Nesta quarta (08), diversos portais sul-coreanos, entre eles o Maeil Business, noticiaram que um ator na faixa dos 30 anos está sendo investigado pela polícia por uso frequente de propofol. Inicialmente, as matérias não revelavam o nome do ator em questão, mas novas atualizações apontaram tratar-se de Yoo Ah In.
Após a revelação, a United Artists Agency (UAA) – responsável pela gerência da carreira de Yoo – lançou uma nota informando que o ator está cooperando com as investigações. Além disso, a agência também pediu desculpas por causar preocupação aos fãs.
A UAA também informou que estava ciente que Yoo fazia uso do medicamento, mas que não estava ciente de quantas aplicações ele fazia e com que frequência elas aconteciam. Como parte da investigação, o Instituto Nacional de Investigação Científica colherá amostras de pelos do ator para saber se ele administrava propofol com frequência. Além disso, ele está temporariamente proibido de deixar o país enquanto estiver sob investigação.
O Ministério da Segurança de Alimentos e Drogas, o principal responsável pelo monitoramento da distribuição e uso de substâncias pelo país, pediu à Agência Metropolitana da Polícia de Seul que investigasse o ator após constatar que ele tinha feito diversas aplicações de propofol em diferentes hospitais.
O propofol é um medicamento usado como anestésico em procedimentos cirúrgicos ou em pacientes internados em unidades de terapia intensiva. Porém, não é incomum que também seja usado como sonífero e, em muitas situações, cause dependência.
Em dosagens altas, o medicamento também pode causar a morte. Um dos casos mais famosos foi o do cantor Michael Jackson, falecido em 2009 vítima de uma overdose de propofol.
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagem: Allure
Não retirar sem os devidos créditos.