Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cinema Entretenimento TV/Streaming

[LISTA] Seis animações coreanas para conhecer

As animações coreanas, também conhecidas como hanguk aeni ou guksan aeni (“animação doméstica”), estão se desenvolvendo cada vez mais. Apesar de ainda não serem tão fortes quanto os K-Dramas, há mais animações sendo produzidas na Coreia do Sul, principalmente as webtoonimation, ou seja, as animações que são baseadas em Webtoon. 

Muitos filmes de animação coreanos ainda dependem do investimento estrangeiro, de parceria com países como Estados Unidos e Japão, como é o exemplo de Dino Time (2012), que possuia uma equipe híbrida de coreanos e estadunidenses, possuindo até mesmo dois diretores e dois roteiristas, um de cada país. Já as séries de animação, apesar de em menor quantidade, conseguem produzir conteúdo coreano desde a criação até a exibição. Confira abaixo seis séries hanguk aeni.


A Story of Hong Gil Dong (1967)

Esta é considerada a primeira animação da Coreia do Sul. O filme animado conta a história de Hong Gil Dong, um herói fictício, filho ilegítimo com superpoderes e muita honra. O filme possui 80 minutos e foi criado por sul-coreanos com investimento financeiro majoritariamente interno, o que faz dele um primeiro passo autônomo do país, que atualmente conta com muito mais investimentos externos.


Pororo, the Little Penguin (2003)

Esta animação infantil conta a história de animaizinhos morando em uma ilha pacífica e isolada. Ela fez sucesso em toda a Ásia e chegou a ser exibida no Brasil pelos canais TV Cultura, RedeTV e TV Rá-Tim-Bum. Atualmente, é exibida pela Rede Brasil. Pororo foi criado em 2003 pela empresa sul-coreana Iconix Entertainment e é considerado uma grande conquista para o mercado de hanguk aeni.


Lookism (2022)

Lookism é uma crítica a sociedades que valorizam mais a beleza que a personalidade e o talento. A narrativa conta a história de um estudante do ensino médio que, ao receber um segundo corpo — mais alto, magro e belo segundo padrões de beleza — passa a se sentir mais incluido socialmente, conseguindo até começar a construir amizades e seus sonhos. A música “Fly Up” desta hanguk aeni é uma das prediletas da autora deste artigo. É uma música emotiva, que fala sobre aceitação e superação de obstáculos. Esta animação está disponível na Netflix e é baseada em uma webtoon de mesmo nome, criada por Park Tae Jun.



The God of High School (2020)

Esta animação se baseia em uma webtoon sul-coreana ambientada em Seul e tem como diretor o coreano Park Seong Hu. No entanto, boa parte dos criadores da animação são japoneses, o estúdio que criou a série é japonês e o idioma oficial também é o japonês. Portanto, apesar de ser considerada uma animação de ambos os países, com base principalmente na cultura coreana, surge o debate se The God of High School em si pode ser considerada uma aanguk aeni. Muitas outras animações têm essa mesma identidade dúbia, tornando mais difícil a distinção entre hanguk aenis e animes. Outro exemplo disso é a animação Solo Leveling, que será lançada ainda em 2024.


Taekwondo Student Maruchi Arachi (1977)

Este filme foi baseado em uma novela de rádio dos anos 1970. Contando com uma equipe e investimentos totalmente coreanos, a animação fala sobre um elemento importante da cultura do país, o Taekwondo. A história acompanha os jovens Maruchi e Arachi, que conhecem os mestres da arte marcial Yang e Jang. Os jovens aprendem mais sobre taekwondo com os metres para poder lutar contra um grande vilão chamado Crânio Azul nº 13.


True Beauty (2024)

Este é um exemplo de webtoonimation. True Beauty é uma webtoon de 2018, escrito e ilustrado por Yaongyi, que ganhou uma adaptação para K-Drama em 2020. Esta história de sucesso sobre uma menina que usa a maquiagem para se enturmar vai ganhar também uma animação, que está prevista para ser lançada em 2024. A aposta em transformar a história em animação foi feita devido ao grande sucesso tanto do webtoon quanto do K-drama — espera-se que esta hanguk aeni também tenha altos níveis de audiência.

Algumas destas animações são disponibilizadas gratuitamente no YouTube pelo canal Korean Animation, se ficou curioso, não deixe de conferir.

Leia também:
Saiba mais sobre o mercado de animações da Coreia do Sul

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: Netflix, Crunchyroll
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Sair da versão mobile