Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

História

Restos mortais de guerreiro da independência retornam à Coreia 100 anos após sua morte

Nesta segunda (10), os restos mortais de Hwang Ki Hwan retornaram à Coreia do Sul para serem sepultados em um cemitério em Daejeon. O caixão foi recebido com honrarias no aeroporto de Incheon após mais de 15 horas de voo.

Hwang Ki Hwan – que também atendia pelo nome em inglês Earl K. Whang – nasceu em 1886 em Sunchon, na província de Pyongan do Sul que agora pertence ao território da Coreia do Norte. Em 1904, Hwang se mudou para os Estados Unidos para estudar e, em 1918, se voluntariou para lutar do lado estadunidense na 1ª Guerra Mundial e resgatar soldados feridos nas linhas de frente.

Em 1919, ele se mudou para a França e se engajou no movimento de luta pela independência da Coreia na época em que o país estava sob domínio do Japão. Sua vida inteira foi dedicada à causa. Em vida, ele viajou o mundo dando entrevistas para denunciar as atrocidades cometidas pelos soldados japoneses e legitimar a independência de seu país natal.

No início dos anos 1920, Hwang retornou aos Estados Unidos para continuar sua luta em território estadunidense e proteger os direitos de coreanos que viviam em países estrangeiros. Ele faleceu em decorrência de um ataque cardíaco em 1923 na casa em que morava sozinho em Nova York.

O corpo de Hwang foi enterrado nos Estados Unidos, mas sua sepultura só foi encontrada em 2008 no cemitério West Lawn of Mount Olivet. Como Hwang não era casado e nem tinha parentes registrados, a jornada para trazer seus restos mortais para seu país natal durou nada mais do que 10 anos, começando em 2013.

Foi justo a ausência de um documento que comprovasse que Hwang não tinha parentes vivos que impediram a repatriação de seus restos mortais nos anos de 2019 e 2022. O cemitério havia pedido tal documento para a liberação do corpo, mas finalmente deu o sinal positivo para que os trâmites seguissem em janeiro de 2023.

O Ministro de Assuntos Patriotas e Veteranos Park Min Shik divulgou uma nota na ocasião da chegada dos corpo de Hwang destacando o seu papel para a independência do país:

Após 100 anos, o patriota Hwang Ki Hwan finalmente retornou à sua terra natal hoje. Ao pensar na sua vida inteira dedicada à luta pela independência, sinto muito pelo período de 100 anos.

Espero que ele agora possa descansar em paz nos braços da sua orgulhosa terra natal, que cresceu no cenário mundial.

O reconhecimento da importância do papel de Hwang para a independência da Coreia pelo governo foi sacramentada pela medalha de honra que lhe foi dada postumamente em 1995. Porém, a ficção também encontrou uma forma de mostrar sua história para que mais pessoas o conhecessem.

Hwang foi a inspiração para o k-drama Mr. Sunshine, lançado em 2018. Na trama, ele foi representado com o nome de Eugene Choi e interpretado pelo ator Lee Byung Hun. A história completa tem 24 episódios e está disponível no catálogo da Netflix e pode ser assistida aqui.

Fonte: (1)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile