Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Confira todas as faixas que alcançaram Perfect All-Kill (PAK) em 2023

O ano de 2023 chegou ao fim e chega a hora de relembrar alguns dos grandes sucessos lançados nestes 12 meses. Mais precisamente, destacaremos as faixas que receberam o certificado de “Perfect All-Kill” (também conhecido popularmente pela sigla PAK).

O PAK é uma classificação dada aos sucessos que alcançaram de forma simultânea o topo das principais paradas de sucesso da Coreia do Sul, sendo elas: iChart, Melon, Genie, YouTube, FLO, VIBE e Bugs. Com o grande número de faixas sendo lançadas a cada ano, a concorrência pelos primeiros lugares é cada vez maior. Mesmo assim, seis sucessos conseguiram a façanha de conquistar o PAK.

Quer saber quais são eles? Confira a seguir.



“Kitsch” – IVE

O artista a conquistar o primeiro PAK de 2023 foi o IVE com “Kitsch”. Lançada em 27 de março como single, a faixa posteriormente entrou para o primeiro álbum do sexteto, o I’ve IVE. O PAK foi anunciado oficialmente no dia 3 de abril, uma semana após o lançamento da faixa e do respectivo MV.

No ano passado, o grupo conquistou o primeiro PAK de sua carreira com “After LIKE”… e já adiantamos que o nome delas irá aparecer novamente aqui. Então vamos seguir adiante.


“I AM” – IVE

Estávamos falando sério quando avisamos que o IVE ia voltar. No dia 10 de abril, o sexteto lançou o álbum I’ve IVE e no dia 23 do mesmo mês alcançou o segundo PAK do ano com “I AM”.

O intervalo de 3 semanas entre os PAKs de “Kitsch” e “I AM” renderam ao grupo uma marca história de ser o primeiro grupo de k-pop a alcançar tal façanha. Mas calma que não para por aí. Seguimos novamente.


“Queencard” – (G)I-DLE

Sem descanso para os números, em maio foi a vez do (G)I-DLE lançar seu mini álbum I feel com o sucesso arrasador “Queencard”. No dia 8 de junho, a faixa conquistou oficialmente seu PAK.

Este foi o terceiro sucesso seguido do grupo a alcançar a marca, seguindo “TOMBOY” e “N(x)de” que foram coroados em 2022. Já estávamos na metade do ano e o (G)I-DLE foi apenas o segundo artista a conquistar um PAK.



“Super Shy” – NewJeans

E vem aí a música que não saiu do topo das paradas e nem das cabeças dos fãs. O NewJeans começou o ano muito bem acumulando os PAKs de “Ditto”, que começaram a ser contabilizados em dezembro de 2022 e por isso não entraram na lista de 2023.

Em julho, o quinteto conseguiu seu segundo PAK da carreira com “Super Shy”. A conquista foi anunciada oficialmente no dia 16, 9 dias após o lançamento do single que posteriormente entrou no mini álbum Get Up.

Leia também:
[K-PROFILE] Conheça o NewJeans, o debut surpresa que chamou atenção do mundo


“Love Lee” – AKMU

Após um hiato de dois anos desde o mini álbum NEXT EPISODE, o AKMU retornou à música e às paradas de sucesso com o single “Love Lee”. A faixa foi lançada em agosto e conquistou o PAK pouco mais de um mês depois, no dia 24 de setembro.

Formada pelos irmãos Chanhyuk e Suhyun, a dupla completará 10 anos de carreira em 2024. Em um ano dominado pelas mulheres, Chanhyuk foi o único artista masculino a ter seu nome registrado entre os PAKs do ano.


“Baddie” – IVE

E alguém esperava que esta lista fosse terminar de outra forma? Após uma pequena respirada desde a dominação do início do ano, o IVE retornou mais uma vez com o mini álbum I’VE MINE. A faixa escolhida para promoções foi “Baddie” que, adivinha, também conquistou PAK. A marca foi anunciada oficialmente no dia 7 de novembro.

Tendo alcançado o PAK com 3 faixas diferentes no mesmo ano, o IVE conquistou uma nova marca e tornou-se o primeiro grupo de k-pop a conseguir tal feito. Antes do quinteto, a única artista que tinha conseguido 3 PAKs anuais havia sido a cantora IU.

Além do anúncio do PAK de “Baddie”, o mesmo 7 de novembro também foi marcado pelo anúncio da turnê mundial do IVE que passará pelo Brasil. O sexteto chegará ao país em junho para uma apresentação única em São Paulo.

Leia mais:
IVE no Brasil: Saiba todas as informações sobre o show único do grupo em São Paulo


Gostou de relembrar estes sucessos? Qual faixa também merecia ter levado o PAK e aparecido na lista? Conte pra gente nos comentários.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagens: Starship Entertainment, Cube Entertainment, ADOR e YG Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile