Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Política

Presidente Yoon cobra medidas para proteger mulheres e combater as drogas

Na tarde da quinta (15), o Presidente Yoon Suk Yeol liderou um encontro com todos os ministros sul-coreanos para responder às perguntas de 100 cidadãos presentes no local. O evento teve transmissão ao vivo e tratou de assuntos relevantes como economia, bem-estar social e outros.

As primeira palavras de Yoon no encontro foram: “O governo têm trabalhado diligentemente por cerca de sete meses desde a posse em 10 de maio. Acho que é hora de examinar cuidadosamente se as promessas para com as pessoas estão sendo cumpridas de forma apropriada e quais são os problemas“.

Uma mulher que estava no público perguntou como o governo pretende lidar com a crescente onda de crimes sexuais contra as mulheres. Yoon respondeu que planeja elaborar leis que lidem fortemente com tais crimes, incluindo de crimes violentos até perseguição. Além disso, também está nos planos fortalecer os centros e as medidas de apoio às vítimas.

O Presidente citou como exemplo o crime ocorrido em setembro quando um homem esfaqueou uma ex-colega de trabalho em uma estação de metrô em Seul. Yoon classificou o crime como “simbólico” e causador de ansiedade e danos mentais às mulheres sul-coreanas. O acusado do crime, Jeon Joo Hwan, perseguiu a vítima por meses antes de matá-la. Ele segue preso e aguardando julgamento.

O Ministro da Justiça Han Dong Hoon revelou estar considerando aprovar uma lei parecida com a apelidada “Lei de Jessica”, que vigora na Flórida desde 2005. A legislação proíbe condenados por crimes sexuais de morarem perto de escolas infantis e também prevê 25 anos de prisão para condenados por abuso infantil pela primeira vez.

Os políticos também foram perguntados sobre os crimes envolvendo drogas, Yoon admitiu que, apesar do intenso trabalho da polícia, a Promotoria sul-coreana têm negligenciado tais casos. Segundo ele, o baixo preço das drogas indica que as medidas de combate não tem funcionado efetivamente: “Quando o preço das drogas aumentam significativamente, é um sinal de que a quantidade disponível é reduzida e o estado está combatendo de forma estrita“.

O Ministro Han complementou: “Faz muito tempo que pessoas nas faixas dos 20 e dos 30 anos eram mais de 50% dos detidos por drogas. O preço das drogas caiu e o número de drogas alucinógenas aumentou. É claramente uma situação séria“. A promessa para combater tais crimes é reprimir a distribuição e produção de drogas com um esforço a nível de guerra.

Além do combate à criminalidade, o público também abordou o assunto moradia. A dificuldade de se adquirir uma casa própria no país é uma das questões que faz com que pessoas mais novas desistam de casar e ter filhos. O Presidente Yoon afirmou que os preços das moradias continuarão a crescer e diminuir de acordo com o mercado. Apesar disso, ele afirmou que o governo deve ajustar as variações para estabilizar este mercado, mesmo demostrando relutância em intervir de forma direta no mesmo.

Uma das políticas propostas por Yoon foi de amenizar a quantidade de impostos pagos pelas casas: “É uma lei de mercado que, se os impostos não são amenizados, as taxações eventualmente serão repassadas aos inquilinos. Isso pode ser mal interpretado como uma redução dos impostos dos ricos, mas será uma tentativa de criar condições para os inquilinos pagarem aluguéis mais baratos“.

Fonte: (1)
Imagem: Joint Press Corps
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile