Nesta sexta (26), a Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Coreia anunciou que abriu uma investigação do incidente envolvendo os seguranças de Byeon Woo Seok no aeroporto internacional de Incheon.
O fato ocorreu em 12 de julho. Byeon estava viajando para Hong Kong, onde faria um fanmeeting, e uma equipe de seguranças foi até o aeroporto para acompanhá-lo. Os profissionais foram contratados pela Varo Entertainment e, enquanto permaneceram nas dependências de Incheon, foram acusados de cometer diversos atos considerados excessivos para garantir a segurança do ator.
Filmagens e relatos do dia mostraram que os seguranças apontaram lanternas para os fãs que tentavam tirar fotos de Byeon, além de terem fechado um dos portões de embarque e checado os passaportes e passagens de outros passageiros que estavam no local. As atitudes foram consideradas desrespeito contra o direitos humanos.
No dia 14 de julho, uma denúncia foi feita contra a empresa de segurança. Porém, a mesma foi redirecionada para o aeroporto porque a Comissão só possui autorização para investigar violações de direitos humanos envolvendo instituições públicas, e não empresas privadas. Vale ressaltar que os empregados do aeroporto de Incheon são funcionários públicos.
A empresa de segurança chegou a se desculpar e explicou que todas as medidas tomadas foram em virtude da inesperada multidão de fãs presentes no aeroporto naquele dia. Apesar disso, afirmaram que algumas das ações foram feitas com o conhecimento da equipe do aeroporto. Uma destas teria sido o fechamento do portão de embarque. Por outro lado, a checagem dos passaportes e passagens de outros passageiros não haviam sido aprovadas previamente.
O aeroporto esclareceu que eventualmente chega a fechar portões de embarque por motivos de segurança, mas de forma alguma apoia ou coordena ações de empresas de segurança particulares. Por este motivo, o aeroporto entrou com um processo contra a empresa de segurança envolvida neste caso apontando preocupação com suspeitas de abuso de autoridade e coerção.
Cautela necessária ou exagerada?
A relação entre famosos sul-coreanos e aeroportos pode não ser muito entendível para leigos, mas quem acompanha os produtos do entretenimento do país certamente já viu fotos ou vídeos de portais e fanbases mostrando os artistas antes de viajarem ou retornando à Coreia do Sul.
Este peculiar hábito, por exemplo, fez surgir a “airport fashion”, na qual os figurinos escolhidos pelos famosos para viajar são fotografados e podem até mesmo virar referências de moda (para o bem ou para o mal). Além disso, não é incomum fãs se deslocarem até os aeroportos apenas para tentarem ver um artista que gostam.
O caso envolvendo Byeon Woo Seok pode até ter causado um furor acima do esperado, mas não é muito difícil refletir sobre os motivos que levaram sua empresa a contratar a equipe de segurança para salvaguardar o ator.
Confira o vídeo abaixo feito no mesmo aeroporto de Incheon no dia 16 de julho:
Além do grande número de fãs, a mídia também comparece ao aeroporto para cobrir o embarque ou desembarque dos famosos. Por vezes, veículos chegam até mesmo a fazer lives mostrando a chegada dos artistas.
A preocupação com a segurança ainda conta com um fator extra porque aeroportos são constantemente visados por sasaengs, “fãs” obcecadas que por vezes tentam invadir a privacidade dos famosos.
Leia também:
Aeromoças revelam histórias chocantes com sasaengs em aeroportos
O lado obscuro dos fansites: Sasaengs
Por Greyce Oliveira
Fonte: (1), (2)
Imagem: Korea Times (reprodução via X)
Não retirar sem os devidos créditos.