Nesta terça (20), a polícia sul-coreana prendeu o adolescente que tentou abrir a porta de um voo da Jeju Air na segunda (19).
Anteriormente, havia sido reportado que o adolescente tinha 18 anos, mas as últimas notícias informaram que ele tem 19. O jovem, cuja identidade não foi revelada, foi detido logo após o pouso da aeronave no aeroporto de Incheon.
Leia mais:
Adolescente tenta abrir porta de voo na Coreia do Sul
A polícia informou que realizou testes toxicológicos e encontrou traços de substâncias ilícitas no organismo do adolescente. O Serviço Nacional Forense abrirá uma investigação para identificar quais substâncias foram usadas e com qual frequência.
O investigado abandonou a escola antes de terminar o Ensino Médio e morou por cerca de um mês em Cebu, nas Filipinas, de onde o voo partiu. Ele estava retornava para sua casa na Coreia do Sul quando o incidente ocorreu.
Segundo a polícia, a confusão ocorreu porque o comissários mudaram o jovem de lugar para que pudessem monitorá-lo após perceber seu comportamento estranho. Antes disso, ele havia se queixado de estar se sentindo mal, mas logo começou a reclamar de ter sido colocado em uma cadeira diferente da qual havia reservado. Na confusão, ele também proferiu ameaças dizendo que mataria todos a bordo.
Durante o interrogatório, o suspeito não informou o motivo de ter tentado abrir a porta do voo. Ele ainda fez aos policiais perguntas como quantos coletes salva-vidas haviam na aeronave e se a tripulação seria demitida se a porta de emergência tivesse sido aberta.
Na porta do Tribunal Distrital de Incheon, onde prestou depoimento, repórteres perguntaram se ele realmente não sabia que era perigoso abrir a porta de um avião. O suspeito respondeu: “Senti como se estivesse sendo atacado pela classe poderosa sul-coreana“.
Apesar do susto, não houveram feridos nem prejuízos materiais após o incidente. O caso semelhante ocorrido no final de maio teve apenas alguns passageiros atendidos com ferimentos leves, mas gerou um prejuízo de 640 milhões de wones (mais de R$ 2.3 milhões) à Asiana Airlines. O homem acusado também foi preso.
Fonte: (1), (2)
Imagens: reprodução via SkyTrax Ratings e Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.