Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[LISTA] Nove grupos de K-pop que mudaram de nome depois do debut

É justo dizer que para um grupo de K-pop o nome é uma das coisas mais importantes. Muitas vezes é dele que surgem o nome do fandom, nome de programas especiais, entre outros conteúdos. Antes da estreia de um grupo, muitos nomes são jogados na roda até que um seja o “nome perfeito”. Por isso, se compararmos com a quantidade de grupos que existem, foi apenas um ou outro que resolveram alterar o seu nome depois do debut. 

Apesar de não ser algo muito comum, existem alguns motivos pontuais que fazem com que um grupo já lançado resolva mudar de nome. Sair da empresa, perder ou adicionar membros e um relançamento após uma reformulação, um rebranding, são alguns desses motivos.

Separamos uma lista de nove grupos que mudaram de nome depois do debut. Confira.



HIGHLIGHT

Formado por Doojoon, Gikwang, Junhyung, Yoseob, Dongwoon e Hyunseung, o BEAST debutou em 2009 pela Cube Entertainment e tornou-se um grupo consolidado no K-pop na famosa “era de ouro”. O grupo lançou muito sucessos como “Shock”, “Fiction” e “Good Luck”, mas em abril de 2016, Hyunseung deixou o sexteto. 

Apesar disso, o grupo seguiu com suas promoções e, em 2016, lançou o álbum Highlight com os hits “Ribbon” e “Butterfly”. Mesmo ganhando alguns prêmios com esse álbum, os membros resolveram não renovar seus contratos com a Cube Entertainment depois de 7 anos de parceria. Em meados de novembro, Doojoon, Gikwang, Junhyung, Yoseob e Dongwoon anunciaram que agora eles se promoveriam sob o nome de HIGHLIGHT e pela empresa Around US Entertainment, criada por eles. 

Algumas músicas lançadas pelo nome HIGHLIGHT são “Plz Don’t Be Sad”, “It’s Still Beautiful” e “Calling You”. Em 2019, Junhyung deixou o grupo e a agência. O grupo segue unido como um quarteto e seu lançamento mais recente foi o single “Give You My All”, lançado em outubro de 2023.


ONEWE

Antes de promover com o atual nome de ONEWE, a banda — formada por Yonghoon, Harin, Kanghyun, Dongmyeong e Giuk — se chamava MAS 0094 (sigla de “Make a Sound 0094”). O grupo iniciou sua carreira em maio de 2015 como um grupo independente de covers que revertia todos os rendimentos para caridade. Neste mesmo ano, eles lançaram o single digital “Butterfly, Find a Flower” pela Modern Music. 

Dois anos depois, em 2017, o MAS 0094 deixou a Modern Music e ingressou na RBW e foi quando resolveram encurtar o nome para MAS. Chegaram a participar de programas de sobrevivência como o The Unit, além do projeto RBW Trainee Real Life – We Will Debut junto com o grupo de trainees, RBW BOYZ

Porém, em junho de 2018, a RBW anunciou que MAS iria passar por um rebranding e estrear novamente com o nome ONEWE, que vem da combinação de “We” de “We Shine On You” e “One”.


Dreamcatcher

Quem conheceu o Dreamcatcher com sua imagem sombria mal pode imaginar que o grupo debutou com um conceito totalmente diferente, além de outro nome. JiU, SuA, Siyeon, Yoohyeon e Dami debutaram em setembro de 2014 sob a alcunha de MINX com o single “Why Did You Come to My Home?”.

Percebendo que o grupo acabou não ganhando muita atenção, a Happy Face Entertainment decidiu fazer mudanças no nome do grupo e na formação dos membros, ou seja, o famoso rebranding. Por isso, em janeiro de 2017, incluiu Gahyeon e Handong e deu ao novo grupo o nome de Dreamcatcher.

“Nightmare” foi o primeiro single lançado com a nova marca e dessa vez podemos dizer que acertaram em cheio. O grupo recebeu muita atenção pelo seu conceito dark, algo muito diferente para um grupo feminino no K-pop. 


TO1

O TOO (sigla pra “Ten Oriented Orchestra”) foi um grupo masculino de nove membros formado pelo reality de sobrevivência To Be World Klass, produzido pela Mnet, em 2019. Eles estrearam em abril de 2020 com o mini álbum Reason For Being: Benevolence.

No começo de 2021, o grupo participou da KCON:TACT 3 e anunciou que passaria a se chamar TO1 (sigla para “TOgether as ONE”). Após diversas mudanças de formação com saída e entrada de diversos membros, a WAKEONE Entertainment anunciou o disband do grupo em dezembro de 2023. A formação final com oito membros foi composta por Donggeon, Chan, Jisu, Jaeyun, J.YOU, Kyungho, Daigo e Yeojeong.

Leia também:
WAKEONE Entertainment anuncia disband do TO1


DKZ

DKZ, que antes era chamado de DONGKIZ, começou como um quinteto em 2019 e inspirados em New Kids on the Block, eles debutaram com seu o single “Dongkiz on the Block”.

Em março de 2022, a Dongyo Entertainment anunciou a saída do Wondae devido aos seus contínuos problemas de saúde. A empresa também revelou o rebranding pelo qual o grupo passaria, mudando o seu nome para DKZ e dando as boas-vindas a três novos membros, totalizando sete integrantes. 

A atual formação do grupo é composta por Jonghyeong, Sehyeon, Mingyu, Jaechan e Giseok.



BLACKSWAN

Este grupo feminino passou por vários nomes até chegar ao que conhecemos hoje. O RANIA foi apresentado ao público pela primeira vez em abril de 2011 com oito integrantes. Um ano depois, a formação começou a mudar devido à saída de diversas delas, começando por Joy, depois Riko, Saem, Sharon e Jooyi.

Ao todo, o RANIA teve 20 ex-integrantes durante sua trajetória. No ano de 2016 elas mudaram o nome para BP RANIA, que tinha o significado de Black Pearl Rania em referência à integrante Alex. Em 2020, a DR Music anunciou que elas mudariam de nome e apareceram novamente sob o nome de BLACKSWAN, realizando um nove debut com o full álbum Goodbye Rania.


XENO-T

O ToppDogg debutou em 2013 pela Hunus Entertainment com o single “Follow Me”. Originalmente, o grupo era composto por 13 membros, mas em 2015 sofreram sua primeira mudança com as saídas de Seogoong, Gohn e Kidoh. Apesar disso, o grupo continuou suas promoções com 10 membros e alguns destes chegaram a participaram de programas como Show Me The Money e Produce 101

Entre os anos 2017 e 2018 outros cinco integrantes também deixaram o grupo: Jenissi, PGoon, Nakta, Hansol e A-Tom. Ainda em 2018, a Hunus Entertainment anunciou através do fancafe oficial que a partir daquele momento os membros Sangdo, Hojoon, Bijou, Zero e Yano do ToppDogg passariam a promover sob o nome XENO-T.

A declaração informava: “Decidimos o novo nome do grupo ‘XENO-T’ com base na determinação de voltar ao início e mostrar um lado melhor de nós mesmos e das opiniões dos membros que querem retribuir aos fãs que os apoiaram por um longo tempo“.

Após a mudança, o grupo só lançou um single antes de ter seu disband anunciado em 2021.


BF

Talvez estas duas letras não tragam nenhuma referência de imediato, mas espere até ver o antigo nome do grupo em questão. Trata-se de ninguém menos que o BOYFRIEND. O grupo da Starship Entertainment debutou em 2011 com o single “Boyfriend” e, além da Coreia do Sul, também fez grande sucesso no Japão.

Apesar disso, o sexteto chegou ao fim em 2019. Ou pelo menos pensávamos que sim. Em 2021, Donghyun, Hyunseong, Jeongmin, Youngmin, Kwangmin e Minwoo chocaram os fãs ao anunciar que retornariam sob a alcunha de BF, uma sigla do antigo nome. Um dos motivos do retorno foi a celebração do 10º aniversário de debut.

Desde o rompimento com a Starship, os integrantes focaram em suas atividades individuais. Donghyun tem se concentrado em atuar. Hyunseong, Jeongmin e Kwangmin começaram a fazer músicas solo. Youngmin fez eventos no Japão e o maknae Minwoo continuou a criar conteúdo para seu canal no YouTube. O grupo segue promovendo e chegaram a lançar um mini álbum no ano passado.


BBGIRLS

Em maio de 2023, a Warner Music Korea anunciou que o grupo feminino Brave Girls mudou seu nome para BBGIRLS e que estava pronto para retomar suas atividades de grupo sob a nova agência. 

O Brave Girls estreou oficialmente em 2011 sob administração da Brave Entertainment. Porém, a formação mais conhecida do grupo — composta por Minyoung, Yujeong, Eunji e Yuna — só foi apresentada em 2016.

Em 2021, o grupo viu sua carreira dar uma guinada após “Rollin'” viralizar no YouTube. O vídeo revelou que a música era popular entre os militares coreanos, já que o grupo feminino se apresentava frequentemente em bases militares. A popularidade viral rendeu ao Brave Girls o apelido de “presidente das forças armadas”.

Em 2023, os contratos das então integrantes com a Brave Entertainment chegaram ao fim e elas optaram por não renovar com a empresa. Como os direitos dos nome do grupo pertencem à agência, o quarteto tornou-se BBGIRLS.

Leia também:
[ENTREVISTA] Brave Girls conta sobre dificuldades, esperança e nova fase na carreira
Trajetória: veja a saga do Brave Girls do debut até o sucesso repentino

Fonte: (1), (2), (3), (4)
Imagens: DREAMCATCHER Company, Around US Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Gabriela Oliveira

    Jornalista de 25 anos com um pé na hallyu e o outro na escuridão.

    Sair da versão mobile