Na sexta (22), a Embaixada do Brasil em Seul divulgou uma nota em suas redes sociais com informações sobre atendimentos a cidadãos brasileiros na capital sul-coreana.
A nota informa que houve um aumento do número de atendimentos a compatriotas em situação de vulnerabilidade decorrente de permanência no país além dos prazos regulares de seus respectivos vistos, com algumas ocorrências de violência doméstica e descumprimento de condições ideais de trabalho.
Aos que desejam visitar ou morar na Coreia do Sul, a Embaixada recomenda que:
- estejam plenamente cientes das regras aplicáveis à entrada e permanência na Coreia do Sul;
- conheçam seus direitos e obrigações de trabalho, se for o caso;
- guardem sempre consigo, em lugar seguro, seus documentos brasileiros, sobretudo o passaporte.
Vale lembrar que, assim como todos os outros países, a Coreia do Sul possui diferentes tipos de visto para turistas e também para quem deseja estudar ou trabalhar no país. Qualquer irregularidade com a documentação pode fazer com que o estrangeiro seja deportado.
Leia também:
Conheça os principais tipos e características dos vistos para a Coreia do Sul
Outra situação lamentável tem ligação com as violências sofridas pelas mulheres no país. Para ajudar em tais casos, o Governo Brasileiro possui uma cartilha “Prevenção de Violências contra Mulheres Brasileiras no Exterior” com orientações detalhadas sobre os meios para a proteção e denúncia disponibilizados para ajudar as vítimas. O documento pode ser acessado no portal do Governo através deste link.
A Embaixada do Brasil também frisa a importância do registro dos cidadãos junto à autoridade consular para facilitar o atendimento e acompanhamento em casos de emergência. Os contatos são os seguintes:
Endereço: 73 Cheongwadae-ro, Jongno-gu, Seoul
E-mail para consultas: consular.seul@Itamaraty.gov.br
Endereço eletrônico para a matrícula consular: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-seul/consular/matricula-consular
Telefone para emergências: 010-9519-8700 (WhatsApp)
Agendamento de atendimentos: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-seul/consular
Fonte: (1)
Imagem: Getty Images
Não retirar sem os devidos créditos.