Pelo menos nove passageiros foram socorridos e levados ao hospital após a porta do avião em que estavam abrir antes do pouso em no aeroporto de Daegu nesta sexta (26). O voo da Asiana Airlines deixou o aeroporto de Jeju por volta das 11:49 da manhã no horário local e pousaria em Daegu às 12:45.
Os passageiros socorridos apresentaram sintomas de hiperventilação, mas todos sofreram apenas ferimentos leves. No total, haviam 194 passageiros no voo. A aeronave estava a cerca de 200 metros de altura quando a porta de emergência abriu e todos foram expostos a pressão externa por 10 minutos até o pouso.
O momento foi filmado por alguns passageiros e compartilhados em portais de notícia:
De acordo com a Asiana Airlines e o governo, a porta se abriu após um passageiro na faixa dos 30 anos que estava sentado próximo à saída de emergência forçar a fechadura da porta. O homem alega que tudo não passou de um acidente após ter mexido em um dispositivo errado.
A Asiana Airlines informou em nota que a porta não deveria ter aberto devido à diferença de pressão do ar no interior e exterior da aeronave. Porém, o incidente ocorreu porque a pressão diminuiu antes do pouso. Além disso, a porta foi desenhada para que os passageiros possam abri-la em caso de emergência e não há outros dispositivos de trava.
A empresa ainda afirmou que não há tripulantes sentados próximos de todas as saídas de emergência e que alguns deles tentaram impedir o comportamento estranho do passageiro, mas já era tarde demais. Não há maiores informações na nota indicando se a empresa procurará responsabilizar o homem civil e criminalmente. Os danos e possíveis custos gerados pelo incidente ainda serão calculados.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Dongchon, subordinada à polícia de Daegu. O suspeito detido pode pegar até 10 anos de cadeia. O crime se enquadra na Lei de Segurança Aeronáutica que pune crimes relacionados à manipulação de portas, saídas ou dispositivos que afetem a segurança ou a operação de aeronaves.
O Ministério da Terra, Infraestrutura e Transportes informou que também procurará obter informações sobre o incidente com a companhia aérea e que responsabilizará o suspeito detido após o fim das investigações da polícia.
Fonte: (1)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.