Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Moda & Lifestyle

Conheça Nora Noh, a pioneira da moda sul-coreana

Nascida em 1928, Noh Myung Ja decidiu, aos 19 anos, mudar de nome. Tendo como inspiração a protagonista da peça norueguesa “Uma Casa de Bonecas” (Et Dukkehjem), escrita por Henrik Ibsen em 1879, Myung Ja passou a ser Nora

Nora Noh divorciou-se aos 19 anos, após um casamento de conveniência que a ajudou a evitar se tornar uma “mulher de conforto”, e decidiu deixar Seul para estudar moda em Los Angeles. E assim nasceu a carreira que duraria mais de seis décadas, tornando a estilista uma força motriz na moda sul-coreana por mais de trinta anos. 



Nora Noh na década de 1940.

Nascida em uma família abastada, Nora cresceu admirando o estilo ocidental usado por sua mãe, uma apresentadora de programas de rádio. Começou a fazer roupas aos 12 anos, mas foi obrigada a casar-se aos 16. Depois de suportar seus sogros abusivos por dois anos, divorciou-se aos 18 – em uma decisão ousada para uma mulher coreana na época.

Naquele mesmo período conseguiu um emprego como datilógrafa na filial coreana do governo militar dos Estados Unidos. Ajudou a organizar festas e compareceu aos eventos com vestidos de sua própria criação.

Estudou moda nos EUA, mas foi em Seul que de fato iniciou sua carreira e em 1956 realizou o primeiro desfile de moda na Coreia. Em 1963, foi a primeira designer sul-coreana a lançar uma coleção prêt-à-porter para mulheres de carreira.

Nora Noh foi a primeira designer a desfilar uma coleção na Coreia do Sul, no hotel Bando, em 1956.

Durante um período em que as mulheres ficavam restritas às carreiras de donas de casa ou operárias de fábricas, Nora Noh abriu caminho para elas, tornando-as mais livres por meio da moda. 

Vestiu importantes celebridades da época – por exemplo, vestiu a cantora Yoon Bok Hee com uma minissaia, tornando a peça uma sensação da década de 1960 – e dirigiu as roupas do duo vocal Pearl Sisters, colocando as cantoras em calças largas, conhecidas hoje como pantalonas.

Yoon Bok Hee usando o que se tornou um ícone fashion da época: a minissaia, e as irmãs Pearl em suas calças pantalona.

Na década de 1970, tornou-se a primeira empresa coreana a entrar no mercado dos Estados Unidos. Seus designs foram capas de revistas como Vogue e Bazaar. Também foi a primeira designer coreana a ter suas roupas exibidas na Macy’s. Por um período de 15 anos, vendeu suas roupas na Sak’s, Nordstrom, Bloomingdale’s e Bullock’s, entre outras.

Uma das contribuições mais significativas de Nora Noh para a moda sul-coreana foi a introdução do “look feminino”, que contrastava com o estilo mais conservador e formal que predominava na época. Suas roupas eram conhecidas por serem elegantes, sofisticadas e ao mesmo tempo confortáveis, o que a tornou popular entre as mulheres que buscavam uma expressão mais livre e individual em sua vestimenta.

Ao longo de sua carreira, Nora Noh também foi uma defensora da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres. Ela quebrou barreiras em um setor dominado por homens e se tornou inspiração para muitos jovens designers que almejavam seguir seus passos.


Nora Noh deixou um legado duradouro na indústria da moda da Coreia do Sul. Sua influência pode ser vista até nos dias de hoje, não apenas nas roupas que ela criou, mas também na maneira como abriu portas para outras designers e ajudou a moldar a identidade e o estilo únicos da moda coreana.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagens: Asian Fashion Archive, Instagram Nora Noh, International Foundation for Women Artists
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Ávila

     Formada em moda, apaixonada por livro, filme, música e café nessa ordem.

    Sair da versão mobile