Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

Lee Soo Man explica decisão de vender ações para a HYBE em longa carta

Nesta sexta (03), a 21ª Divisão Civil do Tribunal do Distrito Leste de Seul deu ganho de causa a Lee Soo Man em um processo movido por ele contra a SM Entertainment. A decisão proíbe a agência de emitir novas ações e notas conversíveis que já estavam em fase de preparação. O valor estimado era de 217 bilhões de wones (quase R$870 milhões).

Após a divulgação da decisão, Lee divulgou uma longa carta relembrando seu trabalho na empresa que fundou na década de 1990 e leva suas iniciais no nome. Ele escreveu:

Para a família da SM que amo e todas as pessoas que amam a SM,

Desde que me tornei um cantor de baladas com cabelo de arbusto nos anos 1970, tenho vivido toda a minha vida com o público. Recebi amor mais do que suficiente como cantor e como MC e os cantores que produzi após me tornar produtor também receberam muito amor do público. Esse é o motivo pelo qual meu coração está ainda mais triste com os recentes acontecimentos envolvendo a SM.

Quando eu estava planejando a SM, eu era jovem e iniciante. Como eu gostava de música, pensei sobre qual sistema de cantores eu precisava. Pesquisei sobre o modelo de indústria musical ocidental e estabeleci a estrutura coorporativa da SM. O pop estilo coreano e o mundo dos idols foram alcançados pela combinação dos modelos de negócios desenvolvidos e do modelo de desenvolvimento de estilo coreano. As conquistas do k-pop ao redor do mundo pela SM ao lado da JYP, YG, HYBE e outras são um milagre uma bênção para a Coreia.

Enquanto isso, da época de Hyun Jin Young para H.O.T., BoA, TVXQ, Super Junior, Girls’ Generation, SHINee, EXO, Red Velvet, NCT e aespa, minha juventude também se foi.

A SM “pós-Soo Man” foi minha preocupação mais longa. O entretenimento é um mundo de criatividade. Como não estou passando a SM para meus filhos ou parentes, acredito que devo ceder para o “melhor” da indústria que consiga torná-la mais próspera. Eu disse que, se houvesse algum problema de governança dentro da SM, ele teria que ser melhorado e, se precisássemos de um gerente profissional, ele deveria estar no comando custe o que custar.

Para mim, o “melhor” é produzir. A produção é um mundo de paixão e criatividade 24 horas por dia e 7 dias por semana no qual você tem que enfrentar inúmeros fracassos até o nascimento de uma estrela. Por trás da performance de uma estrela – que corre nos corações dos fãs e cria alegrias, lágrimas, emoções e esperança – está um mundo de produtores que descobriram e criaram aquela estrela. Se não há público, não há estrela. E se não há estrela, não há produtor. E se não há produtor, a indústria da música não pode ser bem sucedida. Isso também é verdade ao contrário.

Os últimos dois anos foram um período para encontrar o “melhor” que mais se adequava à SM. Por outro lado, apressei a atual gerência para preparar uma era de SM sem Lee Soo Man. Isso é porque eu já decidi sair do palco da SM. Além da HYBE e da Kakao, outros fundos, grandes coorporações, empresas estrangeiras globais e muitos outros queriam a SM e me procuraram.

Para mim, “o melhor” era a HYBE. Embora eles fossem rivais da SM, o sucesso do BTS é uma fonte de preço para todo o país. Como um produtor como eu, o presidente da HYBE Bang Si Hyuk é alguém que passou por um período de luta. Ele é alguém que comeu lanches como refeições com aspirantes a cantor, enterrado em uma sala de ensaio e vagando por todas as direções em busca de investidores. Assim como eu, ele viveu pela música e cirou o BTS quebrador de recordes. Senti que ele tratou seus artistas com o mesmo afeto que eu. Essa foi a razão pela minha decisão, que muitas pessoas estavam curiosas.

Ao encerrar a primeira parte da minha vida como campeão da SM, agora estou começando a parte dois. Meu “próximo” é um lugar onde a tecnologia encontre a cultura. Estou caminhando a passos largos em direção a este lugar.

Isso não é apenas para a família SM, mas para a atual gerência.

Não me arrependo do tempo que passei com todos.

Para mim, a SM foi um desafio, minha felicidade e uma bênção.

Também quero compartilhar isso com os artistas com quem estive.

Após conhecer vocês, que eram cheios de sonhos, criamos música enquanto ríamos e chorávamos juntos nestes tempos agridoces. Vocês, que deram toda sua energia dos pés à cabeça em performances, foram, na verdade, meus professores. Respeito vocês. Estou orgulhoso e agradeço a vocês.

Fonte: (1)
Imagem: SM Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile