Nesta quinta (22), o comitê disciplinar da K-League – o campeonato sul-coreano – puniu três jogadores com suspensão e multa após os mesmos postarem comentários racistas mencionando outro atleta.
Lee Myung Jae, Lee Gyu Sung e Park Yong Woo são todos atletas do Ulsan Hyundai FC. No início do mês, os três postaram comentários racistas em uma rede social, um deles fazendo referência ao jogador tailandês Sasalak Haiprakhon.
Os comentários foram feitos em uma foto que Lee Myung Jae postou em seu perfil no Instagram. Lee Gyu Sung referiu-se ao companheiro dizendo que ele era um “asiático do sul”, fazendo referência à tonalidade de pele do jogador. Já Park Yong Woo comentou usando o nome de Sasalak, citando diretamente o jogador tailandês.
Haiprakhon atualmente está defendendo um time tailandês, mas em 2021 ele competiu na K-League defendendo o Jeonbuk Hyundai Motors.
Os jogadores foram suspensos por um jogo e terão que pagar uma multa no valor de 15 milhões de wones (mais de R$ 55 mil). O Ulsan Hyundai FC também foi punido com uma multa no valor de 30 milhões de wones (mais de R$ 110 mil). Esta foi a primeira vez que jogadores da K-League são punidos por racismo desde o lançamento do campeonato, em 1983.
A atitude dos três jogadores foram duramente criticadas pelos internautas que compartilharam registros dos comentários e espalharam nas redes sociais. A foto original foi apagada e Park Yong Woo postou uma declaração de desculpas em seu próprio perfil no Instagram.
Fonte: (1)
Imagens: Football Database e Bangkok United
Não retirar sem os devidos créditos.