Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Datas comemorativas

Como os coreanos celebram a Páscoa?

A Páscoa é um dia em que as famílias brasileiras e também de outros países se reúnem para celebrar o ressureição de Jesus. Apesar de também ser uma data religiosa, a Coreia do Sul não costuma celebrar a Páscoa tanto quanto o Natal.

Vamos descobrir como são as celebrações feitas na península.


Uma celebração apenas para alguns

O primeiro ponto a ser observado é que o Catolicismo não é uma religião majoritária na Coreia do Sul assim como é no Brasil. Segundo pesquisas, grande parte dos cidadãos seguem o protestantismo com o budismo aparecendo em segundo lugar. Diferentemente do Natal, a Páscoa não é considerada um feriado na Coreia do Sul.

Ou seja, as celebrações da Páscoa não são observadas em todo o país, mas cada família pode fazê-lo de acordo com a sua fé. Tanto o ex Moon Jae In quanto o atual Presidente Yoon Suk Yeol são católicos e enviam mensagens aos cidadãos na época da Páscoa. Também é bastante comum os presidentes e outras autoridades políticas frequentarem igrejas na data.

Além disso, os estrangeiros que moram no país também podem celebrar de acordo com suas crenças e tradições de seus países natais.


Ovos de Páscoa

Ovos de Páscoa decorado com adesivos.
Créditos: Piotrus via Wikimedia Commons

Quando falamos em ovos de Páscoa, o primeiro que vem à mente são os ovos de chocolate. Porém, nem todos os países costumam seguir esta tradição tão comum no Brasil. A Coreia é um desses casos.

Os coreanos costumam pegar ovos de galinha cozidos e decorá-los com pinturas ou adesivos. Crianças que estudam em escolas que seguem o modelo ocidental, como instituições bilíngues por exemplo, também podem ter jogos de caça aos ovos.

Apesar de não ser muito comum na Páscoa, os coreanos costumam trocar chocolates em outras datas comemorativas, especialmente no Dia dos Namorados.


Desfile de Páscoa

Desfile de Páscoa na praça Gwanghwamun
Créditos: Yonhap

Desde 2023, a capital Seul tem um desfile de Páscoa organizado pela União das Igrejas Cristãs da Coreia. O desfile começa na tradicional praça Gwanghwamun e vai até o parque Seoul Plaza.

A parada conta com bandas, apresentações de dança além de diversos símbolos religiosos e elementos tradicionais da Páscoa. Os desfiles são transmitidos ao vivo pelo canal da CNN News no YouTube e o ocorrido em 2024 pode ser conferido aqui.


Gostou de saber mais sobre a celebração desta data na Coreia do Sul? Aproveite para ler sobre outras datas comemorativas.

Leia também:
Como os coreanos comemoram o Seollal?
Como os coreanos comemoram o Natal?
Ano novo: como os coreanos comemoram o dia 31 de dezembro?

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: reprodução, Yonhap e Piotrus via Wikimedia Commons
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

Sair da versão mobile