Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Trajetória: BTOB, dez anos de diversão e baladas emotivas


Mesmo quem é novo no k-pop provavelmente conhece o BTOB – ou, pelo menos, alguns de seus integrantes. Consolidados atualmente por cantar baladas melódicas e emotivas, o grupo é reconhecido por seus vocais e senso de humor. 



O ano de 2022, além de marcar o décimo aniversário do grupo, é o ano em que o BTOB volta como grupo completo, não mais sub-units.


Debut e primeiros anos

Inicialmente com sete integrantes, o BTOB estreou com Eunkwang, Minhyuk, Changsub, Hyunsik, Peniel, Ilhoon e Sungjae no dia 21 de março de 2012, com duas faixas: Insane e Imagine

Sungjae, Changsub, Ilhoon, Minhyul, Eunkwang, Hyunsik e Peniel | Créditos: Cube Entertainment.

Mostrando a versatilidade do grupo, Insane foi a faixa-título que ganhou um MV elaborado e dark, com direito a filtro de imagens alaranjadas (como todo MV da época), mostrando o lado mais k-pop do grupo. Já Imagine focou mais nas habilidades vocais dos integrantes, em um estilo mais R&B – que viria a popularizar o grupo. 

Vale ressaltar que desde o debut seus integrantes estavam envolvidos na composição das músicas. Ilhoon escreveu a maior parte das letras e música, enquanto Minhyuk participou da composição da letra de Insane.



Em 2012, o grupo estreou seu primeiro reality, o Amazone, e em setembro do mesmo ano, fizeram seu primeiro comeback com o EP Press Play e a músicas Wow e Lover Boy, e promoveu na Coreia do Sul, China, Hong Kong, Japão e Taiwan, participando de shows também na Malásia e Tailândia. 


Primeiros sucessos

Entre 2013 e 2014, o BTOB lançou 4 EPs. Durante a era Thriller (2013), promoveram When I Was Your Man e Thriller, que ganhou um MV novamente puxado para o lado dark.



Beep Beep, lançado em fevereiro de 2014, teve cinco faixas e se tornou o primeiro EP do BTOB a alcançar o primeiro lugar no chart diário do Hanteo, permanecendo na posição durante uma semana. Beep Beep também ranqueou no top 3 de charts do Bugs e Soribada e vendeu mais de 40.000 cópias.  



Os EPs seguintes, Move e The Winter’s Tale, ambos de 2014, também ranquearam em primeiro lugar nos charts. Após as promoções da música You’re So Fly, o BTOB fez seu primeiro show solo, Hello Melody, no Olympic Hall, em Seul. Além disso, The Winter’s Tale, lançada em dezembro de 2014 marca a primeira faixa composta e produzida por Hyunsik e Ilhoon

A ascenção

Sucesso no Japão

Em 2015, o grupo conheceu os Melodys japoneses em seu primeiro fanmeeting e lançaram seu primeiro single original em março, o Future, que vendeu mais de 70.000 cópias e alcançou o primeiro lugar no chart do Japão. 

Primeiro álbum completo e amadurecimento musical

Em junho de 2015, o BTOB lançou seu primeiro álbum completo, intitulado Complete, com 13 faixas. A faixa-título escolhida foi It’s Okay, primeira balada do grupo, que até então seguia os padrões mais pop.

It’s Okay chegou ao topo de vários charts coreanos e marcou o amadurecimento musical do grupo e o primeiro passo para sua consolidação como vocalistas poderosos de baladas emotivas. 



First win e prêmios

Sétimo EP do grupo, I Mean, foi lançado em outubro de 2015 e promovendo a faixa Way Back Home, o BTOB conquistou sua primeira vitória em programas musicais, quase quatro anos depois de seu debut. 



Assim, durante o 30º Golden Disc Awards, o BTOB conquistou o Prêmio de Melhor Grupo Vocal e Melhor Balada para It’s Okay no 25º Seoul Music Award


Outros destaques

O BTOB continuou lançando EPs e singles, tanto em coreano, quanto em japonês. 

Um dos maiores destaques da discografia do grupo é New Men, lançado em novembro de 2016. Com a faixa I’ll Be Your Man, o grupo trouxe uma música com coreografia após mais de dois anos de baladas. Escrita, composta e arranjada por Hyunsik, o hit também alcançou o topo de vários charts coreanos. 

Conhecidos pelo senso de humor, confira I’ll Be Your Man em sua versão mais caótica:



Outro destaque é o décimo EP do grupo, Feel’eM (2017), com o single principal Movie e a balada Someday, composta por Hyunsik, Minhyuk e Ilhoon. Apesar da imagem de cantores de balada, o BTOB volta a mostrar sua versatilidade em Movie



Com as faixas de Feel’eM, o grupo ganhou mais notoriedade e seu merecido primeiro Bonsang na primeira edição do Soribada Best K-Music Awards

BTOB no Soribada Awards | Créditos: Twitter oficial do BTOB

E um projeto fundamental para o grupo foi o Piece of BTOB (abril – setembro de 2017), em que cada um dos integrantes pôde lançar singles solo. As músicas fazem parte do álbum compilatório Piece of BTOB, lançado em 2019. 

Segundo álbum de estúdio e alistamento

Ainda em 2017, o BTOB lançou seu segundo álbum de estúdio, o Brother Act, em outubro. Com a balada pop Missing You, uma das músicas mais populares do grupo, o hit também alcançou o topo dos chats coreanos.



Já no ano seguinte, com o lançamento do single The Feeling (parte do EP THIS IS US), o grupo fez seu debut no chart Billboard’s Social 50, na 21ª posição. Além de The Feeling, a música Only One For Me é uma das mais queridas pelos Melodys. 



Como tudo ia bem, os sete integrantes do grupo renovaram o contrato em julho de 2018, antes de irem para o exército. 

Em agosto de 2018, o líder Eunkwang alistou-se no serviço militar e Minhyuk foi eleito o líder substituto. Durante a ausência de Eunkwang, o BTOB promoveu o single Beautiful Pain, em novembro.



Já em 2019, durante janeiro e fevereiro, foi a vez de Changsub e Minhyuk cumprirem o serviço militar e o maknae Sungjae tornou-se o novo líder. 

Mais tarde, com a pandemia, Eunkwang foi dispensado do exército e foi a vez de Hyunsik e Sungjae se alistarem em maio de 2020.


BTOB 4U

Em outubro de 2020 os primeiros integrantes que foram para o exército terminaram seu serviço. Assim, a sub-unit BTOB 4U, formada por Eunkwang, Minhyuk, Changsub e Peniel foi anunciada e debutou no dia 16 de novembro com Show Your Love



Saída de Ilhoon do grupo

Ilhoon se alistou em 28 de maio de 2020 e no final do ano, no dia 31 de dezembro, a Cube Entertainment anunciou que o rapper estava deixando o grupo por conta do caso de uso de maconha. 

Sobre a investigação, Ilhoon admitiu o uso da droga e após apelação, recebeu sentença de condicional no final do ano passado

Desde sua saída, a Cube Entertainment anunciou que o grupo promoveria com seis integrantes. 


Kingdom e comeback do BTOB 4U

Os integrantes da unit BTOB 4U participaram do reality da Mnet Kingdom: Legendary War, programa que foi ao ar entre abril e junho de 2021. Uma de suas apresentações mais icônicas no reality foi de Back Door, música original do Stray Kids



Ademais, no final de agosto, a sub-unit fez seu comeback com 4U: Outside e a música-título Outsider, também lançada em japonês posteriormente. 


Units e solos

Além da sub-unit BTOB 4U, há uma unit antiga, formada em 2016: a BTOB Blue, composta pelos integrantes da vocal line: Eunkwang, Changsub, Hyunsik e Sungjae. A sub-unit já participou de programas como o Immortal Songs e The Singer Game e lançaram dois singles, Stand By Me (2016), que tem MV dirigido por Peniel, e When It Rains (2018).



Confira solos dos integrantes do BTOB

Em junho de 2020, Eunkwang lançou seu primeiro EP solo, o FoRest: Entrance, mas já trabalhou com OSTs e musicais. É atualmente um dos diretores da Cube Entertainment e o primeiro artista da empresa a ocupar tal cargo. 

Minhyuk, também conhecido como Huta, fez seu debut solo primeiro no Japão com o EP Summer Diary (2018) e no ano seguinte, lançou seu álbum Hutazone, com composições próprias, além de fazer um show solo. O cantor também está envolvido na atuação e se destaca em competições atléticas. 


Changsub foi o primeiro integrante do BTOB a ganhar um solo e lançou o álbum bpm 82.5 em 2017 no Japão. Seu solo coreano foi lançado em dezembro de 2018, intitulado Mark

Compositor, Hyunsik lançou seu EP solo em outubro de 2019. Rendez-vouz foi seu primeiro solo em sete anos e contou com letras, arranjo e composição do idol, que também realizou um show solo – com ingressos que esgotaram em quatro minutos.

Peniel lançou sua mixtape em inglês, KAIROS, em 2016. Além da música, também trabalha com imagens, tem um canal no YouTube e já fez uma exposição de suas fotografias. Além de lançar alguns singles, ele é um dos hosts do podcast GET REAL, do DIVE Studios, com Ashley Choi e BM.


Em 2020 foi a vez de Sungjae fazer seu debut solo com Yook O’Clock. Sungjae também atua bastante e seu papel de destaque foi em Who Are You: School 2015. Além da atuação, o cantor apareceu em vários programas de entretenimento, como o We Got Married, The Masked Singer e Law of Jungle

O ex-integrante Ilhoon lançava músicas solo desde 2012, mas lançou seu primeiro álbum solo somente em 2018, com Big Wave. O rapper também participou de várias parcerias e foi DJ da Idol Radio por um ano.

Celebração dos 10 anos do grupo

No final do ano passado Hyunsik e Sungjae foram dispensados do exército e participaram da BTOB Kiss the Radio, primeira vez que o grupo aparece com a formação completa em três anos. 

Em fevereiro, o BTOB fez seu primeiro comeback com a formação completa e comemorou seu décimo aniversário com o terceiro álbum de estúdio, o Be Together, com a faixa The Song, que alcançou o topo dos charts do iTunes em 21 países, incluindo o Brasil.



Apesar dos dez anos do grupo não ter sido comemorado do jeito que muitos Melodys queriam, eles entram em uma nova fase da carreira, em que são a inspiração de muitos outros novos boy groups e girl groups. 

Ademais, não é difícil encontrar vídeos de compilação mostrando momentos divertidos e até sem noção do grupo, em que mesmo sem contexto, não tem como não rir.

Que o BTOB e Melodys continuem a criar boas recordações juntos por muito tempo e que seus integrantes continuem a alcançar o sucesso nesta nova fase e em seus projetos particulares. 

Gif por ajadearhannnah via tenor.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12)
Imagens: Cube Entertainment, Twitter – divulgação e reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Naomi Shiroma

    Paulistana apaixonada por idiomas, livros e música.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido