Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

[LISTA] Quais artistas de K-pop mais demoraram para ganhar a 1st win


Em maio de 2021, a KoreaIN organizou uma lista com os artistas de K-pop que mais demoraram para alcançar a sonhada 1st win da carreira. Na época, incluímos 11 artistas (os 10 que mais demoraram + uma menção honrosa).

Agora, pouco mais de um ano e meio depois, teremos que atualizar esta lista para incluir novas estrelas e também corrigir uma injustiça da versão anterior. Além disso, tiramos a banda N.Flying da menção honrosa e incluímos oficialmente no top 15, que também foi aumentado para que todas as novidades pudessem ser inclusas.

Em comparação com a versão anterior, dois artistas deixaram o ranking, sendo eles:

  • SF9 = 1199 dias do debut até a 1st win;
  • VICTON = 1224 dias do debut até a 1st win.

Confira a primeira versão da lista aqui:
[LISTA] Quais grupos de k-pop mais demoraram para ganhar a 1st win

Descubra abaixo quais foram os artistas que estrearam nesta lista. Já avisamos algo impressionante: o recorde do antigo primeiro lugar foi batido.



15º Boyfriend

Boyfriend foi um grupo administrado pela Starship Entertainment e que não está mais ativo, mas ficou marcado por ter demorado mais de 3 anos e meio, ou 1265 dias, para conquistar sua sonhada first win. A conquista foi com a faixa “Witch” e veio no The Show de novembro de 2014. Em seu discurso, o líder Donghyun disse que aquele era um sonho que se tornava realidade para o grupo. Com a nova mudança, eles agora passam a ser o último lugar da nossa lista.


14º DKZ

A primeira estreia da lista é o DKZ, anteriormente denominado DONGKIZ. O grupo debutou em abril de 2019, quatro meses após lançar um single de pre-debut, e em março deste ano anunciou uma série de mudanças que incluíram o novo nome e também novos membros. As últimas promoções estão sendo feitas em formação de sexteto com Kyoungyoon, JaechanJonghyeong, Giseok, Mingyu e Sehyeon. Além deles, também faz parte do grupo o membro Munik, que atualmente está em hiato.

Em outubro, o grupo conquistou a primeira win da sua carreira no The Show com a faixa “Uh-Heung“. Esta conquista demorou 1273 dias desde o seu debut oficial e foi a consagração do sucesso que o DKZ alcançou nos últimos tempos.


13º ONF

ONF debutou em 2017 e demorou 1308 dias para conquistar sua primeira vitória com a faixa “Beautiful, Beautiful” no The Show em março deste ano. Claro que no discurso não faltaram agradecimentos aos Fuses (fandom do grupo) que, infelizmente, não puderam estar presentes na ocasião devido aos protocolos de prevenção contra a COVID-19.

Leia também:
[ENTREVISTA] ONF se declara fã de Bossa Nova e comenta desejos de conhecer o Brasil


12º BTOB

Com 10 anos de carreira completados em 2022, o BTOB demorou 1309 dias para ganhar a first win. Sim, você não leu errado: a diferença do ONF para eles foi de apenas um dia. O troféu veio no Show Champion em 2015 com a faixa “Way Back Home“.

Leia também:
Trajetória: BTOB, dez anos de diversão e baladas emotivas


11º fromis_9

Outra estreia nesta lista é o fromis_9. O grupo foi formado no reality Idol School e debutou oficialmente em janeiro de 2018. Depois de migrarem de agência e passarem a ser gerenciadas pela Pledis Entertainment, o grupo iniciou esta nova parceria lançando o single “Talk & Talk” em setembro de 2021. E foi com ele que dias depois subiram ao palco do The Show para receber o primeiro prêmio da carreira. No total, foram 1322 dias de espera.



10º N.Flying

Créditos: reprodução

Agora oficialmente inclusos no Top 15, o N.Flying teve uma história bem curiosa sobre esta sonhada vitória que demorou 1385 dias para acontecer. A música premiada foi o hit “Rooftop“, cujas promoções já haviam sido encerradas. Porém, no mês seguinte, a faixa ressurgiu nas paradas musicais e uma nova agenda de divulgação foi montada. O resultado trouxe a primeira vitória para a banda no The Show e muitas lágrimas do baterista Jaehyun.

Leia também:
[ENTREVISTA] N.Flying promete visitar o Brasil e conta spoilers de próximos projetos


9º VERIVERY

Créditos: Show Champion via redes sociais

Outra estreia na lista é o VERIVERY. No dia 23 de novembro de 2022, 1414 dias após o seu debut em 2019, o jovem grupo finalmente alcançou sua primeira vitória no Show Champion. A faixa vencedora foi “Tap Tap” que, dias depois, conquistou a segunda vitória no Music Bank. Prova de que eles pegaram o jeito.

Leia também:
[ENTREVISTA] VERIVERY fala sobre primeiro álbum completo, desafios da atuação e vontade de vir para o Brasil


8º DAY6

Já que incluímos uma banda no ranking, nada mais justo que incluir duas. O DAY6 debutou em setembro de 2015 e demorou 4 longos anos para receber um prêmio desta natureza com “Time of Our Life“. Apesar da longa espera de 1416 dias até a 1st win, o grupo ainda ficou desacreditado por ter ganhado e agradeceu muito ao MyDay pela conquista.

Neste ano o grupo completou 7 anos de carreira e renovou seus contratos com a JYP Entertainment, garantindo mais anos de sucessos.

Pela contagem de dias, a banda deveria ter sido incluída no ranking desde a primeira versão, mas não o fizemos. Justiça feita, seguimos com a lista.


7º CLC

O CLC, que antigamente ocupava o 5º lugar da lista, agora está em sétimo. Se tivesse demorado mais um mês para ganhar a first win, o grupo teria completado 4 anos de carreira. No total, foram 1427 dias de espera pela vitória que veio no The Show. Mesmo tendo vários sucessos anteriores, foi só com o single “No” que o grupo conseguiu a esperada conquista. Uma curiosidade: a rapper Yeeun era MC do programa na época e teve que segurar a emoção até encerrar o episódio e só então foi comemorar com as companheiras de grupo. Infelizmente, o septeto chegou oficialmente ao fim em maio de 2022.


6º PENTAGON

Antes de ler este parágrafo, pare por um minuto e pense em todos os sucessos que o PENTAGON tem. São muitos, não é mesmo? Pois agora choque-se ao saber que demorou impressionantes 1472 dias para o grupo receber seu primeiro troféu no The Show. Foram 4 anos e 10 dias de espera e diversos sucessos ignorados, incluindo “Shine“. Felizmente, apesar da demora, o grupo finalmente foi recompensado levando o prêmio por “Daisy“. Em mais um fato curioso, eles deram uma entrevista para a KoreaIN antes da vitória e falaram do sonho que tinham. Agora, graças ao UNIVERSE, ele finalmente foi realizado.

Leia mais:
PENTAGON fala sobre as emoções da 1st WIN e a vontade de ver os fãs globais



5º Dreamcatcher

A penúltima estreia da nossa lista foi incluída em abril. O Dreamcatcher e os InSomnias esperaram longos 1923 dias, ou seja, mais de 5 anos por esse momento. E ele finalmente veio com a faixa “MAISON“. As integrantes do septeto não conseguiram conter as lágrimas ao receber o prêmio no Show Champion. A conquista veio poucos dias antes do anúncio de uma turnê mundial e, como se estas boas notícias não fossem suficientes, em novembro a Dreamcatcher Company anunciou que todas as integrantes renovaram seus contratos dois anos antes da expiração dos que estão atualmente vigentes.


4º U-KISS

Dentre os grupos desta lista, o U-KISS é o grupo mais veterano. O grupo debutou em 2008 e, após diversas mudanças de formação, hoje em dia consiste apenas em três membros: Soohyun, Hoon e Kiseop. Apesar disso, o grupo está sem lançar faixas novas desde 2016. Porém, estamos aqui para falar dos 2364 dias que o grupo – na época sexteto – demorou até ganhar o primeiro troféu em um programa musical. A conquista foi alcançada com a faixa “Playground” no The Show.


3º NU’EST

E vamos de mais particularidades. O NU’EST debutou em 2012 e recebeu seu primeiro prêmio no M Countdown 5 anos e 7 meses depois. Porém, a faixa “Where You At” não era exatamente deles, mas do NU’EST W, nome usado pelo grupo enquanto estavam promovendo como quarteto devido a ausência de Minhyun, que promovia com o Wanna One. A primeira vitória com o quinteto completo veio em 2019 com “Bet Bet“. Consideramos esta última como o número oficial da lista, somando assim 2611 dias. Em março de 2022, ano em que completou 10 anos de carreira, o grupo anunciou seu disband.

Leia também:
Trajetória: os 10 anos de NU’EST do debut, à ascensão e ao doloroso disband


2º Brave Girls

As Brave Girls também são veteranas na lista. Em 2021, completaram 10 anos de carreira e ressurgiram como uma fênix para comemorar da forma mais digna possível. Foram 3629 dias que separaram o debut do primeiro prêmio delas no Inkigayo em março do ano passado. A faixa premiada? “Rollin’“. Lançada em 2017, ela viralizou após um youtuber fazer uma compilação de diversas apresentações do grupo. Além da vitória nos programas musicais, o grupo acumulou mais de 100 “perfect all-kills” com a faixa.

Apesar da longa demora, a marca do quarteto foi batida e elas agora pousaram na segunda posição. Está em choque com este fato? Espere até saber mais sobre quem conseguiu este feito.

Leia também:
[ENTREVISTA] Brave Girls conta sobre dificuldades, esperança e nova fase na carreira


1º Younha

O topo agora pertence não a um grupo, mas a uma solista, sendo ela a única da lista. Go Yun Ha é conhecida pelo seu nome artístico de Younha e teve um caminho para a vitória parecido com o do Brave Girls. A faixa premiada foi “Event Horizon“, lançada em março. Porém, a música voltou às paradas musicais no mês passado e pouco a pouco foi escalando até chegar ao topo.

Mas o quão demorada foi esta vitória? Younha tem nada menos que 15 anos de carreira. Aqui, inclusive, podemos fazer dois cálculos para o período entre seu debut até a 1st win: se considerarmos o seu debut no Japão, são 6612 dias; mas, caso a data considerada seja a do debut na Coreia, o número cai para 5824 dias. Independente da conta, a cantora ultrapassa com folga a marca do Brave Girls.

Apesar de não ter comparecido pessoalmente ao Inkigayo para receber seu prêmio, Younha mandou um recado através da sua agência, a C9 Entertainment: “Eu não esperava conquistar o primeiro lugar em um programa. Estes dias parece que são meu aniversário. É o meu primeiro troféu do Inkigayo em 15 anos. Farei meu melhor para saudá-los com boas músicas pelos próximos 15 anos“.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11)
Imagens: Starship Entertainment, Dongyo Entertainment, WM Entertainment, Cube Entertainment, Pledis Entertainment, FNC Entertainment, Jellyfish Entertainment, JYP Entertainment, Dreamcatcher Company, NH Media, Brave Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile