Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

[LISTA] Relembre todos os artistas que conquistaram sua 1st win em 2023

Um dos momentos mais marcantes na carreira dos artistas sul-coreanos é sem dúvida a conquista da primeira vitória em programas musicais. Tal feito, que demonstra o reconhecimento do esforço e talento, pode demorar dias ou até mesmo anos.

Nesta retrospectiva, vamos relembrar todos os astros que conseguiram conquistar sua merecida 1st win durante o ano de 2023. Confira quais são eles.



BSS (SEVENTEEN)

BSS(SEVENTEEN) "Fighting" win encore show Champion 230215

Nossa lista começa no dia 15 de fevereiro. No episódio do Show Champion daquela quarta, o BSS recebeu seu primeiro prêmio pela música “Fighting”. O trio é uma unit do SEVENTEEN formada em 2018 e composta por DK, Hoshi e Seungkwan. O single premiado também conta com a participação da rapper Lee Young Ji.


j-hope (BTS)

[엠카] 230309 제이홉 1위

No dia 9 de março, j-hope conquistou sua primeira vitória como solista com “on the street”. O single digital é uma colaboração com o rapper J. Cole e foi lançado pouco antes do membro do BTS se alistar para cumprir seu serviço militar obrigatório.


Onew (SHINee)

No dia 18 de março, o Music Core coroou “O (Circle)” como a grande vencedora da noite. O feito deu a Onew sua primeira vitória como solista. A faixa premiada faz parte do álbum Circle, lançado no início daquele mês.


Jimin (BTS)

Imagine ganhar uma vitória antes mesmo do seu debut oficial. Confuso? Calma que a gente explica. No dia 23 de março, Jimin conquistou sua primeira vitória solo com “Set Me Free Pt. 2”. A faixa foi escolhida como single pré-lançamento do mini álbum FACE, que foi lançado dia 24 de março e marcou oficialmente o debut solo do membro do BTS. Ou seja: Jimin conquistou a vitória um dia antes do seu debut oficial, já que a HYBE só considera como debut a data do lançamento de algum álbum em formato físico. “Like Crazy”, que acabou sendo a faixa principal das promoções do mini álbum, também ganhou prêmios, mas todos após o lançamento oficial de FACE.


NMIXX

No dia 29 de março foi a vez do NMIXX conquistar sua first win com o single “Love Me Like This”. O sexteto demorou pouco mais de um ano para alcançar o feito e ficou bastante emocionado ao receber o troféu no palco do Show Champion.


Billlie

Falando em emoção, melhor deixar a caixinha de lenços aí do lado porque vamos precisar novamente. No dia 4 de abril, o Billlie conquistou sua aguardada first win no The Show. O grupo já havia conquistado diversos fãs com “GingaMingaYo (the strange world)”, mas foi apenas “EUNOIA” que deu ao septeto o merecido prêmio e um lugar de maior destaque na música sul-coreana.

Leia também:
[ENTREVISTA] Billlie fala sobre novo álbum e revela gostar de música brasileira


Jisoo (BLACKPINK)

Começando novamente um novo combo de vitória de solistas, chegamos ao dia 5 de abril. Pouco antes disso, no final de março, Jisoo finalmente lançou seu debut solo e juntou-se às colegas de BLACKPINK que já haviam feito isso nos anos anteriores. E claro que “Flower” não passou batido e conquistou diversos prêmios em programas musicais, sendo o primeiro deles no Show Champion.

Leia também:
JISOO (BLACKPINK) expressa seus próprios anseios com álbum de estreia “ME”


Lee Gi Kwang (HIGHLIGHT)

Seguindo a sequência, no dia 25 de abril foi a vez de Lee Gi Kwang conseguir sua vitória como solista. O artista debutou em 2009 no B2AST, que posteriormente foi renomeado HIGHLIGHT, e lançou seu primeiro solo em 2017. O álbum Predator foi o retorno solo do artista após 4 anos de seu último lançamento. E foi justo o single homônimo que deu a Lee seu merecido troféu.


Han Seung Woo (VICTON)

O último solista da sequência — mas não da lista — é Han Seung Woo. O cantor debutou como membro do VICTON e em 2020 iniciou sua carreira solo. A vitória veio no dia 4 de julho no palco do The Show com o single “Dive Into”, parte do mini álbum FRAME, e representou um retorno e tanto de Han após sua dispensa do serviço militar.



ZEROBASEONE

Oito dias. Foi o tempo que separou a data de debut do ZEROBASE da sua primeira vitória em programas musicais. O sucesso avassalador “In Bloom” foi parte do mini álbum YOUTH IN THE SHADE e escolhida como primeiro single do grupo formado no reality Boys Planet. O prêmio foi conquistado no The Show que foi ao ar dia 18 de julho.


Jung Kook (BTS)

Mais uma vez temos um membro do BTS conquistando first win e desafiando a linha temporal. Jung Kook recebeu o troféu do M Countdown no dia 20 de julho. A faixa premiada foi “Seven (feat. Latto)”, que foi lançada com single de pré-lançamento do álbum Golden. E quando o álbum foi lançado em formato físico? Apenas em novembro. O cantor não compareceu neste dia para receber o troféu, mas esteve presente em outras das 12 vitórias que acumulou com a faixa.


KWON EUNBI

Ainda sobrou lencinhos do começo da lista? Pode pegar de novo. No dia 8 de agosto, KWON EUNBI se emocionou e comoveu o público ao receber o prêmio do The Show. A cantora iniciou sua carreira como integrante do IZ*ONE e debutou como solista em 2021 após o fim do grupo temporário. A faixa premiada foi “The Flash”, uma das três que formam o single homônimo lançado no início de agosto.

Leia também:
[ENTREVISTA] KWON EUNBI fala sobre seu comeback com “Color” e nova fase de sua carreira como solista


V (BTS)

Fechando o combo de vitórias de membros do BTS, no dia 24 de agosto foi a vez de V conquistar um troféu para chamar de seu. A vitória foi com “Love Me Again”, que fez parte do mini álbum do debut solo do artista e também foi escolhida como single de pré-lançamento.


H1-KEY

Chamando todos os M1-KEYs para comemorar esse. O episódio do The Show que foi ao ar dia 5 de setembro escolheu a faixa “SEOUL (Such a Beautiful City)” do H1-KEY como o grande vencedor da noite. O quarteto demorou pouco mais de um ano e meio desde o seu debut para conquistar a first win e demorou a acreditar que tivessem ganhado o prêmio da noite. Mas logo a ficha caiu e elas celebraram bastante com os fãs.


BOYNEXTDOOR

O BOYNEXTDOOR é o primeiro grupo produzido pela KOZ Entertainment que fez sua estreia oficial no final de maio. No dia 12 de setembro, o sexteto conquistou sua first win no The Show com o single “But Sometimes”, parte do mini álbum WHY.. que marcou o primeiro comeback do grupo.


Jaechan (DKZ)

No dia 19 de setembro, Jaechan conquistou sua first win como solista com a faixa “Hello”, single principal do mini álbum JCFACTORY. Agora sente-se que a saga de como ele chegou até esta vitória no palco do The Show é digna de filme. O artista debutou como membro do DONGKIZ em 2019 e no mesmo ano também começou a promover como ator. Em 2022, Jaechan foi escalado para o BL Semantic Error e o sucesso do K-drama foi tamanho que fez com que o DONGKIZ voltasse às paradas musicais. Aproveitando a maré de sorte, o grupo passou por uma reformulação mudando o nome para DKZ e também sua formação. A nova fase deu tão certo que o grupo conseguiu ganhar sua first win poucos meses depois, e mais de 1200 dias após seu debut. Em setembro deste ano, foi a vez de Jaechan ganhar seu primeiro solo e também receber um troféu.

Leia também:
[LISTA] Quais artistas de K-pop mais demoraram para ganhar a 1st win


NiziU

Finalizando a lista e pegando o último lencinho temos a vitória do NiziU. O grupo japonês administrado pela JYP Entertainment e pela Sony Music foi formado através do reality Nizi Project e debutou em 2020. Em outubro de 2023, o grupo cruzou o oceano e fez o seu debut na Coreia do Sul com o lançamento do mini álbum Press Play. Pouco mais de uma semana depois, no dia 8 de novembro, o single “HEARTRIS” rendeu ao grupo a primeira vitória em programas musicais sul-coreanos. O troféu conquistado foi o do Show Champion.


Gostou de relembrar estes momentos ora felizes ora emocionantes? Qual artista você quer que apareça na lista das first wins de 2024? Conta pra gente nos comentários.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15), (16), (17)
Imagens: Mystic Story, KOZ Entertainment, JYP Entertainment, WAKEONE Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile