Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

Especialista debate o impacto de relacionamentos públicos nas carreiras dos idols de k-pop

Na quinta (18), HyunAJunhyung estiveram no centro das discussões após postarem uma foto de mãos dadas em seus perfis pessoais no Instagram. O registro levantou rumores de namoro entre os dois cantores, que foram colegas de empresa enquanto faziam parte da Cube Entertainment.

Procurados pela mídia, as agências dos artistas apenas lançaram notas vagas sobre o assunto. A At Area, responsável por HyunA, declarou: “Não estamos envolvidos nos assuntos pessoais da artista“. Já a nota da Black Made, empresa de Junhyung, diz: “Como este é um assunto pessoal do artista, é difícil confirmar. Pedimos a compreensão de todos“.

Apesar da falta de objetividade das notas das empresas, o próprio Junhyung escreveu uma mensagem no fromm na qual parece confirmar oficialmente o relacionamento:

Oi! Acho que a notícia supresa pode ter sido um choque para vocês.

Estamos bem, trazendo energia positiva um pro outro. Gostaria que vocês nos apoiassem, por favor!

Apesar do clima estar ficando cada vez mais quente durante o dia, ainda está frio à noite. Espero que cuidem de si mesmos, não adoençam e tenham um bom jantar.

Após a postagem das fotos nas redes sociais, surgiram rumores de que o casal poderia estar junto há alguns meses. Um dos sinais foi um registro postado na página de um restaurante em novembro, quando os dois visitaram o local.

Este é o segundo relacionamento público de HyunA, que anteriormente namorou DAWN. Os dois assumiram publicamente o relacionamento em 2018, mas estavam juntos 2016. Pouco após a revelação, ambos foram expulsos da Cube Entertainment e assinaram com a P NATION, onde chegaram a promover como dueto.

Em novembro de 2022, HyunA postou uma mensagem em suas redes sociais revelando o fim do namoro. A notícia pegou muitos fãs de surpresa já que meses antes o então casal havia postado fotos românticas insinuando que haviam noivado.

A expulsão de DAWN da Cube também culminou na sua saída do PENTAGON e gerou um impacto na carreira do grupo. Durante a participação no reality Road to Kingdom, os membros remanescentes mencionaram vagamente o fato em uma declaração: “Passamos por uma mudança na formação e haviam pessoas fofocando pelas nossas costas. Tivemos uma frustração considerável durante esta época“. Por este motivo, há quem culpe HyunA pelas turbulências na trajetória do grupo.

Desta vez, porém, pode ser a vez da carreira da cantora ter sua carreira estremecida. O motivo é o fato do nome de Junhyung ter sido ligado ao escândalo da Burning Sun. Em 2019, o então membro do HIGHLIGHT admitiu ter recebido vídeos íntimos compartilhados por Jung Joon Young (também conhecido como JJY), além de ter feito comentários inapropriados sobre mulheres com o colega. Apesar de ter sido retirado da investigação por não ter desrespeitado nenhuma lei do país, o Junhyung anunciou sua saída do HIGHLIGHT, bem como sua aposentadoria do mundo do entretenimento.

Leia também:
[DOSSIÊ] Burning Sun, Seungri e JJY: Uma linha do tempo do maior escândalo sexual no K-POP
[DOSSIÊ] Jung Joon Young é indiciado por compartilhar vídeos íntimos

Com toda a repercussão que a revelação do namoro tomou, a mídia sul-coreana procurou especialistas para comentar como os relacionamentos dos famosos impactam a fama dos mesmos. O crítico musical Jung Min Jae apontou:

Até a década de 1990, quando os primeiros idols coreanos surgiram, e continuando até os anos 2000, admitir relações românticas era quase um tabu. Mesmo neste ponto, fãs acham isso um pouco repulsivo. Porém, o que é diferente é que muitos aceitaram que é algo natural para os idols terem uma vida amorosa também, desde que isso não interrompa suas atividades profissionais. Fãs hoje em dia estão mais dispostos a “tolerar” isso.

Mesmo assim, revelar relações amorosas pode ser extremamente prejudicial para idols que por anos tentam construir o que Jung chamou de “imagem meticulosamente criada”. Não são raros os casos em que fãs pedem até o afastamento do idol do seu grupo.

Dentre os exemplos temos o de Sungmin, que se afastou do SUPER JUNIOR em 2017 após fãs ameaçarem boicotar o comeback do grupo caso o membro participasse das gravações. Alguns dos motivos da revolta foi o casamento do cantor com a atriz Kim Sa Eun, que fãs alegam que só descobriram através da mídia porque o próprio Sungmin não teria comunicado o fato diretamente ao fandom.

Além deste, outro caso conhecido foi o de Chen. Após o cantor revelar que iria se casar e que sua então futura esposa estava grávida, fãs exigiram sua saída do EXO por não ter “pedido desculpas” por ter um relacionamento. Chen e sua esposa tornaram-se pais pela segunda vez em janeiro de 2022 e o cantor segue suas atividades junto ao grupo mesmo com todas as ameaças.

Segundo o crítico:

Ser um idol é uma profissão centrada na projeção de uma fachada brilhante. É um trabalho que envolve criar e vender “imagens” que diferem da realidade. E os fãs coreanos estão muito cientes disso.
Fãs apreciam vislumbres do lado mais humano de seus idols preferidos, mas preferem não analisar demais os detalhes, como hábitos pessoais ou as complexidades das suas vidas amorosas. A maioria dos fãs reconhecem a existência destes aspectos, mas, geralmente, preferem que continuem sem ser comprovados.

O hábito da mídia coreana de ligar a vida amorosa à profissional, por vezes focando mais nesta primeira, faz com que o famoso seja menos reconhecido como artista. Além disso, se uma das partes envolvidas no romance tiver sido ligada à polêmicas anteriores, este desafio tende a aumentar. Esta é exatamente a situação de HyunA e Junhyung.

O anúncio do namoro fez com que as redes sociais de HyunA fossem tomadas por comentários indignados de fãs, que até mesmo acusaram a cantora de usar a imagem de feminista apenas para conquistar fama.

Segundo Jung:

Fãs devotos que apoiam este artista inevitavelmente expressarão sua oposição [ao relacionamento], especialmente na Coreia onde as expectativas morais para as celebridades são bem rigorosas.
Quando fãs sabem que seu amado idol está em um relacionamento com alguém envolvido em questões morais, é provável que os fãs mais dedicados considerem se afastar. Isso ocorre porque o namoro também serve como uma reflexão dos valores de alguém.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Imagem: HyunA via Instagram
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile