Se você é fã dos dramas coreanos, provavelmente conhece algum papel da atriz Park Min Young em ação sem nem saber. Ela começou a carreira em 2006, aos 20 anos, na sitcom High Kick! e logo no ano seguinte já estava estrelando suas primeiras obras e recebendo seus primeiros prêmios de melhor atriz. Em 2008, ela também atuou no MV de “Haru Haru”, do Big Bang, um dos primeiros grandes sucessos do grupo.
Para ter uma ideia, depois de 2010 ela só fez papéis de protagonistas, e não foram poucas! Ela já esteve em comédias escolares, dividida entre dois pares românticos, contando históricas sobre rainhas reais e representando lendas coreanas famosas. Em 2023 e 2024 ela atingiu novos limites, protagonizando o drama chinês Shi Guang Zhi Cheng. Com muita experiência na carreira, Park Min Young carrega cada vez mais sucessos no currículo e a KoreaIN trouxe alguns dos trabalhos da atriz que você deve (ou deveria) conhecer.
Leia também: 15 K-dramas que foram baseados em fatos reais
I am Your Teacher
A personagem Eun Byul de I am Your Teacher foi a primeira protagonista de Park Min Young, em 2007. No drama de comédia, um líder de gangue se preocupa com a educação de sua filha, Eun-byul, e arranja um professor nada convencional para incentivá-la nos estudos. Park Min Young ganhou prêmio de melhor nova atriz no KBS Drama Awards pelo papel.
Sungkyunkwan Scandal
Sungkyunkwan Scandal é uma comédia romântica histórica de 2010 que tinha todos os elementos que um drama precisa e teve o sucesso que merecia. Park Min Young atua como Kim Yun Hee, uma jovem inteligente que se passa pelo irmão para fazer o exame nacional, exclusivo para homens, para se tornar um estudioso. Durante o estudo, ela se aproxima de três rapazes e, à medida que eles descobrem sua verdadeira identidade, eles acabam protegendo e se apaixonando por ela.
Queen for Seven Days
Queen for Seven Days é um drama histórico de 2017 inspirado em uma história real sobre uma rainha que ficou no poder por apenas sete dias. Park Min Young interpreta Shin Chae Kyung, uma nobre que se casa com um príncipe e, algum tempo depois, quando ele é coroado Rei, se torna a Rainha Dangyeong. Só que traições e questões políticas a tiraram do trono em apenas uma semana com o título e terminam com a expulsão dela do palácio, separando-a do seu amor.
What’s Wrong with Secretary Kim
Em O que há de errado com a secretária Kim, como é chamado no Brasil, Park Seo Joon e Park Min Young contracenam em um romance divertido sobre um executivo narcisista e a sua secretária competente que resolve se demitir. Na tentativa de convencê-la a continuar na função, ele faz de tudo e acaba se aproximando dela mais do que os dois gostariam. O drama foi baseado em uma novel e webtoon de sucesso e a adaptação bem-feita e cheia de momentos icônicos com muita química recebeu vários prêmios em 2018.
Her Private Life
Park Min Young esteve em outra comédia romântica baseada em webtoon que conquistou o público em 2019. Em Her Private Life, ou “Sua Vida Privada”, a atriz faz o papel de Sung Deok Mi, uma curadora de galeria de arte profissional que esconde um outro lado: o de fangirl e gerente do fandom do idol Cha Shi An. Para evitar que surjam rumores de que ela e o idol estão namorando, ela começa um namoro falso com o novo diretor da galeria, Ryan Gold, até que o relacionamento fica cada vez mais verdadeiro.
Forecasting Love and Weather
Prever o tempo pode ser difícil, mas prever o romance poder ser mais complicado ainda. Em Forecasting Love and Weather, ou Clima do Amor, toda a história se passa na Korea Meteorological Administration (KMA) e acompanha as vidas, relacionamentos e romances dos integrantes do time, formado por Park Min Young, Song Kang, Yoon Park, Yura e mais grandes nomes da indústria.
Love in Contract
E quando o próprio romance é o negócio? Em Love in Contract, Park Min Young é Choi Sang Eun, uma mulher charmosa que tem um trabalho inusitado: atuar como esposa em situações sociais de seus clientes solteiros. Com anos de experiência, ela se encontra entre dois clientes fiéis, Jung Ji Ho (Go Kyung Pyo), que tem exclusividade às segundas, quartas e sextas, e Kang Hae Jin (Kim Jae Young) que a contratou pelas terças, quintas e sábados.
Marry My Husband
Em Marry My Husband, Park Min Young é Kang Ji Won, uma mulher que sofre de câncer terminal e, ao mesmo tempo, flagra o marido a traindo com sua melhor amiga. Após uma briga, ela acaba morrendo e volta 10 anos no tempo, de 2023 para 2013. Ela usa a nova oportunidade para se vingar. O plano? Fazer com que a melhor amiga e o que seria seu marido se casem e assim passar toda a infelicidade dela para eles. O drama também foi baseado em uma novel e webtoon, mas desta vez a história não tem nenhuma leveza da comédia. A trama de romance, vingança e brigas prende a cada novo desdobramento desta nova realidade.
Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4)
Imagem: Hook Entertainment, TvN
Não retirar sem os devidos créditos.