Sempre que um ano novo começa, fãs de k-pop começam a fazer as contas para saberem quais artistas completam 7 anos de carreira. Como esta é a duração média do contrato das grandes gravadoras, ao fim do período, muitos grupos chegam ao fim. Isso já ganhou até o apelido de “maldição dos 7 anos”.
Um dos grupos que completará 7 anos de carreira em 2023 é o NCT. Por ser um grupo composto de várias units, nem todos os membros assinaram seus contratos no mesmo ano, mas, mesmo assim, boa parte deles debutaram em 2016 e, em tese, deveriam iniciar as negociações com a SM Entertainment para decidirem pela renovação dos seus contratos.
A lista dos membros que debutaram em 2016 é longa e inclui:
- Taeyong – debut em 9 de abril na unit NCT U com “The 7th Sense”
- Jaehyun – debut em 9 de abril na unit NCT U com “The 7th Sense”
- Doyoung – debut em 9 de abril na unit NCT U com “The 7th Sense”
- Ten – debut em 9 de abril na unit NCT U com “The 7th Sense”
- Mark – debut em 9 de abril na unit NCT U com “The 7th Sense”
- Taeil – debut em 7 de julho na unit NCT 127 com “Fire Truck”
- WinWin – debut em 7 de julho na unit NCT 127 com “Fire Truck”
- Yuta – debut em 7 de julho na unit NCT 127 com “Fire Truck”
- Haechan – debut em 7 de julho na unit NCT 127 com “Fire Truck”
- Jeno – debut em 25 de agosto na unit NCT DREAM com “Chewing Gum”
- Jaemin – debut em 25 de agosto na unit NCT DREAM com “Chewing Gum”
- Renjun – debut em 25 de agosto na unit NCT DREAM com “Chewing Gum”
- Chenle – debut em 25 de agosto na unit NCT DREAM com “Chewing Gum”
- Jisung – debut em 25 de agosto na unit NCT DREAM com “Chewing Gum”
Ainda em junho, foram anunciados os eventos de comemoração dos sete anos de debut do NCT 127 e do NCT DREAM. O do 127 ocorreu no domingo (16) enquanto o do DREAM está marcado para o dia 22. Já em agosto, o grupo iniciará uma série de concertos com performances de todas as units – incluindo o WayV – com datas já marcadas para a Coreia e o Japão.
Com tantos compromissos marcados para após o período de renovação, alguns começaram a se perguntar quando as negociações ocorreriam, ou se já haviam ocorrido sem ser comunicadas pela SM Entertainment.
Procurada pela mídia, um representante da agência esclareceu a dúvida ao Herald Business: “Na época em que o NCT assinou seus contratos, nós levamos em conta elementos tais como o alistamento militar e atividades em outros países, então os períodos dos contratos deles foram estabelecidos para serem mais longos que o normal [sete anos]. Embora hajam diferenças entre os membros individualmente, não há nenhum membro cujo contrato expire esse ano. Todos os contratos estão estabelecidos para começar a expirar a partir do fim do ano que vem ou até depois“.
Fonte: (1), (2)
Imagem: SM Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.