Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

[LISTA] Grupos que mudaram quase toda a sua formação exceto por um membro

Mudanças de formação acontecem nas melhores famílias (e nos melhores grupos). Alguns até conseguem manter a mesma formação durante toda a carreira, mas são ainda mais frequentes os casos de grupos que passam por saídas e entradas de integrantes ao longo dos anos. Tem até aqueles que mudam completamente a formação. Mas, ainda mais raros são aqueles que passam por mudanças drásticas com a formação inteira mudando… Exceto por um único integrante “original”. Descubra na KoreaIN o curioso casos dos grupos, ativos e inativos, que já passaram pela situação de mudar quase toda a sua formação exceto por um membro.

Leia também:
Conheça grupos de K-pop que mudaram toda a sua formação



Fatou (BLACKSWAN)

O BLACKSWAN já veio de um girlgroup com muitas formações. O girlgroup da DR Music surgiu a partir do Rania, que depois foi reconfigurado como BP Rania. Mais de 15 integrantes passaram pelo Rania, até que a empresa resolveu reconfigurar o grupo com uma nova cara, lançando oficialmente o BLACKSWAN.

O BLACKSWAN debutou como um grupo totalmente novo, mas com algumas caras mais conhecidas dos fãs do antigo Rania. A formação original do grupo tinha Hyeme, veterana do BP Rania, Youngheun e Leia (na época com nome Larissa) que tinham entrado no final da era do BP Rania, e Judy e Fatou. As cinco debutaram com a música “Tonight” do álbum Goodbye Rania. Poucos meses depois, Hyeme saiu do grupo.

Em 2022, o grupo passou por mais mudanças. Leia entrou em hiato indefinido, sem retornar até hoje, e a DR Music fez audições globais para adicionar novas integrantes, com a entrada de Sriya e Gabi. Em julho de 2022, Youngheun e Judy saíram do grupo, tornando o BLACKSWAN um raro caso de um grupo de K-pop sem integrantes coreanas. No final do ano incluíram uma nova integrante, Nvee. Assim a formação ativa atualmente conta com Fatou, Sriya, Gabi e Nvee. Fatou é a única integrante original do BLACKSWAN a continuar. Em 2023 o quarteto lançou “Karma”, que viralizou.


Heejae (MASC/SEVENUS)

O caso do MASC, hoje chamado de SEVENUS, é de um verdadeiro renascimento. O grupo debutou em 2016 pela JJ Holic Media com a música “Strange”, em uma formação com quatro integrantes: Heejae, Woosoo, 26 e ACE. Depois de apenas dois comebacks e um ano de carreira, a empresa anunciou que quatro novos integrantes se juntariam para formar um octeto: Ireah, Moonbong, Doeun e Chibin. Não muito depois, Chibin alegou que ACE tinha agredido ele e, depois de muita polêmica, os dois saíram do grupo. 26 e Doeun saíram para seguir outros caminhos na carreira depois. Os quatro integrantes restantes, Woosoo, Heejae, Ireah e Moonbong chegaram a lançar uma música nova em 2019 antes da empresa anunciar o disband.

Isso até 2023, quando Heejae e Ireah entraram no programa Peak Time como uma dupla. O reality era uma competição de idols e grupos procurando uma nova chance e os dois conseguiram ficar em 2º lugar. No programa, eles foram como representantes do MASC, motivo pelo qual ainda dá para considerar essa história uma continuação do grupo. Após o sucesso, eles assinaram com uma nova empresa e continuaram a carreira como dupla com um novo nome, SEVENUS, em homenagem ao nome do time deles no programa. Como Heejae era um integrante original do MASC e Ireah entrou depois, eles entram nesta lista de maneira inusitada.


Yeeun (Wonder Girls)

O Wonder Girls é um grupo lendário e a prova de quem um grupo pode mudar de formação e ser muito bem-sucedido. O primeiro grupo da JYP Entertainment debutou lá em 2007 como um quinteto com Yeeun, Sunye, Sunmi, Hyuna e Sohee. Hyuna, que depois entrou no 4Minute, saiu tão rapidamente que muita gente costuma esquecer que o Wonder Girls mudou de formação tão cedo. As quatro restantes lançaram o hit da década que foi “Tell Me”. Um pouco depois elas voltaram a ser um quinteto quando Yubin entrou no grupo, se encaixando muito bem nos próximos sucessos como “So Hot” e “Nobody”. Em 2010, Sunmi saiu e seguiu carreira solo e Hyerim entrou em seu lugar.

O novo quinteto assim seguiu até o hiatus do grupo e afastamento e eventual saída de Sunye e Sohee em 2013. Por alguns anos, Yeeun (que também se promovia como a solista HA:TFELT) se tornou então a única integrante original do Wonder Girls na ativa, ao lado de Yubin e Hyerim. Isso até 2015, quando Sunmi retornou na reformulação do grupo como banda com a música “I Feel You”, do álbum Reboot. A música fez sucesso e elas lançaram mais músicas até o disband em 2017. Mesmo que na última formação Sunmi tenha voltado, a única integrante do Wonder Girls a permanecer durante toda a existência do girlgroup foi Yeeun.



Jun (Ledpple/LedT)

O Ledapple foi uma banda de rock de idols formada pela Starkim Entertainment e viu mudança em praticamente todas as posições e instrumentos ao longo dos seis anos de carreira entre 2010 e 2016. A formação inicial tinha I-OH, Minyong, Sunghyun, Kwangyeon e Youngjun (JUN). O vocalista principal I-OH saiu pouco tempo após o debut por causa de tuberculose, com outro vocalista Minyoung e o baterista e líder Sunghyun saindo não muito depois também. Hyoseok (AKi), Jaehoon e Kyumin (Kei) entraram no lugar deles na banda. Eles tiveram um novo comeback e então Jaehoon, novo vocalista principal e líder, também saiu por motivos pessoais. Então dois novos integrantes entraram, o vocalista principal Hanbyul e o rapper e DJ KeonU.

Ao final do primeiro ano de carreira, a nova formação era um sexteto com Kwangyeon, JUN, Hyoseok, Kyumin, Hanbyul e KeonU. No ano seguinte, KeonU acabou saindo e o quinteto seguiu a carreira pelos anos seguintes com músicas como “Time is Up”, “Run To You” e “Let The Wind Blow”. Entre o final de 2014 e início de 2015, novas mudanças drásticas. Kyumin se afastou por um tempo pois queria seguir carreira no hip hop, mas acabou retornando. Hanbyul e Kwangyeon saíram. E dois novos integrantes entraram, Hyunsang e Kyosung… Por alguns meses. Em meados de 2015, três integrantes sobraram e apenas JUN estava na banda desde o começo. Jun, Kei e AKi, com novos nomes artísticos, passaram por uma nova formulação da banda com nome de LedT e seguiram por mais um ano até o fatídico disband, sem novas músicas nesse meio tempo.


Hyemi (9MUSES)

O 9MUSES é um daqueles grupos que debuta com um número específico integrantes, mas que não seguiu sempre assim. Em 2009, a Star Empire Entertainment fez um reality que selecionou nove meninas para serem as suas musas e debutarem no novo girlgroup: Rana, Sera, Eunji, LeeSem, Euarin, Jaekyung, Bini, Minha e Hyemi. O debut No Playboy foi longe de ser um sucesso como era esperado e em alguns meses primeiro Jaekyung e depois Bini e Rana saíram do grupo. Hyuna entrou como nova integrante na mesma época e nos anos seguintes, conforme ganharam mais popularidade, duas novas meninas entraram, Gyeongree em 2012 e Sungah em 2013, voltando a serem nove musas com lançamento de sucessos como “Dolls”, “Wild” e “Gun”.

Só que no final de 2014, as integrante originais Eunji, LeeSem e Sera saíram após o fim dos contratos. Mesmo com a entrada de Sojin e Keumjo no ano seguinte, o grupo nunca mais teve nove integrantes. A nova formação foi responsável pelos hits “Drama” e “Hurt Locker”. Em 2016, Euarin e Minha saíram do grupo. Com isso, Hyemi, a primeira maknae do grupo, foi a última integrante a se manter na formação desde o debut e se tornou a nova líder. Hyuna e Sungah acabaram saindo eventualmente e a última formação do 9MUSES teve Hyemi, Gyeongree, Sojin e Keumjo, que já formavam a sub unit chamada 9Muses A, até o disband em 2019 após a música final “Remember”.


Inseong (KNK)

O caso do KNK é diferente e, podemos dizer, temporário. O KNK debutou em 2016 com 6 integrantes: Youjin, Dongwon, Seoham, Inseong, Jihun e Heejun. O grupo seguiu assim por alguns anos, até Youjin ser diagnosticado com síndrome de pânico e ter se afastado temporariamente, apesar de nunca ter retornado. Pouco depois, Dongwon foi adicionado ao grupo. A situação começou a mudar entre 2021 e 2022. Em um período curto, Seoham saiu do grupo e depois Heejun. Assim sobraram três integrantes, Dongwon, que entrou depois, Inseong e Jihun.

Só que também em 2022, Inseong se alistou oficialmente e, durante alguns meses, o Jihun foi o único integrante original a continuar. No final do serviço dele, em 2023, foi a vez de Jihun se alistar. No final de 2023 Hyunjong foi anunciado um novo integrante. Assim, oficialmente o KNK tem quatro integrantes hoje: Inseong e Jihun de originais e Dongwon e Hyunjong de novas adições. Só que como o Jihun está afastado pelo serviço militar, na prática até o final de 2025 o único integrante original a estar ativo no KNK no momento é o Inseong. Desde as mudanças mais recentes, ainda não tiveram comeback com a nova formação.


Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13)
Imagem: Star Empire Entertainment, DR Music, PCS Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile