cujo aniversário ainda não passou chamarão os colegas mais velhos de hyung/noona; depois que seus aniversários passarem, eles usarão o informal “ya” quando conversarem com um amigo da mesma idade ou alguém mais novo.

Visando uma transição mais tranquila, o Ministério da Educação enviou pedidos oficiais para os órgãos educacionais metropolitanos e provinciais para que ajudem a educar as crianças e os pais para minimizar a confusão das idades e permitir que a cultura da idade internacional seja estabelecida no dia a dia.

Escolas já estão utilizando material educativo para explicar aos alunos que os sistemas de contagem de idade foram unificados. Um deles mostra como exemplo a lei que diz que crianças até 6 anos podem andar gratuitamente de ônibus quando acompanhadas por um adulto. Com a mudança, podem haver debates sobre crianças que tem 7 anos na idade coreana e 5 na idade internacional já que seus aniversários não passaram ainda. Segundo o material: “Ter idades diferentes dos colegas pode ser estranho no começo, mas não é necessário se referir à eles de forma diferente“.

Quer entender as diferenças e a origem da idade coreana antes que ela acabe oficialmente? Aproveite para ler dois outros textos nossos onde te explicamos tudo detalhadamente.

Leia também:
Como funciona a idade coreana?
Qual a diferença e como calcular a idade coreana

As exceções da lei

Apesar do fato de todos os cidadãos sul-coreanos ficarem um ou dois anos mais novos com a mudança, haverão algumas exceções que permanecerão tais como são:

  • A idade com a qual jovens poderão comprar cigarros e álcool de 19 anos, continuará sendo contada com a equação [ano atual – ano do nascimento] independente do dia e mês de nascimento;
  • Homens ainda serão obrigados a fazer exames físicos para o alistamento militar no ano em que completam 19 anos;
  • Crianças seguirão começando o Ensino Fundamental no ano em que completam 7 anos. Portanto, os nascidos em 2017 entrarão no Fundamental em março de 2024.

Fonte: (1)
Imagem: Ruth Black (via Getty Images)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

Sair da versão mobile