[AVISO DE GATILHO] O texto a seguir contém termos sensíveis. Recomendamos cautela ao prosseguir a leitura.
Nesta terça (03), autoridades sul-coreanas anunciaram que a contagem de mortes em Itaewon subiu para 159. Isto ocorreu após a morte de um adolescente ocorrida em dezembro ser contabilizada junto com as 158 vítimas que perderam a vida na tragédia ocorrida durante o Halloween.
O adolescente foi encontrado morto em um alojamento em dezembro. O caso foi concluído como sendo um suicídio.
Leia mais:
Sobrevivente da tragédia em Itaewon é encontrado morto em alojamento
A decisão de incluí-lo dentre as vítimas foi tomada pelo Ministério do Interior e da Segurança para que seus familiares tenham direito ao mesmo apoio governamental que as outras famílias afetadas pela tragédia.
O Ministério divulgou uma nota na qual lê-se:
O Ministério decidiu reconhecer a pessoa que sofreu uma ferida do desastre de Itaewon e depois tomou uma decisão extrema como vítima, já que houve uma relação direta e causal [entre a tragédia e sua morte] baseada na opinião de especialistas legais e médicos.
O apelo para a inclusão partiu da Deputada Yong Hye In que citou a família em um de seus discursos no qual disse que a vítima estava “muito angustiada, mas não recebeu o devido tratamento psicológico antes da sua morte”. O adolescente sobreviveu ao dia da tragédia, mas perdeu dois amigos naquele fim de semana.
As investigações sobre a tragédia seguem em andamento com previsão para serem finalizadas ainda neste mês de janeiro. Até o momento, duas pessoas já foram presas.
Se você precisa ou conhece alguém que precise de ajuda, procure o CVV. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br
Fonte: (1)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.