Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Ensino e Educação

Governo sul-coreano implementará novas políticas para garantir a autoridade dos professores

[AVISO DE GATILHO] O texto a seguir contém termos sensíveis que podem servir de gatilho. Recomendamos cautela ao prosseguir a leitura.

Na quinta (17), o Ministério da Educação sul-coreano anunciou que implementará novas políticas para garantir a autoridade dos professores em sala de aula. O texto entrará em vigor a partir do dia 1º de setembro e valerá para todo o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

As medidas chegam um mês após uma professora do Ensino Fundamental tirar sua própria vida em uma sala de aula da escola em que trabalhava no bairro de Seocho e desencadear uma série de protestos de profissionais da educação.

Leia também:
Morte de professora expõe conflitos entre educadores e pais na Coreia do Sul
Polícia revela novas informações sobre morte de professora enquanto protestos se intensificam na Coreia do Sul

O governo alega que o objetivo é fortalecer os direitos dos professores e proteger o direito dos estudantes de aprender. As regras aprovadas incluem:

  • Professores podem retirar de sala aqueles estudantes que interrompam as aulas ou perturbem os colegas.
  • Professores podem confiscar os celulares dos alunos.
  • Em caso de desrespeito às ordens, professores podem pedir autorização à direção da escola para punir os alunos. Nesses casos, os alunos podem receber tarefas específicas como escrever cartas de desculpas para refletir sobre seu comportamento.
  • Em situações extremas, professores podem usar força física para conter alunos caso haja ameaças à integridade física do próprio profissional ou dos estudantes.
  • Reclamações ou objeções sobre os métodos de ensino deverão ser tratados com a diretoria da escola, e não mais com os próprios professores.
  • Professores e pais podem requerer reuniões e a outra parte deve comparecer. As reuniões devem ocorrer durante o expediente do professor e marcadas com antecedência. Em caso de ameaça, os professores podem parar a reunião imediatamente.
  • Escolas terão autonomia para desenvolver suas próprias regras de acordo com seus próprios valores e ambiente de ensino.
  • Professores podem aconselhar pais a procurar aconselhamento ou tratamento para os filhos, caso vejam isso como algo necessário para o desenvolvimento da criança ou adolescente.

Durante uma conferência de imprensa, o Ministro da Educação Lee Jun Ho declarou: “Os direitos dos estudantes foram muito reforçados, o que causou um declínio nos direitos dos professores e no desrespeito às suas atividades de educação. Os professores tinham dificuldades reprimindo o uso de celulares [em sala] o que levou à uma violação dos direitos dos outros estudantes à educação“.

Para o Ensino Infantil, as escolas terão direito de estabelecer quanto aos direitos e deveres dos professores. As regras serão, então, repassadas para os responsáveis pelo aluno e deverão ser autorizadas pelos mesmos. Uma vez que as regras são estabelecidas, as escolas são autorizadas a expulsar ou suspender o aluno ou pedir aos pais que procurem profissionais de aconselhamento.

O governo também planeja melhorar a cooperação entre professores de Educação Especial com os profissionais de turmas gerais. As medidas específicas para a Educação Especial serão anunciadas futuramente.

Se você precisa ou conhece alguém que precise de ajuda, procure o CVV. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br

Fonte: (1)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

Sair da versão mobile