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Cotidiano

Adolescentes sul-coreanos chegam a trabalhar para comprar photocards de k-pop

A obsessão está fazendo com que alguns adolescentes sul-coreanos procurem emprego para poder gastar dinheiro em photocards, fotos que acompanham álbuns e outros merchandisings de k-pop. O tema foi debatido em uma comunidade on-line de mães.

O fato dos photocards serem distribuídos de forma aleatória e fazer com que fãs comprem várias cópias do mesmo álbum para tentarem pegar os cards de seu membro favorito ou completar a coleção de todos já é conhecido por fãs de k-pop. Porém a tática foi adotada por marcas que viram na estratégia uma forma de aumentar a venda de seus produtos.

A franquia de pizzarias Papa John’s fez uma parceria com o IVE na qual consumidores ganhavam photocards do grupo na compra de uma pizza. A busca incessante por cards das integrantes do grupo, especialmente pelo de Wonyoung, fez com que fãs fizessem pedidos de mais de 30 mil wones (mais de R$ 110,00) e até mesmo pedissem pizzas de regiões fora de Seul.

A Coca-Cola adotou uma estratégia similar com o NewJeans, anunciadas como embaixadoras da marca. Além das embalagens personalizadas com a logo do grupo, consumidores que comprarem os produtos podem ganhar brindes.

Estes são apenas alguns exemplos de uma infinidade de outros que existem. A Pepsi, que fez parceria com vários astros de k-pop para produzir músicas exclusivas para os comerciais da marca, também distribuiu photocards do IVE para quem comprasse uma caixa de refrigerantes zero açúcar. Estratégia semelhante e com o mesmo grupo foi feita pela Kwang Dong que convidou o sexteto para serem as musas de seu chá de seda de milho.

Como esperado, a moda chegou aos pais e fez com que muitos fossem “obrigados” a comprar grandes volumes de produtos porque seus filhos imploram para ter um photocard do bias. Yu Ha Rim, mãe de uma menina, contou: “Minha filha queria que eu comprasse várias caixas de chá de seda de milho com a foto do IVE, então comprei quatro e me perguntei se era correto. Não me senti muito bem porque isso parece encorajar o consumismo desenfreado. De fato, produtos com chá não são muito do gosto de crianças, então ouvi que alguns descartam os produtos e só ficam com os photocards“.

Porém, para evitar qualquer reclamação dos genitores que geralmente são os responsáveis por desembolsar os valores para adquirir os photocards, alguns adolescentes estão até mesmo conseguindo empregos de meio-período para poder bancar esta ostentação. Foi o que revelou Lee Je In, de 12 anos: “Comprei todos os produtos que deram photocards do IVE de brinde, como bebidas e pizza, com meu próprio dinheiro. Gastei 200 mil wones (quase R$ 740,00) para colecionar. Tenho uma amiga que trabalha em meio-período para ganhar dinheiro dizendo que os pais dela odeiam que ela compre produtos por causa de fotos“.

O debate sobre a influência de idols no consumismo de jovens também foi alvo de debate quando marcas de luxo passaram a nomear grupos e alguns de seus integrantes como embaixadores. Pais, que muitas vezes não sabem o valor de itens de marca assim, são pegos desprevenidos com pedidos de presentes que podem ultrapassar os milhares de wones.

Leia mais:
Sul-coreanos debatem sobre nomeação de idols como embaixadores de marcas de luxo

Fonte: (1)
Imagens: Coca-Cola e Papa John’s
Não retirar sem os devidos créditos.

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Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

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