Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Tradições

Como funciona a idade coreana?

Uma curiosidade que pode causar estranhamento nas pessoas ao entrar em contato com a cultura coreana pela primeira vez é a peculiar forma usada por eles para calcular a idade. Por mais que a forma simplificada seja simplesmente adicionar 1 ano ou 2 anos a mais na sua idade normal, as coisas podem se complicar com relação à quando fazer isso. Vamos tentar entender essa lógica sobre a idade coreana.



Tentando calcular a idade coreana.

A diferença da idade coreana para a internacional começa mais cedo do que se imagina, um bebê nascido na Coreia já tem 1 ano logo após o nascimento. Porém, as peculiaridades não param por aí. Quando o ano vira, todos os coreanos automaticamente adicionam mais um ano na sua idade. Ou seja: a virada de 31 de dezembro para 1º de janeiro é como um grande aniversário coletivo para todos os coreanos.

Agora imagine a seguinte situação: se um bebê nasce no dia 31 de dezembro, ele já terá 1 ano de idade. No dia seguinte, com a passagem de ano, ele já terá dois anos de idade.

Mas como fica o dia do seu nascimento? O seu aniversário “original”? Bom, ele ainda será comemorado normalmente, mas sem “contar” para a sua idade. Agora que explicamos a prática, vamos tentar entender as origens desse sistema.


A origem da idade coreana

A exata origem desse cálculo é incerta, mas existem algumas teorias que podem ajudar a decifrar. A primeira delas é que o ano adicional é uma contagem do tempo que passamos dentro do útero materno. Só que, ao invés de 9 meses, o período foi arredondado para 12 meses para completar o ano inteiro. Ou seja, você já começa a envelhecer a partir do momento que é gerado.

Outra possibilidade diz respeito ao antigo sistema numérico asiático. A explicação nesse caso é bem mais simples: o sistema não tinha conceito de “zero”, logo as contagens tinham que começar a partir do 1.

Nos anos 1960, a Coreia passou a usar o sistema tradicional de idade. A chamada “idade internacional” – ou 만나이 (mannai) – é usada para registros em geral, documentos e cadastros. Porém, a “idade coreana” ainda é muito usada no dia a dia.


A adoção do calendário ocidental

Outra interferência ocidental na vida dos coreanos está relacionada com o calendário. Como muitos países asiáticos, a Coreia segue o ciclo lunisolar, ou seja, levando em consideração os ciclos do sol e da lua. Sendo assim, o ano novo deles, chamado Seollal, é comemorado em meados de fevereiro.

Logo, pela lógica, o novo ano da idade deveria ser adicionado no Seollal. Porém, por influência do calendário gregoriano, o processo passou a ser feito dia 1º de janeiro, coincidindo com o nosso réveillon.

Leia mais:
Ano novo: como os coreanos comemoram o dia 31 de dezembro?


Como calcular sua idade coreana?

Pronto para saber sua idade coreana? Veja a fórmula que você deve seguir:

Fácil, não é? Então, qual sua idade coreana? Conta pra gente nos comentários.

Fonte: (1)
Imagens: Jin Miran, KoreaIN e reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile