Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

Mães das integrantes do NewJeans falam sobre a atuação da SOURCE MUSIC e HYBE

Nesta quarta-feira (24) a Business & Sports World divulgou uma entrevista exclusiva com as mães das integrantes do NewJeans, que decidiram se pronunciar após a Dispatch publicar no dia 23 um artigo tratando da “história por trás da aquisição do grupo e de Min Hee Jin” e a resposta da HYBE ao texto.

Na longa entrevista, elas se manifestaram contra a alegada campanha de marketing reverso e desinformação da HYBE e expressaram sua lealdade à ADOR e à Min Hee Jin, reafirmando seu apoio e demandando que a HYBE interrompa a campanha viral negativa contra agência e CEO.

A mãe de Minji contou que a cantora foi morar sozinha em Seul quando tinha 13 anos e começou a ser trainee na SOURCE MUSIC. Ela teve autorização para visitar a filha no dormitório apenas um ano depois do início do treinamento e ficou chocada e com o coração partido ao ver que Minji suportou em silêncio o “mofo em todos os cantos e baratas aparecendo por toda parte”.

De acordo com a mãe, a SOURCE MUSIC fazia “uma criança de 14 anos trabalhar até depois das 2 da manhã nos fins de semana, sem descanso” e caminhar sozinha no escuro até o dormitório — situações em que Minji ligava para a mãe para se sentir segura. A cantora também não dormia, pois sentia medo de faltar à escola e ficava sentada sozinha em frente ao portão da escola às 6 da manhã.

Apesar de gostar muito de estudar, a SOURCE MUSIC pressionou para que Minji desistisse dos estudos. Ela estava prestes a entrar no ensino médio quando foi informada de que seria muito difícil equilibrar o treinamento. Minji insistiu em ir para a escola, pois isso proporcionava conforto e consolo para ela, longe do ambiente de treinamento difícil e exigente.

A mãe de Minji contou que a SOURCE MUSIC fez com que seus trainees enfrentassem uma espera interminável, sem explicação ou plano: “Não houve data de estreia definida, nenhuma formação do grupo de estreia e nenhum plano específico compartilhado com ela”, e que apesar disso, “Minji foi capaz de suportar as condições precárias por causa de sua forte vontade de realizar seus sonhos”.

Quando a SOURCE MUSIC se tornou uma subsidiária da HYBE, a mãe de Minji disse que ela esperava estrear no primeiro grupo feminino. Mas a mãe foi informada de que uma celebridade famosa estava se juntando à programação, então a artista estava “correndo o risco de ser descartada impiedosamente sem qualquer explicação”. Mas Min Hee-Jin estava determinada a não abandonar Minji e a apoiou, ajudando-a a debutar no NewJeans.

Já as mães de Haerin e Hyein disseram que estão muito satisfeitas com a ADOR e que “nunca pensamos ou planejamos deixar a ADOR“, mas que em abril a “HYBE nos descreveu como se estivéssemos traindo e deixando a empresa. Eles nos chamaram de ‘NewQuit’ com base em um incidente passado”, e por isso sentiram que tiveram suas imagens deturpadas e incompreendidas.

Elas contaram que “a SOURCE MUSIC não forneceu nenhum feedback por vários meses e todos as integrantes estavam ansiosas pensando que não iriam debutar… Seria natural que o CEO explicasse toda a história e o processo, mas isso não aconteceu. Eles nos atraíram com todos os tipos de palavras bonitas quando assinamos o contrato, mas não ocorrem reuniões desde então”.

Segundo a mãe de Hyein, elas assinaram com a SOURCE MUSIC porque eram a única empresa que aceitava trainees do sexo feminino na época e prometeram estrear o primeiro grupo feminino:

Não apenas nós, mas todos os membros lembram claramente que a SOURCE MUSIC negligenciou o NewJeans durante seus dias de trainee. Há também muitas evidências sérias de que a HYBE está atualmente negligenciando o NewJeans.

A mãe de Haerin diz que tem questionado a ética da HYBE desde que ela divulgou os vídeos das trainees sem permissão:

Por que eles continuam cutucando uma empresa que está indo bem por conta própria? Conversei várias vezes com os membros do conselho da HYBE. Nunca pedimos tratamento especial à HYBE. Apenas imploramos que nos deixassem em paz. Eu nunca conheci pessoas com quem seja tão difícil se comunicar. Não entendo a HYBE.

A mãe de Danielle contou que ficou chocada ao ver os vídeos das trainees divulgados por um meio de comunicação no dia 23. Ela ressaltou que a HYBE mudou sua história não apenas em relação à adesão das integrantes, mas também em relação à ordem de estreia:

Lembro claramente dos detalhes do contrato com a SOURCE MUSIC quando minha filha assinou. O conteúdo era que Danielle faria parte do grupo de estreia, que seria o primeiro grupo da HYBE.

Ela completou dizendo que “nunca houve qualquer menção à inclusão de membros de uma equipe que tivesse debutado anteriormente, ou qualquer discussão relacionada. Só soube disso mais tarde em artigos externos”. E expressou seu choque e confusão e disse que HYBE e SOURCE MUSIC são empresas que não protegem de forma alguma seus artistas: “apesar disso, a HYBE agora está dizendo que está investigando as circunstâncias da divulgação do artigo. Se o artigo não for corrigido, estamos considerando uma ação legal” e se disse preocupada com a situação da filha na empresa:

Eu me pergunto como posso confiar minha filha à HYBE e viver à vontade. Não sei quando ou como eles poderão nos assediar com materiais fabricados e artigos de divulgação.

As quatro mães também disseram que “a mãe de Hanni, que está na Austrália, tem a mesma opinião que a nossa”.

Elas ainda afirmaram que há histórias mais assustadoras e que “até agora, foi a HYBE que atacou primeiro. Nós realmente queremos acabar com essa luta”. E pediram que a HYBE pare de contar mentiras e narrativas falsas e retratá-las como verdades:

É surpreendente que eles tenham lançado gratuitamente os vídeos demo e de prática de Attention, uma música não relacionada à SOURCE MUSIC. Também é um grande problema que eles tenham divulgado informações pessoais sem o nosso consentimento. Enviamos uma carta de verificação para SOURCE MUSIC e Dispatch. Embora existam muitas testemunhas que vivenciaram isso juntas, é assustador que continuem contando mentiras que podem ser facilmente comprovadas como falsas, editando o conteúdo de uma forma que pode ser mal interpretada.

Fonte: (1)
Imagem: ADOR
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile